Informativo

Publicado em   22/mar/2012
por  Caio Hostilio

Sema promove debate sobre política de recursos hídricos

A Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA promove, hoje (22), o seminário “Diálogo sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos”, marcando a passagem do Dia Mundial da Água. O evento acontece de 14 às 18hs, no auditório do IBAMA. É direcionado para profissionais da área ambiental, técnicos, professores, estudantes, pesquisadores e demais pessoas interessadas. Dia Mundial da Água – O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Desde então, a cada ano, esse dia é reservado para a discussão sobre diversos aspectos relacionados a esse importante bem natural. O evento programado pela Sema marca, também, o início de uma campanha em favor da regularização da Outorga de Direito de Uso da Água, empreendida pelo Órgão neste semestre. A regulamentação da política estadual de recursos hídricos ganhou incremento recentemente, com a edição, pelo Governo do Estado, de dois decretos propostos pela Sema sobre a gestão das águas superficiais (Decreto nº 27.845/11) e das águas subterrâneas (Decreto nº 28.008/12). Os decretos regulamentam a Lei Estadual de Recursos Hídricos (8.149/04). Conforme o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes, esse fato reacende a discussão sobre desafios ainda presentes na gestão dos recursos hídricos estaduais.

Diretores das Organizações Globo visitam presidente do Senado

Antes de receber os diretores das Organizações Globo, o presidente José Sarney declarou que não há crise no PMDB com a mudança do líder do Governo na Casa. “A presidente da República é quem escolhe o líder do Governo, de acordo com o regimento”, explicou. Também disse aos jornalistas que a Lei da Copa que tramita na Câmara dos Deputados, terá grande celeridade no Senado, visto que a realização da copa é muito importante para o Brasil. Depois recebeu o vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho. Ele estava acompanhado do diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger e de Paulo Tonet, diretor de Relações Institucionais da TV Globo.

Prefeitura de Ribamar apresenta projeto de drenagem e pavimentação da Vila Kiola

Em reunião realizada esta semana, técnicos da Prefeitura de São José de Ribamar apresentaram o projeto de implantação de um novo sistema de drenagem de águas pluviais e pavimentação da Vila Kiola, bairro localizado na chamada região das Vilas do município. A elaboração do projeto, custeado com recursos próprios do município (valor de R$ 114.840,00), foi acertada, ainda no ano passado, durante encontros periódicos envolvendo representantes da comunidade e Prefeitura. A obra, orçada em cerca de R$ 40 milhões, assim que for executada, colocará fim aos vários transtornos, principalmente os alagamentos, sofridos pelos moradores da Kiola e bairros vizinhos, além de beneficiar as pessoas que, diariamente, utilizam a rodovia estadual MA – 201 (Estrada de Ribamar), de responsabilidade da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (SINFRA). O projeto, elaborado a pedido da própria Prefeitura, prevê a construção de uma nova rede de drenagem que beneficiará todas as vias da Vila Kiola, além de parte do Tijupá Queimado, Kiolinha e um trecho da Estrada de Ribamar localizado nas proximidades destes três bairros. A referida obra também irá beneficiar moradores do conjunto Lima Verde, situado às margens da MA – 201 e que faz parte do território do município de Paço do Lumiar. Serão construídos mais de 9.000 metros de tubulação em 160 hectares de área drenada, com o fluxo distribuído em diversos pontos distintos da região através de novas galerias e túneis. Além disso, está previsto no projeto, após a implantação do sistema de drenagem, o asfaltamento de uma área de mais de 17 km, essencial para evitar infiltrações e deterioramento da obra. “Esta é uma obra de grandes proporções que exige muitos recursos. A prefeitura está buscando o apoio do Governo Federal e do Governo Estadual para que o projeto seja viabilizado, o que irá beneficiar São Jose de Ribamar e boa parte da área metropolitana da Ilha interligada pela MA – 201”, explicou o secretário municipal Eudes Sampaio (Receita e Patrimônio Público Imobiliário), que representou o prefeito Gil Cutrim (PMDB) na reunião.

  Publicado em: Governo

4 comentários para Informativo

  1. Grupo de Trabalho Pro-Saneamento Ambiental Terras e Pesca da Upaon-Açu do Maranhão e Movimentos Sociais disse:

    “Diálogo sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos”. ainda bem que é só “diálogo” esse evento promovido pela SEMA/MA. intressante que na pratica o companheiro VICTOR MENDES arrochasse o bacuri contra os maiores poluidores dos recursos hidricos neste estado, indiferentemente se respingasse em organismos ligados aos governo estadual, federal e dos 217 municipios. até porque a legislação está aí pronta para ser utilizada. mas o victor é cauteloso. sabe onde pisa para não ir além de suas limitações de apadrinhamento politico. tomara que esse “diálogo” sirva para ele se sentir um verdadeiro titular da pasta estadual do meio ambiente e dos recursos hidricos. muitos simpatizantes da causa hidrica e ambiental já estão cansados de tanto “blá-blá-bla” que não surtem na pratica nenhuma solução. taí victor mendes: — as m….. inapropriadamente licenciadas por othelino e rio branco descredenciam de seriedade e de moralidade a propria SEMA/MA, o que deveria já ter sido restabelecido pelo nobre comandante desta secretaria. (frecom.tp@hotmail.com)

    • Caio Hostilio disse:

      Todos aqui estão no debate errado… ninguém aqui ainda debateu que nessa ilha já existem mais de 1 milhão de habitantes e não haverá água para todos e que o esgoto é um problema sério, com isso é necessário urgentemente a contrução de um cabo submarino….

  2. Oficial de Justiça disse:

    Vou te prender agora!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos