Notícias

Publicado em   13/jun/2012
por  Caio Hostilio

Em menos de 24 horas, 65 mil brasileiros assinam petição, pela Internet, por voto aberto no Congresso

Sem nenhuma publicidade e em menos de 24 horas, 65 mil 179 brasileiros assinaram, através da Internet, petição da Avaaz – entidade internacional de ciberatividades – em favor do voto aberto no Congresso Nacional. E foi para simbolicamente entregar tais assinaturas que representantes de entidades integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), acompanhados do senador Pedro Taques (MT-PDT), estiveram nesta tarde com o presidente do Senado, José Sarney, na sala de audiências. A Avaaz tem mais de um milhão e 500 mil adeptos no Brasil e o MCCE é a rede responsável pela mobilização da sociedade na conquista da Lei da Ficha Limpa. “Da minha parte fiz o que podia fazer”, respondeu o presidente José Sarney à demanda, enumerando as providências: incluiu na pauta os projetos da Casa que tratam do fim do voto secreto, convocou reunião de líderes ontem (mais detalhes) para tratar do assunto e que decidiu por sessão de discussão hoje e votação da matéria na quarta, dia 27 de junho, logo após a realização da Rio +20. A preocupação era com o quórum, uma vez que 24 senadores estão participando do evento ambiental e por isso na próxima semana não haverá sessões deliberativas, explicou Sarney. “Como juiz eleitoral que combate a corrupção diariamente, posso dizer que o voto secreto é solo fértil para a corrupção florescer em nosso país”, assegurou o juiz Marlon Reis, diretor do MCCE.

Deputados Estaduais apóiam pré-candidatura de Washington Luiz 

Cerca de 30 deputados estaduais da base aliada do governo manifestaram apoio à pré-candidatura de Washington Luiz a prefeito de São Luís, durante a primeira reunião de trabalho do grupo realizada na noite de terça-feira (12). Na oportunidade, o grupo também garantiu que dará sua contribuição para tornar vitoriosa a campanha do candidato do PT à prefeitura de capital maranhense. Demonstrando satisfação em receber o apoio dos deputados da base aliada a sua pré-campanha, Washington Luiz reconheceu que os engajados nesta luta representam uma contribuição valiosa porque todos foram bem votados na capital e a participação de cada um será também muito importante para consolidar o projeto que vai transformar São Luís em uma cidade moderna e auto-sustentável. “A nossa união é que irá marcar uma nova etapa na história de São Luís. Vamos marchar juntos e recuperar a nossa capital”, disse Washington Luiz. 

Lideranças partidárias reafirmam apoio a pré-candidatura de Adriano Sarney

As lideranças políticas dos partidos PV, PSD, PSDC, PSC, PPL e PSDB, representado por seus respectivos presidentes, estiveram reunidos na última terça-feira (12), para reafirmarem o apoio de suas legendas, bem como, de todas as lideranças que cada uma agrega ao pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar Adriano Sarney (PV). Na ocasião, além de ser constituído o conselho politico que será coordenado pelo pré-candidato, terá a participação de cada representante dos partidos que dão apoio a sua pré-candidatura. O conselho tem a função de definir as estratégias da sua pré-campanha e as articulações para com as demais legendas partidárias que possam vir somar no seu projeto politico. Além disso, Adriano Sarney, afirmou novamente aos presidentes das legendas que o lançaram como pré-candidato, que esse convite o deixou bastante lisonjeado e motivado, pois sabe das necessidades enfrentadas pelo município, e pretende usar toda a sua garra como jovem e seus trâmites políticos, para que o Paço torne-se um grande e valorizado município. “Quero trabalhar para colocar Paço no patamar que merece, à altura de outros municípios da Ilha que vem experimentando significativos avanços em seu processo de desenvolvimento, como lhe compete e como a população espera e merece”, disse Adriano Sarney. 

Professores e técnicos se preparam para corrigir a defasagem de ensino

Professores e supervisores das escolas da Unidade Regional de São Luís participam, esta semana, da capacitação para os programas de correção de fluxo Se Liga e Acelera. Os programas devem ser aplicados a partir da semana que vem na rede estadual de Ensino Fundamental e também nas escolas públicas onde o ensino foi municipalizado recentemente. Adotados por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com o Instituto Ayrton Senna, os programas têm como objetivo corrigir e evitar distorções de ensino nas escolas. As ações serão voltadas para alunos até o 5º ano do Ensino Fundamental. O programa Se Liga é para crianças que passaram para séries seguintes, mas ainda não estão alfabetizadas, e o Acelera, para crianças já alfabetizadas, mas com defasagem de aprendizado. Esta é terceira capacitação dos programas no estado. Na primeira, realizada em três polos regionais, foram treinadas 680 pessoas entre professores, supervisores de escolas e técnicos da Secretaria.

Judiciário envia projeto de reajuste de vencimentos ao Legislativo

Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira (13) para apreciação e deliberação plenária, o projeto de lei complementar que dispõe sobre o reajuste de 6,34% sobre os vencimentos de todos os servidores do quadro de pessoal do Poder Judiciário do Maranhão. O projeto atualiza os vencimentos dos cargos efetivos, estáveis, cargos comissionados e funções gratificadas do quadro de pessoal do Poder Judiciário, a partir de 1º de março de 2012. O percentual proposto (6,34%) correspondente à variação do IPCA até fevereiro de 2012 mais 0,5% da diferença de 2010. Na mensagem encaminhada ao Legislativo estadual, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, argumenta que a concessão da revisão geral anual dos vencimentos é compatível com o índice inflacionário, bem como com a capacidade financeira do Estado.

Chiquinho Escórcio e secretário Pedro Fernandes se reúnem no Ministério das Cidades

O deputado Francisco Escórcio, juntamente com o secretário Pedro Fernandes, foram recebidos pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para falar e apresentar documentação enviada pela governadora Roseana Sarney em que pede para que o Ministério viabilize convênios com o estado, a fim de elaborar projeto para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do aeroporto do Tirirical ao centro de São Luís. O outro estudo que está sendo viabilizado pelo Ministério dos Transportes é de Itapecuru até São Luís, onde será feita uma integração perto do aeroporto do Tirirical. Os dois projetos estão sendo capitaneados pelo deputado Chiquinho Escórcio e por seu colega deputado Pedro Fernandes, hoje, secretário de Cidades. Na reunião, ficou estabelecida a vontade política de fazer este convênio com o estado pelo ministro Aguinaldo Ribeiro, que falou da sua vontade em servir o Maranhão, através da governadora Roseana e do presidente José Sarney. Na ocasião, o ministro lembrou que o deputado Francisco Escórcio quando foi secretário do Ministério da Integração Regional ajudou muito a Paraíba. “Você me ajudou muito na Paraíba. Agora, é a hora de eu ajudar o Maranhão”, houve a gargalhada geral.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos