Por que os outros candidatos ainda não falaram sobre os seus programas de governo? Washington detalha o programa de governo para São Luís

Publicado em   27/jul/2012
por  Caio Hostilio

O candidato a prefeito pela coligação “Juntos por São Luís”, Washington Luiz (PT), detalhou, ontem (26), em um entrevista, o programa de governo a ser implementadoem São Luísnos próximos quatro anos nas áreas de educação, saúde, combate às drogas, mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável.

Washington Luiz destacou que seu programa foi elaborado de forma participativa por lideranças comunitárias, políticas, sindicais, religiosas, estudantes, acadêmicos, empresários e gestores, que se reuniram no último dia 21 deste mês, no Congresso da Cidade, para elaborar as linhas mestras deste plano de governo para São Luís.

No campo da educação, o candidato petista informou que pretende criar 21 creches, em parceria com o Programa Brasil Carinhoso, do Governo Federal, em áreas que apresentam maior vulnerabilidade social, com a finalidade de colocar todas as crianças na escola.

Washington apontou que 40% da matrícula do ensino fundamental, que deveria estar sob responsabilidade da gestão municipal, ainda pertence a rede estadual de ensino. “O município precisa assumir sua responsabilidade e cumprir seu papel na oferta de educação infantil e ensino fundamental e para isso é necessário construir, ampliar e reformar as escolas para garantir acesso e permanência do aluno no espaço escolar”, explicou.

Ele ressaltou a valorização do servidor como uma de suas prioridades. “O servidor precisa ser valorizado para desempenhar com motivação suas funções no serviço público. Como sindicalista e servidor público, sei o que é isso. Se queremos ter uma educação de qualidade, precisamos dedicar atenção especial ao professor que merece qualificação e valorização para cumprir com eficiência seu papel”, disse.

Saúde

Sobre a saúde pública, Washington defendeu a necessidade de investimentos em prevenção, com ampliação do número de equipes do Programa Saúde da Família, que atualmente representa apenas 28% do percentual necessário para atender toda capital maranhense. Contudo, disse que serão implantados hospitais em diferentes regiões da cidade, de acordo com o modelo de regionalização de São Luís, implantado em sua gestão.

“Existem recursos disponíveis para essas ações, o que falta é interlocução entre o município e os Governos Estadual e Federal”, apontou. “Vamos criar também um comitê gestor para resolvermos questões como saneamento básico, tratamento de esgoto e abastecimento de água”, afirmou.  

Washington Luiz também destacou a criação de políticas e programas específicos para enfrentar o problema das drogas. “Esse é um problema que precisa ser enfrentado com a articulação do poder público, da sociedade civil organizada e a igreja, pensando juntos políticas nas áreas de geração de emprego e renda e programas de esporte e lazer para os nossos jovens”, pontuou.

Mobilidade Urbana

Durante a entrevista, Washington Luiz falou que a questão da mobilidade urbanaem São Luísé prioridade em seu plano de governo, com a implementação de medidas em curto prazo que vão desde investimentos em transporte massa, a criação de corredores específicos para ônibus, ciclovias nas principais avenidas e reformulação do atual sistema de transporte coletivo.

“Nosso objetivo é criar condições para que a população possa trafegar com segurança e tranquilidade, com políticas acertadas e modernas, que facilitem o trânsito e a vida do cidadão de São Luís”, enfatizou Washington Luiz, destacando que em sua gestão será criado um plano de mobilidade urbana e de trafegabilidade para a cidade.

Programas sociais

Questionado sobre o enfretamento à pobreza, Washington explicou que incentivará a produção da agricultura familiar com vistas no fornecimento de produtos para merenda escolar e em programas que serão implantados em sua gestão como: “Carne no Prato” – destinado a famílias de baixa renda, incluídas no Programa Bolsa Família; e “Panela Cheia” – que visa estimular e a apoiar a produção da agricultura familiar.

Além desses, ele citou também o programa “Minha Primeira Empresa”, que visa incentivar a geração de novas empresasem São Luís, com a capacitação de empreendedores, ajudando micro e pequenas empresas a se consolidarem.

“Atualmente importamos 80% do que consumimosem São Luíse precisamos mudar isso, estimulando a produção na zona rural. São Luís vai produzir aqui tudo que precisa para consumir”, frisou.

O petista também informou o seu plano de governo tem como meta transformar São Luís em uma cidade sustentável. “Vamos trazer para São Luís um programa de reciclagem e reaproveitamento do lixo para produção de adubos, energia e, sobretudo, gerar emprego e renda”, revelou.

Ele finalizou dizendo que sua gestão será transparente e participativa. “Em nosso governo a população ficará sabendo o que está sendo realizado. A transparência será absoluta, principalmente porque nossa gestão será participativa”, concluiu.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Por que os outros candidatos ainda não falaram sobre os seus programas de governo? Washington detalha o programa de governo para São Luís

  1. Fábio disse:

    É bom que Marcos Silva e Haroldo Sabóia façam o mesmo o mais rápido possível, senão Macaxeira passa deles… Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!! Candidato sem moral!!!!

    • Caio Hostilio disse:

      Com certeza eles têm, mas o Caostelo não, pois o dele todos sabem… São promesas mentirosas, ficar tres anos e meios sem fazer nada e no cinco meses finais pintar o asfalto de breu e os meios fios de cal de péssima qualidade…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos