Como pagar os salários dos servidores municipais de São Luís?

Publicado em   03/jan/2013
por  Caio Hostilio

aaaaaaapovobrasOra bolas!!! Não existe mágica e nem tampouco nascedouro de recursos de uma hora para outra.

Quando será que as pessoas, os politiqueiros e até a própria mídia colocaram na cabeça que atrasos salariais na educação e na saúde se houver foi por falcatrua do gestor público!!! É inadmissível atrasos de salários nessas duas áreas e até sucateamento de escolas, para isso basta saber como funcionam os repasses do Fundeb e os do FNDE e do PDE.

Se houve atraso de salário e sucateamento nessas áreas é porque o gestor público desviou os recursos públicos, que são federais e, ainda, não cumpriu com a contrapartida do município para essas duas áreas. Não esqueçam que o ex-prefeito Castelo disse num debate da Mirante que aplicava 30% na Saúde.

Na época fiz diversos artigos mostrando que aquilo era inviável e que seus adversários – por falta de conhecimento em gestão pública -, deixaram passar a maior mentira dita numa campanha eleitoral.

Eu disse aqui quais seriam os últimos repasses que o ex-prefeito receberia no mês de dezembro, seja do SUS, FUNDEB, ICMS, FPM. Parece-me que ele deixou de receber a última parcela do FPM, que estaria na conta no dia 31 de dezembro de 2012, sendo a menor entre as três repassadas.

Então, não foi essa parcela que comprometeu o não pagamento do salário de dezembro, haja vista que a Prefeitura continuou recolhendo seus tributos normalmente.

Se os servidores da educação e da saúde não receberam seus vencimentos referente ao mês de dezembro de 2012 é preciso saber o que foi feito com os repasses do SUS (várias rubricas) e do FUNDEB no último mês de 2012. Independente de restos a pagar, o dinheiro para pagamento dos salários dos servidores deveria está na conta bancária da Prefeitura, assim como grande parte do que foi arrecadado com tributos municipais no mês de dezembro.

Os repasses que o prefeito Edivaldo Holanda Junior receberá já são para custear a folha de pagamento referente ao mês de janeiro.

Logo, fica evidente se o ex-prefeito não deixou os recursos financeiros para efetuar o pagamento dos servidores, só vejo uma saída ao atual prefeito – já que não disseram que existem esses recursos nas contas das Prefeituras -, é dizer a verdade aos servidores sobre a situação, dizendo que esse salário não pago será honrado em duas ou três parcelas.

O que não pode é querer empurrar os problemas com a barriga. As verdades devem ser ditas!!!

  Publicado em: Governo

6 comentários para Como pagar os salários dos servidores municipais de São Luís?

  1. Capitu, servidora pública municipal disse:

    Concordo com você, nós servidores precisamos não só do salário, mas também de respeito, precisamos saber QUANDO vamos receber, até porque nos será cobrado ir ao trabalho regularmente e para isso precisamos honrar com compromissos que vão além da passagem ou combustível, nossas famílias comem, nossos filhos estudam, precisamos de cuidados com a saúde e remédios, honrar contas como água e energia e etc,tudo isso custeado com nossos PROVENTOS. E uma dúvida: Quando vão botar os responsáveis por essa situação no xadrez?

  2. Augusto disse:

    Concordo com você Caio é preciso que algo seja dito, pois até agora estamos na obscuridade do que vai acontecer. Se não vai dar de pagar diz logo e a gente enfarta de uma vez!

    • Caio Hostilio disse:

      Na verdade, as contas da prefeitura não dispõe desses recursos. João Castelo deixou de pagar os salários porque quis e o que fez com os recursos aí só o Ministério Público, CGU, Polícia Federal e o escambau para dizer. Holanda Junior não tem dinheiro para pagar os salários. Meios poderia se ele pedisse um empréstimo para tal, mas é algo irregular. A única alternativa é repor esse salário parceladamente, de modo que não comprometa o orçamento do muncipio.Basta assumir e revelar aos funcionários.

  3. PROFESSOR MARCOS disse:

    REALMENTE O QUE ESPERAMOS É O PAGAMENTO DO NOSSO SALÁRIO, MAS NÃO PRECISA SER UM MESTRE EM MATEMÁTICA PARA CONCLUIRMOS O RESULTADO QUE MAIS UMA VEZ VAI SOBRAR PARA O POVO PAGAR A CONTA, SINCERAMENTE ESPERO QUE ESTEJA ENGANADO…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos