Sarney é a arte de fazer politica!!!

Publicado em   14/fev/2012
por  Caio Hostilio

Muitos questionam como pode um homem conseguir sobreviver há mais de 50 anos no cenário político nacional de um país, isso sem ser ditador, como Fidel Castro. Vários irão dizer que ele é fisiologista e que se encosta para se dar bem… Mas se já sabem disso, por que deixam? Então não é isso!!! Existe algo mais… Eis a questão!!!

Sarney nasceu com o dom para a política em sua essência… Ele não pensa e nem tampouco age com o fígado… Suas virtudes e personalidade se coadunam a ciência política, haja vista que é preciso paciência, respeito e humildade para se manter vivo num jogo difícil que é o político.

Sarney se equilibrou por diversas vezes na política, isso graças a sua paciência e humildade, caso contrário já estaria fora.

Seus adversários procuram vários adjetivos para classificar esse tempo que ele tem na política nacional desse país, porém todas são subjetivas, nada que traduza a realidade sociológica e antropológica desse homem na vida política.

Seria ele um gênio? Não diria isso, mas afirmaria que tem uma inteligência ímpar. Que sua liderança é natural e não forçada, pois consegue agregar para si essa posição pelos seus dotes. Seu poder de convencimento é outro ponto forte. Ele convence sem esbravejar, com argumentos sensatos e sabe como ninguém escutar as idéias. Às vezes escuta mais que fala…

Um  líder se torna personagem principal de um cenário estratégico, onde envolve sentimentos, interesses, e os olhares de todos que estão focados na efetividade e na flexibilidade de um processo contínuo. O papel do líder em meio a tantas mudanças, onde a velocidade e complexidade estão cada vez maiores, necessitam de uma nova postura para a quebra de paradigmas, com o intuito de tornar as ações mais ativas… E Sarney aos 82 anos ainda consegue ser esse homem.

Um líder não pode ser aquele que somente envia ordens, um líder é um condutor. É saber lidar com a relação entre todos que estão ao seu lado, isso independente de cor partidária, ele sabe que os seus parceiros de bancadas são os principais recursos, é saber ouvir e ser ouvido, ensinar e também aprender, com situações que agreguem valor a organização.

O certo é que um líder influencia os seus seguidores, fazendo com que a forma de pensar e agir sejam similares em suas decisões. Certamente um líder que somente grita, não terá bons resultados, pois este poderá ficar desmotivado na realização de suas atividades predestinadas, não trazendo bons resultados.

Portanto, ser líder não é uma tarefa fácil e ninguém nasce líder, todo líder se transforma e requer aptidões como: paciência, respeito, humildade, equilíbrio, disciplina e compromisso, pois sabe interagir com diferentes tipos pensamentos e comportamentos.

Aí está o porquê de Sarney está tanto tempo na política e comandar a bancada amapaense no Congresso Nacional, isso a pedido de todos, onde querem que ele trate a questão da energia do Estado diretamente com o governo federal.

Participaram do encontro os senadores João Capiberibe (PSB) e Rondolfe Rodrigues (PSOL), as deputadas federais Janete Capiberibe (PSB) e Fátima Pelaes (PMDB) e os deputados federais Vinicius Gurgel (PR), David Alcolumbre (DEM), Sebastião Bala Rocha (PDT), Evandro Milhomem (PCdoB). Pela bancada estadual, presente o presidente da Assembléia Legislativa do Amapá, Moisés de Souza(PSC).

  Publicado em: Governo

2 comentários para Sarney é a arte de fazer politica!!!

  1. Joaquim Torres Garcia disse:

    ave caio !!!!!!! a bem da verdade…….. comprovadamente, politica partidária no brasil tem sido e continua sendo sim a arte da enganação !!!!!!!!!!! exemplos ??????? rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos