O Maranhão é esquisito por quê?

Publicado em   08/nov/2012
por  Caio Hostilio

Certa vez escrevi isso aqui. Quando eu vim transferido pela Rede de Hospital Sarah para São Luís, tivemos que comprar certa quantidade de madeiras e fizemos uma carta convite. O vencedor do certame estava com um dia de atraso e liguei para que o mesmo cumprisse ou ele arcaria com os prejuízos citados na Nota de Empenho. É que o então governador do Maranhão, Edison Lobão, iria inaugurar a “Escolinha” do Sarah. O fornecedor mandou entregar a madeira em diversas carroças, cujos jumentos obraram em todo o pátio do hospital, coisa que vai contra todos os princípios de higienização hospitalar. Um funcionário que contratamos temporariamente daqui do Maranhão se virou para mim e disse: “O Sarah terá que se adaptar ao Maranhão”. Eu lhe respondi: “Não!!! É o Maranhão que terá que se adaptar ao Sarah, caso contrário nós compramos os materiais de outros estados”.

Aqui torcem para que os governos dêem errado. Torcem que quanto mais arrasada a terra melhor. Torcem para que tudo dê errado. Torcem até pela morte do próximo!!!

Essa é o único estado que apenas uma pessoa é culpada pelo péssimo índice do IDH, pelos péssimos índices educacionais, como se ela controlasse os bilhões e bilhões que são destinados para municípios e que se estivessem sendo bem aplicado, com certeza o índice do IDH não estaria em péssimo índice.

Apenas um gestor é responsável pelo péssimo índice educacional, mesmo ele não sendo o responsável e não controlando os recursos do ensino infantil e fundamental. Que Estado mais maluco é esse? Todos os dias o MPMA e TJMA condenam um gestor municipal, mas o maranhense e os políticos continuam com o mesmo discurso surrado e não dizem onde foram parar os bilhões e bilhões vindos para os municípios maranhenses que é seis vezes o orçamento do Estado.

Eu torço para que o Holanda Junior faça uma boa gestão e é por isso que faço meus questionamentos críticos como administrador público, haja vista que sei das dificuldades que ele sentirá nos primeiro meses e que a necessidade de já ter montado suas equipes em áreas cruciais era um dos seus primeiros atos.

Holanda Junior não pode esquecer que as aulas começam em fevereiro, não pode esquecer que a saúde precisa urgentemente de uma mexida a partir de 1º de janeiro de 2013, e que essas áreas necessitam de planejamento, orçamento e gestão.

Com isso, Essas quatro áreas já eram para está montadas e planejando o que fazer, com ações impactantes, pois não pode deixar a máquina parar.

Não esperem muita coisa de comissão de transição, isso são palavras ao vento… Na prática as coisas são bem diferentes… Um bom conhecedor em gestão pública sabe do que estou falando!!!

  Publicado em: Governo

6 comentários para O Maranhão é esquisito por quê?

  1. Antonio Lima disse:

    Tens toda razão… Vamos torce para que no dia primeiro de janeiro de 2013, o jovem Prefeito, ao tomar posse já tenha sua equipe pronta para agir e atacar os graves problemas, que não são poucos e certamente vai encontrar aos montes esperando por solução.
    Não aceito aquela velha desculpa, que todo incompetente apresenta quando se depara com a dura realidade e tem que fazer alguma coisa, que é: “recebi a prefeitura em frangalhos e vou primeiro arrumar a casa…”.

    • Caio Hostilio disse:

      Antonio, os meus questionamentos críticos é sempre nesse sentido, pena que não conseguem fazer a leitura que você sabe fazer tão bem!!!

  2. SAMUEL DE VITERBOS P. SANTOS disse:

    O problema, caro professor, é que o “único gestor”, do qual você fala, controla absolutamente tudo neste Estado, da Justiça à Assembléia Legislativa, passando por quase todos os tribunais. E os seus “protegidos”, que é a grande parte dos prefeitos, deputados e outros políticos do Maranhão, com eles a Justiça não chega. Veja o exemplo de Kleber Gomes, expulso do INSS a bem do serviço público, mas retornou a esse mesmo órgão apenas para assumir o mandato de deputado, a pedido de Sarney-Lula…Quantas vezes Bia Venâncio, com sua imensa folha corrida de crimes contraa administração, não foi benefiaciada pela justiça maranhense…
    A maioria absoluta dos prefeitos do Maranhão está mais preocupada em como desviar dinheiro público do que em realmente administrar bem sua cidade.
    Por outro lado, temos, talvez, o Ministério Público mais omisso do Brasil. E essa omissão causa um dano formidável, não só do ponto de vista econômico, pelos desvios de verbas públicas em si, mas também o dano moral, porque as pessoas acabam pensando, de tanto ver corrupção e ninguém ser preso, que o crime, no Maranhão, realmente compensa.
    O que você acha, sinceramente, da omissão do nosso Ministério Público, caro professor?

    • Caio Hostilio disse:

      K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K …. Sua resposta é completamente típica do Maranhão, ou seja, tem que acabar no Sarney. Camarada, não vou entrar nesse mérito, pois vamos entrar em questões que envolve outras searas. Mas vou apenas de lembrar um fato. Você sabe quem saltou Tema quando ele foi preso na operação rapina? Foi Flávio Dino. Você sabe quem ele apoiou para prefeito nessa eleição de 2012? a reeleição de Kabão, a eleição de Eduardo Castelo Branco, braço direito de Bia, em Anajatuba, Zé Arlindo em Pinheiro, que surrupiou o que pode…. Camaradinha, que defesa mais idiota essa sua. Nem a governadora e nem o Flávio Dino sabe o que esses gestores fazem com as verbas municipais, não sabem como são feitas as coisas com os deputados com as emendas e nem como são feitas as coisas com os processos…. Acorda camarada, esse teu papo é de quem pensa que possa existir alguém que possa estar em vários lugares ao mesmo tempo e saber de tudo que acontece.

  3. SAMUEL DE VITERBOS P. SANTOS disse:

    Não, camarada, estou acordado e bem lúcido, por isso que escrevi isso. Mas é que, no Maranhão, dominado há quase meio século pela mesma família, com as mesmas práticas arcaicas, não há muito o que fazer. Agora, professor, você há de convir comigo que alternância de poder é salutar em qualquer democracia. Por falar nisso, porque será que o processo de cassação de Roseana anda a passos de cágado?

    • Caio Hostilio disse:

      Falando em oligarquia, você conhece alguma que seja estanque? Não vou falar dos que romperam com o Sarney, uma vez que nem aqui vivi, mas a última eu vivi e pude ver toda a “oposição governar e tomar conta do cofre do estado e fazer as maiores asneiras possíveis”, os últimos três anos e meio do governo José Reinaldo, cuja esposa de Jackson Lago chegou a ser secretária e o próprio dois anos do governo Jackson Lago, que deixou a Lei do Cão de herança. Veja o quanto o Maranhão é esquisito!!! Meu amigo, não exite oligarquia estanque. Se houve rompimento, ele deixa de ser uma oligarquia a prenda isso, só nesse período ele ficou estanque durante cinco anos!!! O Maranhão é esquisito mesmo!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos