Notícias

Publicado em   06/jun/2012
por  Caio Hostilio

Grupo Skal visita São José de Ribamar

Integrantes do grupo Skal, associação internacional de profissionais de turismo, visitaram, esta semana, o município de São José de Ribamar. Eles foram recebidos pelo prefeito Gil Cutrim (PMDB) que, na oportunidade, falou dos investimentos feitos pela Prefeitura e que estão contribuindo para alavancar a atividade turística na terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes. “Executamos uma série de investimentos que, aliados às políticas públicas de educação, saúde, meio ambiente, assistência social e capacitação profissional, contribuíram para incentivar a atividade turística no município” afirmou o prefeito, que recebeu os skalegas nas dependências da Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na sede da cidade. Os profissionais do setor do turismo vieram ao Maranhão para participar do 42º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, que foi realizado na capital São Luís.

SES realiza capacitação para profissionais de vigilância sanitária

Dando continuidade à ampliação do conhecimento nas ações de Vigilância Sanitária (Visa) no Maranhão, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza, de segunda (11) a sexta-feiras (15),em São Luís, o Curso de Capacitação nas Ações de Visa. O encontro será aberto às 8h30 de segunda-feira, no auditório do Hotel Premier, na Ponta d’Areia. A Capacitação das Ações de Visa é voltada para profissionais das vigilâncias sanitárias municipais, que terão aulas sobre as ações de Vigilância Sanitária na área de alimentos, medicamentos, licenciamento sanitário, Sistema Nacional de Informaçãoem Vigilância Sanitária(Sinavisa), Ações de Educação e Mobilização no Contexto da Vigilância Sanitária, Uso da Comunicaçãoem Vigilância Sanitária, Planejamentoem Vigilância Sanitária, entre outros.

Sarney não acredita que Delta consiga impedir quebra de sigilo

Em entrevista nesta segunda-feira (4), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), avaliou que a Delta Construções S.A não conseguirá reverter no Supremo Tribunal Federal (STF) a decisão da CPI do Cachoeira de quebrar o sigilo fiscal, bancário e telefônico da empresa em âmbito nacional. – Eu acho que a Justiça vai examinar esse assunto, mas não acredito que ela [a Delta] tenha êxito – previu Sarney. Na sexta-feira (1º), a Delta impetrou um mandado de segurança no STF contra a decisão da CPI. Os advogados sustentam que a comissão contrariou seu requerimento de instalação e seu plano de trabalho – e por isso teria incorrido em ilegalidade – ao estender a investigação à Delta no âmbito nacional, uma vez que, inicialmente, apenas a Delta Centro-Oeste estaria sendo investigada.

Que sirva de exemplo: Sarney determina inclusão de matéria sobre voto aberto na pauta do Plenário

Está pronta para votação em Plenário, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/2006 que estabelece o voto aberto como princípio geral das decisões legislativas e acaba com o voto secreto em processos de cassação de mandato parlamentar e no exame de vetos presidenciais. A proposta já passou por cinco sessões de discussão e será incluída na pauta do Plenário, para deliberação, no dia 13, conforme determinação do presidente do Senado, José Sarney. Nos últimos dias, vários parlamentares, como Pedro Simon (PMDB-RS), Pedro Taques (PDT-MT) e seu primeiro signatário, senador Paulo Paim (PT-RS), pediram a inclusão da PEC 50/2006 na pauta do Plenário. A PEC acrescenta artigo à Constituição para estabelecer o voto ostensivo como princípio geral das votações do Congresso, da Câmara e do Senado. De acordo com a proposta, passarão a ser abertas as votações para decidir sobre perda de mandato de deputado ou senador por descumprimento de conduta prevista na Constituição, quebra de decoro ou condenação criminal. Também serão escolhidos por voto ostensivo, após arguição, governador de território e dirigentes do Banco Central. A PEC também altera a Constituição para determinar que sejam abertas as decisões, em sessão conjunta do Congresso, sobre veto presidencial. Como exceção, a proposta mantém o voto secreto na escolha de magistrados, ministros do Tribunal de Contas da União e procurador-geral da República, além de presidentes de agências estatais ligadas a serviços de inteligência e assuntos estratégicos.

Seic desarticula traficantes e apreende crack e armas em São Luís

Um trabalho de investigação da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), que durou cerca de dois meses, resultou na manhã da ultima terça feira (5), na desarticulação e detenção de duas pessoas ligadas ao tráfico de entorpecentes, na apreensão de duas armas e 10 quilos de crack aptos a serem distribuídos e comercializados. Jhonatan de Sousa Silva, 24 anos, natural da cidade de Xinguara, no Estado do Pará, além da autuação pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e porte ilegal de arma de uso restrito, o criminoso já responde por um duplo homicídio na cidade de Santa Inês, onde ele teria matado duas pessoas por conta de uma discussão, e ainda outro homicídio ocorrido em Xinguara, cidade natal do criminoso. Já Gleyson Marcena de Sousa, 26 anos, natural de Rio Maria, também no Estado do Pará, vai responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação e porte ilegal de arma. Durante a revista na residência, os policiais da Seic encontraram nove tijolos de crack equivalente a um quilo e100 gramascada um, totalizando 10 quilos da droga; uma máquina de prensar a droga; uma escopeta calibre 12 e uma pistola ponto 40, que segundo a Polícia, seria de um policial que perdeu durante diligências. Com relação à pistola ponto 40 apreendida durante a operação policial, o delegado Augusto Barros deixou bem claro que não há nenhum indício de que a arma apreendida teria alguma ligação com o crime do jornalista Décio Sá.  

Antônio Pereira comemora liderança de Juran Carvalho em Presidente Dutra

O deputado Antônio Pereira (DEM) comemorou nesta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa, o resultado da pesquisa realizada pela Escutec, que apontou a liderança do pré-candidato Juran Carvalho (PV) no município de Presidente Dutra, na região Central do Maranhão.  O democrata informou que de acordo com levantamento feito pelo Instituto Escutec junto ao eleitorado do município de Presidente Dutra, nos dias 01 e 02 de junho, o pré-candidato Juran Carvalho aparece na frente de todos os candidatos com 41,5% dos votos. De acordo com o Instituto Escutec, os demais pré-candidatos a prefeito, Raimundinho da Audiolar aparece em segundo com 28,8%; Pricylla Sá em terceiro com 9,3, em quarto lugar Pastor Raimundo Gomes da Terceira Via 3,3% e em último Orfileno Gomes 0,8%.  A pesquisa do Instituto Escutec foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 1º de junho de 2012 – sobre o protocolo número MA- 00028/2012 – e liberada para divulgação a partir de seis de junho de 2012. O pré-candidato a vice de Juran Carvalho é Biné Soares (PTB).

Academia de Letras de Pinheiros…

Parabéns a Academia Pinheirense de Letras, que sublimemente vem mantendo viva a importância da leitura e, principalmente, dando condições para que os ilustres acadêmicos de Pinheiro, importante cidade da Baixada, continue tendo o prazer de buscar os encontros dos imortais em sua sede. Ficam aqui os meus parabéns ao atual presidente da Casa, Dr. José Márcio Soares Leite e o presidente de honra, senador José Sarney, que reformaram o prédio da Academia e pela festa de sua reinauguração. A arte através da literatura é uma das mais importantes para as análises sociológicas e antropológicas, haja vista que retrata os costumes e os pensamentos sociais, político e econômico da vida dos nossos antepassados…

  Publicado em: Governo

4 comentários para Notícias

  1. Fernando disse:

    Parabens a Academia Pinheirense de Artes, Letras e Ciencias por toda sua historia e como vc tao bem frisou meu amigo, manter viva a importancia da leitura, fonte esta maior para a aquisiçao de informaçoes. Costumo falar sempre que so se sabe de algo quem lê, quem toma gosto por este tao precioso hábito.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos