Mexidas ou remexidas?

Publicado em   09/maio/2012
por  Caio Hostilio

Um organograma funcional é a peça chave para que qualquer seguimento, seja ele público ou privado, possa ter condições de funcionamento dentro das perspectivas que se espera de uma gestão.

É natural que no decorrer de qualquer administração as modificações sejam necessárias, haja vista que os ajustes se fazem necessários para que os fluxos e as rotinas entrem em sintonia e, assim, os resultados finais possam surtir o efeito desejado.

Nessa nova reformulação do governo Roseana, vi que o principal acerto foi a separação das pastas de Orçamento da de Administração.

Jamais poderia dar certa essa junção. Era evidente que a pasta de Orçamento engoliria a de Administração, haja vista que a tendência do responsável pelo Orçamento de qualquer seguimento é o de seguir a risca certas técnicas tecnocratas que sempre esbarraramem descontentamentos. Ocontrolador sempre nunca terá uma visão empreendedora, mas sim controladora. Por isso, o perfil dele é o de seguir regras.

O Planejamento é outra área que jamais poderia ficar em consonância com o Orçamento, visto que quem planeja não pode controlar, isso é de praxe para uma boa administração.

As demais remexidas, em minha opinião, são descompensadas. Olga Simão na Cultura… Sinto que foi por falta de opção. Cleber Verde nas Cidades ou Pesca… Pressão Política. Pedro Fernandes, excelente parlamentar, grande técnico nas áreas relacionadas à engenharia, mas na educação? Essa pasta precisa de um educador que conheça educação básica urgentemente!!!

O Pedro Fernandes tem até um perfil para melhorar de fato a educação, não como educador, porém como gestor. Porém, para que isso aconteça, o governo teria que lhe dar carta branca para efetuar as mais diversas modificações naquela secretaria, principalmente trocando os educadores ultrapassados que ali se estabeleceram, eliminar os vícios maléficos que estão incrustados há décadas, ou seja, fazer uma limpeza geral.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Mexidas ou remexidas?

  1. osama disse:

    Concordo plenamente com seu ponto de vista,porem, vc se esqueceu de alguns “papagaios de pirata” que ainda continuam no governo,naõ sei a troco de que?”vejamos:Bringel,Guterres,Sergio tamer,Victor Mendes,Jura Filho,Rodrigo Comerciario,Luiza Oliveira,Luis Fernando,Pedro Fernandes(?),Israel ferreira,naõ sei se esquecir de alguem desse “bloco”os demais estaõ fora de suspeitas,porem estaõ chegando mais dois cuja a aposta é alta:Fialho que” acabará” com a “pobreza”e Cleber Verde que irá competir com Castelo que fornecera “peixe mais barato”para todos.Sinceramente,senhora Governadora naõ decepcione seus eleitores, entre os quais me incluo,mas indique gente naõ pra ficar so na mordomia ,omissa, sem nenhum compromisso com seu governo e as necessidades que o Estado precisa.

    • Caio Hostilio disse:

      Não confunda alhos com bugalhos… Luiz Fernando, Pedro Fernandes, Victor Mendes, Jura Filho, estão em pastas estratégicas e são grandes gestores públicos, já provaram isso e nem precisam de comentários como esse seu, pois além de conhecimento técnico, possuem lideranças e conhecimento em administração pública…. O Bringel é um técnico em planejamento de grande reconhecimento a nível federal, procure buscar melhores informações. Fialho é considerado um grande gestor público e na iniciativa privada, tanto que a própria Dilma o queria no seu governo. Quanto aos demais não posso dizer nada, visto que não os conheço e não acompanho o desempenho de suas respectivas pastas.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos