Resgate Aeromédico salva vidas em municípios do Maranhão

Publicado em   16/set/2012
por  Caio Hostilio

Prontos para atuar no transporte e resgate de pacientes em todo o estado, a primeira turma de Resgate Aeromédico do Maranhão realizou, em 10 dias de operação, seis atendimentosem São Luís, Barreirinhas, Santa Inês, Cururupu e São João dos Patos. O serviço foi implantado semana passada, por meio de uma parceria entre as secretarias estaduais de Saúde (SES) e Segurança Pública.

“Nós continuamos investindo em equipamentos e nos profissionais para assegurar maior assistência e atendimento de qualidade a todos os maranhenses. E agora o resgate aeromédico serve de apoio à rede hospitalar que estamos implantando em todo o Maranhão”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad.

Formada por nove médicos e 11 enfermeiros da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a equipe trabalha em regime de plantão 24 horas e funciona na sede do Grupo Tático Aéreo (GTA). Em cada plantão trabalham um médico, um enfermeiro, um operador tático especializado e dois pilotos.

De acordo com a enfermeira Joselia Alves, que integra a equipe de aeromédicos, a maioria das ocorrências é de vítimas de acidentes envolvendo carros e motos.

Um dos casos mais graves atendidos pelos aeromédicos ocorreu no município de Cururupu. Vítima de acidente automobilístico, o paciente, cujo carro colidiu com um caminhão, teve politraumatismo. “O estado dele era muito grave e, se não fosse a possibilidade de ser transferido por uma UTI aérea com equipe especializada, talvez não conseguisse chegar ao hospital ainda com vida”, disse a enfermeira.

Outra importante intervenção dos aeromédicos foi realizada em Barreinhas, sábado passado. O pequeno Werlison Sousa Conceição, de apenas um ano e sete meses, acometido de pneumonia e com quadro de infecção respiratória grave foi resgatado pela equipe que o transportou para Coroatá, onde foi internado na UTI pediátrica do Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão. 

Capacitação

Os aeromédicos são capacitados para atuar no transporte e resgate com utilização de helicópteros do GTA, conforme as exigências do Conselho Federal de Medicina, bem como as regulamentações aeronáuticas e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Além de São Paulo e Paraná, apenas o Maranhão dispõe de Resgate Aeromédico. Para fazer o transporte dos pacientes de forma adequada, a aeronave tem UTI completamente montada.

O curso teve duração de três meses e a grade curricular abrangeu disciplinas como terminologia aeronáutica, conhecimentos técnicos, segurança de vôo, fisiologia de vôo, fraseologia operacional, adaptação ao meio liquido, embarque e desembarque de helicópteros, resgate em locais de difícil acesso e assistência ao paciente aerotransportado.

  Publicado em: Governo

10 comentários para Resgate Aeromédico salva vidas em municípios do Maranhão

  1. Antonio Lima disse:

    Temo que por se tratar de aeronave preparada para ações militares de combate à criminalidade, e sendo deslocada para essa função, que é nobre, necessária e de grande importância para o população, fique a ação de combate aos criminosos comprometida.
    Bom seria se a SES fosse dotado com o seu próprio equipamento, afinal, dinheiro para essa finalidade não falta, ou eu estou equivocado?

    • Caio Hostilio disse:

      está equivocado, visto que a aeronave usada pela SES não é a mesma usada para o uso do combate a criminalidade… Por isso, é importante buscar informações antes de fazer um questionamento crítico.

      • Antonio Lima disse:

        Sou eu ou você que estar com a visão embasada?
        As fotos postadas não são da aeronave comprada pelo governo para a finalidade de combater o crime…
        Informe, por gentileza o custo dessa ambulância voadora? E se não for pedir demais, aponte a fonte do recurso que originou essa aquisição extraordinária…

        • Caio Hostilio disse:

          GTA não quer dizer que as aeronaves são todas para combate do crime organizado… Essa aeronave não é aquela que foi comprada com essa finalidade, procure ir “in loco” e tire suas dúvidas…

          • Antonio Lima disse:

            Aquele nome “Polícia” que estar escrito na “cauda” da aeronave, é para ser lido SES, é isso?
            E as outras indagações, não tem resposta?
            Tem gente que não aceita ser questionado, quando faço minhas observações, não é com o fito de criticar por criticar, mais sim com o objetivo de contribuir com o aprimoramento daquilo que estar sendo feito.
            Longe de mim criticar o Governo que se esforça para oferecer para nossa população, mais um serviço de extrema relevância, que é o atendimento imediato daqueles que estão e situação de perigo e corre risco de morte.
            Se isto puder ser feito otimizando os parcos recursos que se dispõe, não há problema algum, não pode é deixar de reconhecer, que se a Ses dispor dos seus próprios meios, tudo fica melhor, e a aeronave que fora adquirida para dar combate à criminalidade seja utilizada nas funções para quais ela foi adquirida, preparada e colocada em operação.
            Só isso, ou isto não pode ser dito, por incomoda tanto os poderosos, que não aceitam crítica que visam o aprimoramento do que estar sendo feito?
            Pergunto: as fotos postadas são ou não são do helicóptero da Secretaria de Segurança do Estado do Maranhão?
            A Ses comprou aeronaves para fazer esses serviços?
            Quanto custou?
            Os recursos para essas aquisições são próprios ou o governo consegui recursos junto ao Governo Federal?
            Responda, e não diga que eu sou desinformado!

          • Caio Hostilio disse:

            Me diga uma coisa: você é conta salvar vidas? É o que parece!!!! Você não quer que vidas sejam salvas… Quer que morram, pois a politicalha que deve sobreviver, não é isso? Ora bolas!!! Esse papo de frango no Maranhão é de fuder!!!

  2. OUVINTE DE AM disse:

    POLICIA, GTA, AGORA E SES KKKKKKKKKKK, SÓ FALTA MOSTRAR O BURACO NEGRO QUE SERVE DE CHACOTA NA ASSEMBLEIA, BLOGUEIRO CAMALEÂO MUDA DE COR OU DE ASSUNTO, VALEU ANTONIO LIMA KKKKKKKK.

  3. OUVINTE DE AM disse:

    GRAÇAS A DEUS SOU POBRE E HONESTO E FELIZ, QUEM TU BABA NÃO DEU UMA CHANCE PARA AS PESSOAS DA DECADA 60 DE ESTUDAR. PRINCIPALMENTE QUEM NASCEU NO INTERIOR PARA CHEGAR NA CIDADE METROPOLITANA COM 6 HORAS DE VIAGEM DE LANCHA, UMA COISA EU FIZ COM SACRIFÍCIO, BOTEI OS MEUS FILHOS PARA ESTUDAR E SER HONESTO. PERGUNTA PARA ELES QUE SÃO ESTUDADOS, SE ELES VOTAM NA OLIGARQUIA QUE TU DEFENDE, QUE ESSA MALDITA SÓ TEM VOTO DOS ANALFABETOS.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos