O que fazer para o Maranhão se livrar da politicalha?

Publicado em   25/maio/2012
por  Caio Hostilio

Enquanto o Maranhão ficar refém dessa politicalha e canalhice, jamais se desenvolverá intelectual e socialmente. Economicamente vem crescendo e desenvolvendo aos trancos e barrancos… As apostas estão vindas de fora, haja vista que os empreendedores sabem qual é o potencial dessa terra… Simplesmente sua posição geográfica e seu porto, além das ferrovias Norte/Sul e Carajás, são o grande negócio cobiçado. O mercado internacional precisa de preços compensadores e para que tenhamos preços competitivos e necessários uma excelente logística, coisa que o Maranhão oferece.  

É preciso surgir alguém como o Sarney de 1965, que foi empreendedor, corajoso, abrindo o caminho para o desenvolvimento. Veja como são as coisas… Sarney idealizou o porto do Itaqui e depois a Norte/Sul, está aí o grande ouro desse Maranhão, que não possui riquezas minerais, seu solo só é fértil na área do serrado, onde o agronegócio se desenvolveu. Mas os maranhenses estão ligadíssimos as politicalhas e preocupados com o jogo do poder, disputado a tapa pelos Sarneysistas e os anti-Sarneys.

Os debates dos “políticos” maranhenses estão pautados apenas nas agressões mútuas. Mas cadê que apresentam projetos inovadores para que essa logística se estenda para os estados do sudeste da Região Nordeste? Aponte um debate sobre esse assunto pelos políticos maranhenses?

Era sabido que São Luís não suportaria uma população de mais de um milhão de habitantes, visto que faltaria água potável e o esgotamento sanitário. Por que esses políticos Sarneysistas e Anti-Sarneys nunca se importaram com isso? Por que nunca discutiram sobre um emissário submarino? Apenas só sabem dizer que as praias estão impróprias para o banho.  

O certo é que a riqueza do Maranhão está na sua posição geográfica privilegiada. O mercado internacional precisa de preços competitivos e o transporte é o fator que mais onera os produtos brasileiros. O canal do Panamá está em obra para ficar mais largo e, assim, poder passar os maiores navios do mundo, com isso o Maranhão terá o que vender: sua posição geográfica, com o único porto que ancora os maiores navios do mundo e está bem mais perto da Europa e USA que qualquer outro Estado brasileiro.

A ferrovia Norte/Sul é a obra mais cobradaem Brasília. Oagronegócio do sul, sudeste e Centro Oeste querem pronta a ferrovia e assim diminuir seus preços. Para se ter uma idéia, um vagão é o equivalente a seis carretas e um trem puxa até 200 vagões. Isso traz uma economia imensa para o país e coloca nossos produtores em competição, além do governo, que amenizará os gastos com estradas.

Existem duas cidades brasileiras que se tornarão pólos, Anapolis-Go e Açailândia-Ma. Açailândia é onde as ferrovias Norte/Sul e a de Carajás se encontram.

A ferrovia de Carajás servirá de transporte para as zonas francas. Açailândia está sendo dominada por sulistas, enquanto os maranhenses ficam na sua briga doméstica.

Sabem quem é o único prefeito que estar sabendo vender a Norte/Sul e trazendo desenvolvimento para o seu município? É o Deoclides Macedo, prefeito de Porto Franco!!!.

O Maranhão não merece os “políticos” que tem!!!

“Por que temerei eu nos dias maus, quando me cercar a iniqüidade dos que me armam ciladas? Aqueles que se gloriam na multidão de suas riquezas não viverão para sempre, tampouco deixarão de ver a corrupção”. Salmos 49… Pensem nisso!!!

  Publicado em: Governo

8 comentários para O que fazer para o Maranhão se livrar da politicalha?

  1. Movimento Democrata Livre de São Luis e Movimentos Sociais disse:

    É certo que nos anos 1960 surgiu um politico com ideais novos sobre um estagnado Maranhão aglutinando oposicionistas que comungavam com tais propostas de crescimento economico e social. ze reinaldo (não esconde que pretende voltar aos leões) suposto oposicionista & o bionico castelo, sozinhos acordaram coordenar uma importante eleição em 2012, mas não para mudar o tipo da gestão praticada pela prefeitura de São Luis, opondo-se a somar com politicos de ideais novos exigidos por uma cidade de 400 anos que politiqueiramente não tem sido adequada para a modernidade. de politicos velhacos profissionais esta cidade e seus habitantes não precisa mais ! ! !

  2. Jefferson Portela disse:

    Câmbio de comportamento. Isso é o que está faltando para mudarmos a realidade marcada por dados negativos. O nosso maior problema é de natureza política: corrupção decorrente da concepção patrimonialista, com desvios de verbas até da merenda escolar, creches, casas para ribeirinhos e remédios.

    • Caio Hostilio disse:

      Isso incluíndo sarneysistas e anti-sarneys, pois são eles que governam o Maranhão nos 218 postos de gestores públicos…

  3. Benedito Netto disse:

    O Maranhão só se livrará dessa politicalha como você mesmo mencionou, no dia em que essa familia imunda e sedenta de poder deixar a politica, e jornalista e blogueiros começarem a fazer jornalismo com informação e isenção, pois nos modes de hoje jornalista, blogueiros,radialista com rarissimas excessões, estão sempre a serviço de quem voz lhe oferece uma assessoria.

    • Caio Hostilio disse:

      E quando se livrar dessa “oposição” canalha e dos babões e miquinhos amestrados, que acham que qualquer bandido que se anti-sarneys é o máximo e pode ser um grande aliado… Se toca camarada!!!

  4. Marcio Rodrigues disse:

    Caro Jornalista,
    Concordo com esse seu artigo, o Maranhão tem um grande potencial a ser explorado e que pode nos colocar em lugar de destaque no cenário nacional, não podemos nós maranhenses literalmente ficarmos a vê navios como hoje estamos,lá no porto os maranhenses estão só nos serviços gerais, as graduações estão todas com as pessoas de fora, temos é que sermos capazes de fazer parte desse processo.

    • Caio Hostilio disse:

      Marcio, o pior é que isso vai acontecer em Açailândia, no agronegócio – até mecânico das máquinas agrícolas vem de fora – as grandes exportadoras… Nem os gestores conhecem de logística, imagina o resto do povo que vive a mercê da politicalha… Os sulistas estão adorando isso!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos