Abertas as inscrições para o Congresso Maranhense de Medicina

Publicado em   26/jun/2012
por  Caio Hostilio

As inscrições para o I Congresso Maranhense de Medicina – que englobará o 21º Congresso de Cirurgia Minas-Brasil Cirurgia 2012, o XIV Conclave Brasileiro de Academias de Medicina e a reunião anual dos secretários estaduais de Saúde – já podem ser feitas gratuitamente pelo site www.congressomaranhensedemedicina.com. O evento será promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no período de03 a 06 de julho, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, e vão reunir os maiores especialistas do país na área de saúde, em atuação dentro e fora do estado. A iniciativa faz parte das comemorações do IV Centenário de São Luis.

A abertura dos eventos será dia 04 de julho, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; dos presidentes do Conselho Federal de Medicina, Roberto D´Ávila, da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Carvalhaes; da Federação Brasileira de Academias de Medicina, José Leite Saraiva; da governadora Roseana Sarney e do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.

A programação preliminar pode ser encontrada no site. O I Congresso de Medicina terá início dia 03 de junho e abordará assuntos relacionados à pediatria, ortopedia, saúde mental, doenças renais, terapia intensiva, hematologia, neurologia e otorrinolaringologista. Entre os palestrantes estão os doutores Daniel Rinaldi (presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia), Ela Tosta (presidente da Academia Brasileira de Neurologia), Reitan Ribeiro (Serviço de Ginecologia e Mama – Hospital Erasto Gaertner (PR), e Anderson Silvestre (presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – DF).

Na área de pediatria serão discutidos temas como crise convulsiva na infância, atendimento no pronto socorro; antibióticos em infecções comunitárias e hospitalares na pediatria; atendimento e transporte do recém nascido de alto risco; e avaliação, diagnóstico diferencial e tratamento da dor abdominal aguda na criança.

Na área de ortopedia serão discutidos os conceitos atuais no tratamento das fraturas expostas. A saúde mental vai abordar as estratégias programa Saúde da família, leitos psiquiátricos em hospital geral e urgência e emergênciaem psiquiatria. Asdoenças renais serão mediadas pelo médico Carlos Macieira, na abordagem sobre doença renal crônica: epidemia silenciosa, doença renal e risco cárdio-vascular, nefropatia diabética, nefroesclerose hipertensiva e tratamento da insuficiência renal crônica.

Ainda no primeiro dia serão discutidos assuntos de terapia intensiva, com os temas: gestão, qualidade e segurança; sedação, analgesia e delirium; sepse, choque, monitorização, insuficiência respiratória e ventilação mecânica. Na  área de hematologia serão temas como uso de hemocomponentes, reações transfusionais, transfusão em trauma, atendimento de urgência aos pacientes hemofílicos e portadores de anemia falciforme. Quando o assunto for neurologia, serão abordados temas sobre os estados alterados da consciência; cefaléia na sala de emergência; crise miastênica e crise colinérgica, AVC agudo, neuroinfecções e convulsões.

No encerramento do primeiro dia serão abordadas as urgênciasem otorrinolariongologia. Apartir do segundo dia do congresso serão abordados os tratamentos mais modernos e eficazes nas áreas de oftalmologia, endocrinologia, obstetrícia, gastroenterologia, cardiologia e tratamento do câncer de colo do útero.

Congresso de Cirurgia – O 21° Congresso “Cirurgia2012” também terá início dia 03 de julho, com o curso avançado de urgências em cirurgia da obesidade (150 vagas), que será dividido em módulos: Entendendo a cirurgia; complicações mais freqüentes da gastroplastia em Y de Roux; complicações da gastrectomia vertical e banda gástrica ajustável; urgências nutricionais e psíquicas, além da discussão de casos reais.

Entre os especialistas que estarão ministrando cursos estão Arthur Belarmino Garrido Junior (Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e cirurgiões Henrique Eloy Bueno Câmara (Minas Gerais), Renan Catarina Tinoco (Rio de Janeiro), Josemberg Campos (Pernambuco), Otaviano Augusto de Paula Freitas (Belo Horizonte), Adriano Segal e Fábio Jatene (São Paulo), Luis Claudio Chaves (Pará), José Renan da Cunha Melo e Tarciso Afonso Nunes (também de Minas Gerais).  

Durante todo o período serão realizadas conferências, simpósios satélite, mesas redondas e os cursos nas áreas de trauma torácico, trauma pélvico, hérnias e parede abdominal, anatomia cirúrgica, tratamento ambulatorial das hérnias e urgências em hérnias.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos