Resgate Aeromédico salva vidas em municípios do Maranhão

Publicado em   16/set/2012
por  Caio Hostilio

Prontos para atuar no transporte e resgate de pacientes em todo o estado, a primeira turma de Resgate Aeromédico do Maranhão realizou, em 10 dias de operação, seis atendimentosem São Luís, Barreirinhas, Santa Inês, Cururupu e São João dos Patos. O serviço foi implantado semana passada, por meio de uma parceria entre as secretarias estaduais de Saúde (SES) e Segurança Pública.

“Nós continuamos investindo em equipamentos e nos profissionais para assegurar maior assistência e atendimento de qualidade a todos os maranhenses. E agora o resgate aeromédico serve de apoio à rede hospitalar que estamos implantando em todo o Maranhão”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad.

Formada por nove médicos e 11 enfermeiros da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a equipe trabalha em regime de plantão 24 horas e funciona na sede do Grupo Tático Aéreo (GTA). Em cada plantão trabalham um médico, um enfermeiro, um operador tático especializado e dois pilotos.

De acordo com a enfermeira Joselia Alves, que integra a equipe de aeromédicos, a maioria das ocorrências é de vítimas de acidentes envolvendo carros e motos.

Um dos casos mais graves atendidos pelos aeromédicos ocorreu no município de Cururupu. Vítima de acidente automobilístico, o paciente, cujo carro colidiu com um caminhão, teve politraumatismo. “O estado dele era muito grave e, se não fosse a possibilidade de ser transferido por uma UTI aérea com equipe especializada, talvez não conseguisse chegar ao hospital ainda com vida”, disse a enfermeira.

Outra importante intervenção dos aeromédicos foi realizada em Barreinhas, sábado passado. O pequeno Werlison Sousa Conceição, de apenas um ano e sete meses, acometido de pneumonia e com quadro de infecção respiratória grave foi resgatado pela equipe que o transportou para Coroatá, onde foi internado na UTI pediátrica do Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão. 

Capacitação

Os aeromédicos são capacitados para atuar no transporte e resgate com utilização de helicópteros do GTA, conforme as exigências do Conselho Federal de Medicina, bem como as regulamentações aeronáuticas e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Além de São Paulo e Paraná, apenas o Maranhão dispõe de Resgate Aeromédico. Para fazer o transporte dos pacientes de forma adequada, a aeronave tem UTI completamente montada.

O curso teve duração de três meses e a grade curricular abrangeu disciplinas como terminologia aeronáutica, conhecimentos técnicos, segurança de vôo, fisiologia de vôo, fraseologia operacional, adaptação ao meio liquido, embarque e desembarque de helicópteros, resgate em locais de difícil acesso e assistência ao paciente aerotransportado.

  Publicado em: Governo

10 Responses to Resgate Aeromédico salva vidas em municípios do Maranhão

  1. Antonio Lima says:

    Temo que por se tratar de aeronave preparada para ações militares de combate à criminalidade, e sendo deslocada para essa função, que é nobre, necessária e de grande importância para o população, fique a ação de combate aos criminosos comprometida.
    Bom seria se a SES fosse dotado com o seu próprio equipamento, afinal, dinheiro para essa finalidade não falta, ou eu estou equivocado?

    • Caio Hostilio says:

      está equivocado, visto que a aeronave usada pela SES não é a mesma usada para o uso do combate a criminalidade… Por isso, é importante buscar informações antes de fazer um questionamento crítico.

      • Antonio Lima says:

        Sou eu ou você que estar com a visão embasada?
        As fotos postadas não são da aeronave comprada pelo governo para a finalidade de combater o crime…
        Informe, por gentileza o custo dessa ambulância voadora? E se não for pedir demais, aponte a fonte do recurso que originou essa aquisição extraordinária…

        • Caio Hostilio says:

          GTA não quer dizer que as aeronaves são todas para combate do crime organizado… Essa aeronave não é aquela que foi comprada com essa finalidade, procure ir “in loco” e tire suas dúvidas…

          • Antonio Lima says:

            Aquele nome “Polícia” que estar escrito na “cauda” da aeronave, é para ser lido SES, é isso?
            E as outras indagações, não tem resposta?
            Tem gente que não aceita ser questionado, quando faço minhas observações, não é com o fito de criticar por criticar, mais sim com o objetivo de contribuir com o aprimoramento daquilo que estar sendo feito.
            Longe de mim criticar o Governo que se esforça para oferecer para nossa população, mais um serviço de extrema relevância, que é o atendimento imediato daqueles que estão e situação de perigo e corre risco de morte.
            Se isto puder ser feito otimizando os parcos recursos que se dispõe, não há problema algum, não pode é deixar de reconhecer, que se a Ses dispor dos seus próprios meios, tudo fica melhor, e a aeronave que fora adquirida para dar combate à criminalidade seja utilizada nas funções para quais ela foi adquirida, preparada e colocada em operação.
            Só isso, ou isto não pode ser dito, por incomoda tanto os poderosos, que não aceitam crítica que visam o aprimoramento do que estar sendo feito?
            Pergunto: as fotos postadas são ou não são do helicóptero da Secretaria de Segurança do Estado do Maranhão?
            A Ses comprou aeronaves para fazer esses serviços?
            Quanto custou?
            Os recursos para essas aquisições são próprios ou o governo consegui recursos junto ao Governo Federal?
            Responda, e não diga que eu sou desinformado!

          • Caio Hostilio says:

            Me diga uma coisa: você é conta salvar vidas? É o que parece!!!! Você não quer que vidas sejam salvas… Quer que morram, pois a politicalha que deve sobreviver, não é isso? Ora bolas!!! Esse papo de frango no Maranhão é de fuder!!!

  2. OUVINTE DE AM says:

    POLICIA, GTA, AGORA E SES KKKKKKKKKKK, SÓ FALTA MOSTRAR O BURACO NEGRO QUE SERVE DE CHACOTA NA ASSEMBLEIA, BLOGUEIRO CAMALEÂO MUDA DE COR OU DE ASSUNTO, VALEU ANTONIO LIMA KKKKKKKK.

  3. OUVINTE DE AM says:

    GRAÇAS A DEUS SOU POBRE E HONESTO E FELIZ, QUEM TU BABA NÃO DEU UMA CHANCE PARA AS PESSOAS DA DECADA 60 DE ESTUDAR. PRINCIPALMENTE QUEM NASCEU NO INTERIOR PARA CHEGAR NA CIDADE METROPOLITANA COM 6 HORAS DE VIAGEM DE LANCHA, UMA COISA EU FIZ COM SACRIFÍCIO, BOTEI OS MEUS FILHOS PARA ESTUDAR E SER HONESTO. PERGUNTA PARA ELES QUE SÃO ESTUDADOS, SE ELES VOTAM NA OLIGARQUIA QUE TU DEFENDE, QUE ESSA MALDITA SÓ TEM VOTO DOS ANALFABETOS.

Deixe uma resposta

Publicidade



Busca no Blog