Informativo

Publicado em   26/jan/2012
por  Caio Hostilio

Pré-Carnaval movimenta Centro, Praia Grande, Madre Deus e Vivas a partir desta sexta (27)

Um total de 263 apresentações animará mais uma prévia do Carnaval 400 Anos, nesta sexta-feira (27), sábado (28) e domingo (29) pelas ruas do Centro, Praia Grande, Madre Deus e oito espaços Viva de São Luís. No roteiro, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), estão tambores de crioula, blocos tradicionais, alternativos, afros, organizados, tribos de índio, escolas de samba e shows de bandas e artistas maranhenses.

A folia começa nesta sexta-feira (27), às 17h, com o Cortejo Carnavalesco, com participação de 16 grupos. Todos se concentram na Praça Deodoro e seguem até a Praia Grande, passando pela Rua Grande e Praça João Lisboa. “O Cortejo virou tradição e faz o chamamento para a festa, reunindo manifestações de todos os ritmos e traduzindo nossa diversidade”, declarou o secretário de Cultura, Luís Henrique Bulcão.

Participam do Cortejo, os blocos tradicionais Os Feras, Os Vampiros e Os Brasinhas; os organizados Mocidade Independente Turma do Saco, Cobra nas Estrelas e Sambistas Caroçudo; os afros Didara e  Gdam; as escolas de samba Flor do Samba, Unidos de Fátima e Turma de Mangueira; os alternativos Tribal, Vinagreira do Samba e Ritmistas Unidos da Madre Deus; a tribo de índio Tupiniquins e a Banda Sabyhá.

Também nesta sexta-feira (25), a festa acontece a partir das 18h, na Praça da Faustina (com cinco tambores de crioula), Praça Nauro Machado (show de artistas), Canto da Cultura e Casa do Maranhão (os dois últimos com atrações de vários ritmos).

Se apresentam na Praça da Faustina, os tambores de Ribamar Cabral, Um Canto de Amor a São Luís, de Leonardo, de Maria Luiza e Pungar da Ilha.

Para ninguém ficar parado, oito atrações subirão ao palco na Praça Nauro Machado, entre cantores, bandas e duplas. São eles: Henrique Duailibe e Marcos Duailibe, Grupo Fuzarca, Carol e Ana Teresa, Banda Amigos do Samba, Sambauê, Edilson Gusmão e Adão Camilo, César Nascimento e Banda Embala Brasil.

No Canto da Cultura e na Casa do Maranhão, 13 atrações se revezam nos palcos dos dois espaços. A programação terá apresentações do Tambor de Crioula de Dona Roxa; blocos alternativos Vagabundos do Jegue e Jegue Folia; tradicionais Os Reis da Liberdade, Os Vigaristas do Ritmo, Os Indomáveis e Cia. do Ritmo; as escolas de samba Mirim Descobrindo o Saber e Favela do Samba; blocos Afro Abibimã e Officina Affo; tribo de índio Tapiaca Uhu; e organizado Os Liberais.

Sábado e domingo

A folia prossegue, com vasta programação neste sábado (28), no Canto da Cultura, Casa do Maranhão e Praça Nauro Machado (todos na Praia Grande) e no Viva Anjo da Guarda. Ao todo, 42 atrações se apresentarão nos quatro espaços de festa.

O domingo também terá muita animação, a partir das 16h, com um total de 166 apresentações nos sete pontos instalados na área da Madre Deus e nos Vivas. A festa movimenta o Portal Ceprama (com 17 atrações diversas), Praça da Saudade (18 atrações), Beco das Minas (17 atrações), Vila Gracinha (17 atrações), Ponto do Gavião (17 atrações), Ponto de Fuga (17 atrações) e Ponto do Meio (sete tambores de crioula).

Haverá folia, a partir das 17h, nos Vivas Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Estiva, João Paulo, Liberdade e Maiobão. Em cada um, haverá oito atrações diversas por tarde/noite de festança.

Semana Pedagógica em Paço do Lumiar

A secretária municipal de educação realiza no próximo dia 30 de janeiro a 02 de fevereiro a semana pedagógica que dá continuidades aos inúmeros trabalhos que serão desenvolvidos pela secretária de educação durante todo o ano de 2012. A Bia Venâncio irá acompanhar a abertura da semana pedagógica assim como todo o evento que conta com a gestão da Professora Amélia Carvalho que realiza excelente trabalho na frente as secretária de educação. TEMA: MÉTODOS E PRÁTICAS DE ENSINO: Perspectivas para uma Aprendizagem Significativa. DATA: 30/01/2012, LOCAL: Ciricão, Credenciamento – 13h às 14h30min, Cerimônia de abertura – 15h, Seminário de Abertura – 15h30min às 17h30min, Palestra: “Educar é cuidar de gente”. Palestrante: Profa. Fernanda Sobreira (Assessora de Relações Institucionais da Rede Pitágoras). Momento Cultural com Coffe break – 18h às 19h

 

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos