Por que todos não agem assim? Prefeitura de Ribamar entrega prestação de contas ao TCE

Publicado em   15/fev/2012
por  Caio Hostilio

O prefeito e 1º vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Gil Cutrim (PMDB), entregou, nesta quarta-feira (14), ao Tribunal de Contas do Estado a prestação de contas da Prefeitura de São José de Ribamar, referente ao exercício financeiro de 2011.

A prefeitura ribamarense foi a primeira do Maranhão a entregar ao órgão a prestação de contas, cujo prazo de encaminhamento se encerra no dia 02 de abril.

O documento, totalmente digitalizado e gravado em DVD, conforme determina as Instruções Normativas nº 25 e nº 26 instituídas pelo TCE no final do ano passado, foi entregue pelo prefeito ao presidente do Tribunal, conselheiro Edmar Cutrim. Também participaram do ato os secretários municipais Rodrigo Valente (Planejamento, Administração e Finanças), Eudes Sampaio (Receita e Patrimônio Público Imobiliário) e Fredson Froz (Governo), além de funcionários dos setores de planejamento, contabilidade e controle interno da prefeitura.

“O gestor quando tem responsabilidade com a coisa pública não encontra dificuldades para elaborar e entregar a prestação de contas. A Prefeitura de São José de Ribamar, ao se consagrar como a primeira do estado a encaminhar ao Tribunal a documentação exigida por lei, mais uma vez, dá exemplo de transparência e seriedade com os recursos públicos e, principalmente, de respeito para com o povo”, avaliou Edmar Cutrim.

Gil Cutrim elogiou os procedimentos de modernização adotados pelo TCE com o objetivo de dar maior celeridade, precisão e segurança, tanto ao processo de recebimento das prestações de contas anuais, quanto à sua análise e trâmite pelos diferentes setores da instituição.

De acordo com o prefeito e dirigente da FAMEM, trabalhar com planejamento e austeridade é a fórmula para se obter sucesso na administração pública. “É por isso que aplicamos bem os recursos públicos e os transformamos em benefícios para a população”, afirmou.  

Aproveito a oportunidade para chamar a atenção ao que disse no post “Quem geriu bem os municípios?”, no dia 13/02, onde ressaltei que gestão pública é responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade. No entanto para que haja eficiência na gestão correspondente à administração de um município há que se estabelecer a organização na gestão, criar missões correspondentes ao desenvolvimento que se almeja alcançar para, enfim, realizar a gestão de forma eficiente e eficaz. Em uma gestão pública não se pode esquecer a capacidade de se atentar e permanecer no posicionamento da organização planejada, para que assim, a missão possa ser cumprida, que neste caso primordial é o desenvolvimento da cidade em benefício ao povo que nela reside. Também, citei, no meu ponto de vista, aqueles prefeitos maranhenses que se enquadram nesse perfil.

Acho muito pouco para um estado que tem 217 gestores públicos municipais, contudo tem aqueles que mostraram total desqualificação no que tange gerir recursos públicos e estabelecer uma administração organizada, além de planejamentos que possam ser transformados em qualidade de vida para coletividade.

Em minha opinião, os prefeitos maranhenses que mostraram total despreparo para gerir a coisa pública já foram diversas vezes denunciados pelo Ministério Público, mas tem aqueles que eu vejo sem condições nenhuma de administrar um município, mesmo que triplicassem os recursos, como a prefeita Chapadinha Danúbia, Luiz da Amovelar (Coroatá), Cabo Freitas (São Vicente Férrer), Sônia (Axixá), Natin (Zé Doca), Zé Arlindo (Pinheiro), Atemir (Alto Alegre do Pindaré), Francisco Emiliano (João Lisboa), Cabão (Cantanhede), Chico Coelho (Balsas), José Leane (Afonso Cunha), Humberto Coutinho (Caixas), Zito Rolim (Codó), Luizinho (São Bento), Suely (Matões), Raimundo Silveira (Parnarama).

  Publicado em: Governo

18 comentários para Por que todos não agem assim? Prefeitura de Ribamar entrega prestação de contas ao TCE

  1. […] Para Blogueiro Prefeito Atenir Pinóquio Ribeiro, é incapaz de gerir uma Prefeitura ainda que triplicassem os Recursos municipais! Por que todos não agem assim? Prefeitura de Ribamar entrega prestação de contas ao TCE […]

  2. Glauber disse:

    E O PREFEITO DE PERITORÓ AGAMENON PORQUE NÃO ESTAR NESTA LISTA?

  3. Glauber disse:

    MEU CARO TEM SIDO UMA ADMINISTRAÇÃO DESASTRADA POR PARTE DO MESMO ATRASOS DE SALÁRIOS DENUNCIAS E MAIS DENUNCIAS ACHO QUE ELE SE ENQUADRARIA PERFEITAMENTE NESTA LISTA DOS DESPREPARADOS.

  4. Antonio Lima disse:

    Professor, é um exemplo a ser seguido… No entanto, não custa nada lembrar, que o mesmo só estar cumprindo com a obrigação, que todo gesto tem de prestar contas em tempo hábil da sua gestão.
    A Constituição, a Lei 4.320/64, o Decreto 200/67 e a Lei de Responsabilidade Fiscal são os pilares, que se bem observados e cobrado o cumprimento pelo MPEMA e pelo judiciário, muitos dos descasos e desrespeitos cometidos por larápios, travestidos de gestores públicos já não existia entre nós.
    Parabéns ao Prefeito de São José de Ribara e ao povo ribamarense por ter um gestor que cumpre suas obrigações e respeita as leis.

  5. Glauber disse:

    MEU CARO RECENTEMENTE TEVE UMA MANIFESTAÇÃO DA POPULAÇÃO POR SALÁRIOS ATRASADOS TEM FUNCIONÁRIO QUE ESTAVAM COM TRÉS MESSES DE SALÁRIOS ATRASADOS ENTÃO SERA QUE ESTE E UM BOM GESTOR TENDO EM VISTA QUE O MESMO JÁ FOI PREFEITO DAQUELE MUNICÍPIO E CONTINUA A MALTRATA A POPULAÇÃO.

  6. andre luis disse:

    sera que o pai vai rejeitar as contas do filho do coracao

  7. lourenço disse:

    Essa prestação de contas do prefeito de Ribamar é uma comédia em familia só rindo pra não chorar, depois de passar o visto e dizer que está tudo certo a festa para comemoração do “tudo certo” é lá em olinda nova na fazenda de titio, como eu disse tudo em familia.

  8. hilton disse:

    Só falta esse presidente recusar a prestação de conta do filho , esse Maranhão e uma brincadeira de criança.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos