População na expectativa para receber as obras!!!

Publicado em   01/jun/2012
por  Caio Hostilio

Roseana vistoria obras da Via Expressa e Av. Quarto Centenário

Encontram-se em ritmo acelerado as obras de construção da Via Expressa e da Avenida Quarto Centenário,em São Luís. Osserviços foram vistoriados pela governadora Roseana Sarney, ontem (31), acompanhada pelos secretários de Estado de Infraestrutura, Max Barros; de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes; de Programas Especiais, João Alberto de Sousa; de Turismo, Jura Filho; deputados federais Sarney Filho e Alberto Filho, além de deputados estaduais, prefeitos e outras autoridades. “A primeira etapa da Via Expressa, iniciando na Avenida Carlos Cunha até chegar ao Cohafuma, será inaugurada como parte da festa dos 400 anos de São Luís”, afirmou a governadora Roseana Sarney. Ela revelou que a segunda etapa, que vai do Cohafuma até o Maranhão Novo serão entregue no final de dezembro. “Mas já estamos elaborando um projeto para que a Via Expressa seja prolongada até o bairro do Anil”, ressaltou. Na visita as obras da Avenida Quarto Centenário, margeando toda a área de intervenção do PAC Rio Anil (Camboa-Alemanha) com3,8 kmde extensão. A avenida tem duas pistas com duas faixas de rolamento cada, passeio de pedestres nos dois lados e ciclovia. A obra tem início na interseção com a Avenida Camboa e o final na interseção com a Avenida dos Franceses – há um trecho em aterro hidráulico e outro, de1.090 metros, em elevado e pontes. “É uma obra de infraestrutura, mas que tem grande importância social, pois aqui vivem mais de seis mil pessoas, que estão sendo beneficiadas com as obras do PAC, recebendo apartamentos e melhorias habitacionais”, revelou Roseana Sarney. As famílias que viviam nas áreas de mangue estão sendo cadastradas e transferidas para espaços residenciais.

Governo dá início à construção do Cetecma de São José de Ribamar

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), realiza, nesta sexta-feira (1º), às 16h, no município de São José de Ribamar o lançamento da pedra fundamental que dá início a obra de construção do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma) naquele município, na Avenida Panaquatira, acesso ao povoado Mutirão. O chefe da Casa Civil, Luís Fernando; a secretária da Sectec, Olga Simão; e o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, assinarão a ordem de serviço juntamente com a empresa construtora. A obra está orçada em R$ 3.036.334,57, a ser construída num prazo de 330 dias contados da data de recebimento da ordem de serviço. A Prefeitura de São José de Ribamar fez cessão do terreno de cerca de oito mil metros quadros e realizou a terraplanagem. O ribamarense ganhará um Cetecma que disporá de uma área construída de três mil metros quadrados com quatro salas de aula, sete laboratórios (Química, Biologia, Física etc.) – sendo dois de acordo com a demanda da cidade – dois auditórios, biblioteca, sala de vídeoconferência e uma quadra poliesportiva.

Emap apresenta projeto para arrendamento de área para pellets e celulose no Itaqui

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) amplia o Programa de Arrendamento de Áreas e Instalações Portuárias do Porto do Itaqui. Em audiência pública que será realizada na empresa, no dia 15 de junho, às 15h, a Emap apresentará o Termo de Referência do arrendamento portuário de um Terminal de Uso Público para a armazenagem e movimentação de granel sólido de origem florestal (pellets) e carga geral (celulose) no Porto do Itaqui. A oportunidade integra o planejamento da empresa para expansão do Porto do Itaqui nos próximos anos. A área, destinada a carga geral e granel sólido de origem florestal, tem capacidade para movimentar dois milhões de toneladas por ano (tpa) de pellets, madeira prensada e desidratada, podendo chegar a três milhões de tpa. De celulose será 1,5 milhão tpa, podendo essa capacidade ser duplicada. “Serão, aproximadamente, 170 mil metros quadrados localizados próximos ao Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). A operação contará com galpões de armazenagem e acessos rodoferroviários”, explicou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Emap, Daniel Vinent.

Seduc divulgou resultado final de seletivo para contratação de professores

A Secretária de Estado de Educação (Seduc) divulgou, ontem (31), a homologação do resultado final, após recursos, do Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Professores da Educação Básica. A lista nominal está publicada no Diário Oficial do Estado (Suplemento do Executivo) de 28 de maio de 2012, disponível no endereço eletrônico: ttp://www.diariooficial.ma.gov.br/index.php e no site da Seduc: www.educacao.ma.gov.br/seletivo2012

 

  Publicado em: Governo

4 comentários para População na expectativa para receber as obras!!!

  1. Antonio Lima disse:

    Professor, todas essas medidas merecem o nosso reconhecimento e aplausos, no entanto não podemos aceitar como normal algumas coisas que vem acontecendo na execução de certas obras no nosso Estado, Vejamos:
    Não faz muito tempo, salvo enganos alguns messes que o governo anunciou a construção de uma estrada lingado dois municípios lá pras bando do sul do Maranhão, e em pouco tempo a estrada já estar totalmente cheia de buracos, causando com isto prejuízos e acidente com vítimas fatais inclusive, como um que aconteceu recentemente, onde uma jovem perdeu a vida. A má qualidade das obras executadas é algo que o Governo precisa tomar cuidado, observar com critérios a execução dos serviços e não aceitar obras como estas que estão sendo feitas sem nenhuma qualidade, que comprometem a segurança dos transeuntes, além de ser atentado contra os princípios que regem a gestão pública que exigem eficiência, durabilidade e economicidade.
    Tratando-se da economicidade, já observou que aquela obra do elevado que estar sendo construído na Avenida Carlos Cunha passa por um faz desmancha que salta aos olhos, banta observar a pista lateral que foi construída, e agora estão modificando todo o traçado e retirando a alça que já havia até recebido capeamento asfáltico, isto sem levar em consideração a posição do dito elevado, que estar sendo construído de tal maneira que vai se exigir um novo traçado da pista da Carlos Cunho, criando uma curva num local onde as condições da pista não exigia tal medida.
    Uma outra questão que tem me chamado atenção é a substituição dos equipamentos semafóricos, que estar em pleno desenvolvimento pela Prefeitura. Já observou que estão retirando todos os equipamentos de marcação do tempo, os cronômetros que tanto ajudavam e orientavam os motoristas nesse nosso trânsito caótico.
    São questionamento que faço, pois já estou cansado de assistir tanto descaso com o dinheiro do contribuinte, e quando as autoridades fazem alguma coisa, não levam em consideração que essas obras precisam ser bem panejadas e bem executadas para não causar mais transtornos para a população e durar o tempo necessário para recuperar o dinheiro investido, além de assegurar conforto, segurança, funcionalidade, eficiência e economia, coisa que lamentavelmente não se observas nassas obras.
    A Governadora precisa prestar mais atenção para esses problemas e o Prefeito deve explicação para população da razão pela qual estar retirado aqueles equipamentos tão importantes e úteis para nós motoristas, que já não aguentamos mais tanto engarrafamento por falta de intervenções simples e de sermos extorquidos a todo instante pagando multas registradas por equipamentos instalados adredemente para espoliar os motorista que ficam presos no engarrafamento, em local sujeito à multas por falta de orientação.
    Não podemos assistir e aceitar passivamente todos esses desmandos dos gestores públicos, que gastam os recursos sem levar em conta os efeitos e os benefícios que tais medidas produzem para satisfazer os interesses e as necessidades coletivas.
    Chega de tanto desperdício, chega de tanta ingerência, chega de tanto pouco caso com a coisa pública.

    • Caio Hostilio disse:

      As modificações estão sendo feitas por não coadunar com as especificações e quanto ao resto, acho que os questionamentos são louváveis…

      • Antonio Lima disse:

        Esse caso não é diferente daquele que ocorreu no Elevado do Trabalhador, onde o amadorismo, a falta de planejamento e o cuidado com o interesse coletivo deixou como legado numa obra cheia de deficiências, que colocar em risco a segurança dos que trafegam por aquelas artérias – aquelas vias que dão acesso à pista inferior do elevado é um primor e um exemplo que não se deve fazer em matéria de obra daquela natureza, inclusive já até contribuiu para perdas de vidas.
        Vamos aguardar para ver o resultado, e de já torço para que seja construída uma obras à altura que a Cidade merece e condizente com o dinheiro que ali estar sendo gasto.
        Quanto à retirada dos cronômetro dos faróis de trânsito, que ora o Prefeito retira sem nenhuma explicação plausível, eu só tenho é que lamentar por mais essa insanidade desse “gestor”, que certamente não tem compromisso com as melhorias dos serviços prestados à sociedade e é própria de uma mente senil e retrógrada.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos