NOTA TÉCNICA SOBRE MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE BALNEABILIDADE DAS PRAIAS EM 17 e 18/06/2012

Publicado em   22/jun/2012
por  Caio Hostilio

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) informa, abaixo, as condições de Balneabilidade na Orla de São Luís e São José de Ribamar resultante de monitoramento realizado esta semana.

O presente laudo refere-se à ação de monitoramento realizada nos dias 17 e 18 de junho de 2012, integrando a série de acompanhamento semanal dos índices de responsabilidade da SEMA.

Para o presente laudo, foram coletadas amostras nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagy,em São Luís; Panaquatira, Praia da Sede, Boa Viagem e Juçatuba, no município de São José de Ribamar, abrangendo 26 pontos de coleta, empreendida por técnicos do Laboratório de Análises Ambientais e da Superintendência de Planejamento e Monitoramento da SEMA.

Para a avaliação da qualidade da água utilizou-se indicador microbiológico (Escherichia coli), para fins de quantificar bactérias/100 mililitros de água do mar, sendo as amostras de água colhidas em situação de maré vazante e na isóbata de 1m. Para isso, utilizou-se o método de substrato cromogênico definido.

O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução CONAMA nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 E.coli/100 mL (NMP – Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas IMPRÓPRIAS, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na ultima amostragem for superior a 2000 E.coli/100 mL (NMP).

Registra-se que os resultados coletados na ação de 18/06/2012, nas praias de São José de Ribamar, não diferem quanto aos índices dos dados auferidos no monitoramento anterior, realizado no dia 12 de junho do corrente. Os pontos de PT1 em Panaquatira e PT5 em Juçatuba permanecem próprios para banho. Em relação às praias de São Luís, os resultados do monitoramento de 17/06/2012 evidenciaram que todos os pontos amostrados continuam impróprios para banho.

Os resultados coletados nesta etapa são os seguintes:

Carlos Victor Guterres Mendes

Secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Maranhão

  Publicado em: Governo

2 comentários para NOTA TÉCNICA SOBRE MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE BALNEABILIDADE DAS PRAIAS EM 17 e 18/06/2012

  1. Idi Ota disse:

    Ué, ta tu alarde pra divulgá que não pudemos banhar nas praia, e alguma ação pra modificar isso, esse Secretário num vai fazê? Apenas divulgá num é trabalho pra SEMA. Mostra trabalho, Caio, é tomar ações que resolvam esse problema: MULTAR A CAEMA! Exigir de seu prório governo qui coloqui as Estação di Tratamento di esgoto em funcionamento, etc. Isso sim seria parl. Pra esse Secretário tá fazendu.

    Para di puxa saco e bota o povo pra trabalhá, Caio!!!

    • Caio Hostilio disse:

      Mas cadê o imbecil dos gestores municipais que nunca fizeram nada, nadica de nada, para oferecer nessa cidade alternativas de lazer… São um bando de canalhas que sempre receberam milhões e milhões e sequer construiram um parquinho com pé de babaçu e um pista para carrinho de mão.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos