FAMEM e TRE debatem com prefeitos e políticos as regras para o processo eleitoral

Publicado em   23/mar/2012
por  Caio Hostilio

Em São Luís, a entidade realizou o primeiro de oito seminários que têm como objetivo levar informações sobre as novas regras eleitorais a futuros candidatos

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Junior Marreca, destacou, nesta quinta-feira (22), a iniciativa pioneira da entidade representativa dos gestores municipais ao realizar o primeiro Seminário Regional Eleitoral, em São Luís.

O evento, que contou com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) , discutiu durante toda a manhã, no Praia Mar Hotel, aspectos legais e jurídicos dôo processo eleitoral. O objetivo, explicou Marreca, é municiar prefeitos, vereadores e pré-candidatos em geral de informações para garantir a transparência e a legalidade das disputas.

“Essa é uma iniciativa pioneira da FAMEM, com a participação da sociedade, do TRE e da OAB. A partir de hoje, iniciamos uma série de eventos como esse, para levar conhecimento e informação ás comunidades, aos partidos e aos políticos, para garantir um pleito cada vez mais transparente”, declarou o presidente na abertura dos trabalhos, que contou com a participação de mais de 200 pessoas.

Para o prefeito, a principal meta da FAMEM é viabilizar o maior número de dados possível. “Desejo que todos saiam deste encontro encaminhados sobre as novas regras eleitorais para as disputas de 2012”, afirmou.

Representando o TRE-MA, o juiz e membro efetivo da Corte Eleitoral José Jorge Figueiredo dos Anjos ressaltou a “importância vital” do seminário e lembrou que, quanto ais informados os candidatos, menos ações serão protocoladas.

“Devemos louvar iniciativas como essa. Por isso o TRE está presente aqui e estará em todos os seminários, porque eles têm uma importância vital para a formação do conhecimento acerca do processo eleitoral. Quanto mais informações  os candidatos  tiverem, menos ações serão protocoladas na Justiça Eleitoral”, reiterou o magistrado.

Programação – A programação do 1° Seminário Regional Eleitoral seguiu durante toda a manhã desta quinta-feira (22), com palestras sobre pesquisas eleitorais, transferência de domicílio eleitoral, convenções partidárias, registro de candidatura, propaganda eleitoral e a principal do dia: condutas vedadas aos agentes públicos.

“A FAMEM, como entidade representativa dos prefeitos, dará atenção especial aos mais de 130 prefeitos que vão disputar a reeleição, municiando-os de informações cruciais para evitar que eles sejam prejudicados por eventuais deslizes na disputa”, finalizou Junior Marreca.

Mais

Após o seminário da capital, a FAMEM realizará os eventos em outras sete regionais. O próximo encontro acontece em Itapecuru-Mirim, dia 30 de março.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos