Como pode um país que não respeita o direito de expressão querer defender reforma do sistema de direitos humanos da OEA?

Publicado em   03/jun/2012
por  Caio Hostilio

France Presse

Sinceramente, isso é completamente incoerente!!! O Brasil não respeita um dos princípios da democracia: O direito de expressão. É colocar o carro na frente dos bois… Querer defender reforma do sistema de direitos humanos, sem que tenha respeito ao questionamento crítico? Quanta hipocrisia!!!

O Brasil é favorável à “introdução de reformas” no sistema interamericano de direitos humanos da OEA, a fim de “garantir a sua legitimidade”, disse o chanceler Antônio Patriota, neste sábado (2/6), antes da Assembleia Geral do órgão na Bolívia.

“O propósito do Brasil, em coordenação com outros países, principalmente os que estão mais comprometidos com o sistema, os signatários das convenções, é introduzir reformas que garantam a legitimidade do trabalho” da Comissão e da Corte interamericanas de direitos humanos, explicou Patriota em uma entrevista coletiva no Rio de Janeiro.

O governo de Dilma Rousseff questionou no ano passado um pedido da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para que interrompesse a construção da hidrelétrica de Belo Monte na Amazônia, após emitir medidas cautelares em favor dos indígenas que seriam afetados pelo megaprojeto.

Várias nações pedem a reforma da CIDH, irritadas com suas decisões, como o Equador com o caso do presidente Rafael Correa contra o jornal “El Universo”, e o Peru com o caso dos guerrilheiros mortos na invasão à residência do embaixador do Japão, em 1997.
A Venezuela anunciou sua retirada da CIDH, alegando que o órgão é influenciado por interesses americanos em atacar seu governo. Já outros países, como Estados Unidos e Canadá, vêm se mantendo em alerta contra o enfraquecimento do sistema interamericano de direitos humanos, formado pela CIDH e a Corte Interamericana.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Como pode um país que não respeita o direito de expressão querer defender reforma do sistema de direitos humanos da OEA?

  1. Fernando disse:

    Caio olha so onde esta Assembleia ocorreu, na Bolivia, país este pobre, lascado, sustentado por outro, cujo modelo de gestao é um dos mais ridículos (na minha opiniao) que é a Venezuela, ou seja, modelo Chavista. Entao nao preciso me estender muito. Tambem caso eu esteja falando agua, me orrija. Abraco

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos