Liceus Ribamarenses servirão de modelo para Prefeitura de Imperatriz

Publicado em   18/jan/2012
por  Caio Hostilio

Afirmação foi feita pelo prefeito Sebastião Madeira, que visitou as duas Escolas Municipais em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão.

As Escolas Municipais Liceu Ribamarense I e Liceu Ribamarense II, ambas construídas pela Prefeitura de São José de Ribamar, servirão de modelo para a Prefeitura de Imperatriz que pretende iniciar, ainda neste primeiro semestre, a construção da primeira instituição pública de ensino em tempo integral da cidade da Região Tocantina.

A afirmação foi feita nesta terça-feira (16) pelo prefeito Sebastião Madeira (PSDB), durante visita as duas Escolas Municipais que fazem parte da primeira rede pública de ensino em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão.

Madeira visitou os Liceus Ribamarenses acompanhado do ex-prefeito e atual secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Luis Fernando Silva, e do secretário municipal de Governo de São José de Ribamar, Fredson Froz, que representou o prefeito Gil Cutrim (PMDB) no encontro – o mesmo encontra-se em viagem de trabalho.

O prefeito tucano disse ter gostado muito da infra-estrutura e do modelo educacional desenvolvido nos Liceus e garantiu que a Escola Municipal que ele construirá em Imperatriz, através de uma parceria com a Suzano Papel e Celulose, seguirá os mesmos moldes das duas escolas públicas ribamarenses.

“Além de possuir ótima infra-estrutura e de ser muito bem equipados, os Liceus Ribamarenses possuem um excelente padrão de ensino. Não tenho problema algum em dizer que iremos copiar o padrão destas duas unidades de ensino de São José de Ribamar. Digo isso porque avalio que o que bom e está dando certo deve, sim, servir de exemplo para os demais municípios maranhenses”, afirmou Sebastião Madeira.

Idealizador da primeira rede pública de ensino em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão, Luis Fernando Silva agradeceu a visita do prefeito de Imperatriz. Afirmou que, de fato, os Liceus Ribamarenses, hoje, são referência em educação em tempo integral e a prova mais concreta de que o ensino público pode e deve ser de qualidade.

“Eu e o prefeito Gil Cutrim estamos felizes em receber o reconhecimento do prefeito Sebastião Madeira, que administra com muita competência a segunda maior cidade do estado. Tenho certeza que a Escola Municipal em tempo integral de Imperatriz contribuirá muito para melhorar, ainda mais, o sistema educacional da cidade”, disse.

Para Fredson Froz, o reconhecimento do prefeito Sebastião Madeira é mais uma prova de que as administrações Luis Fernando e Gil Cutrim transformaram para muito melhor o ensino público de São José de Ribamar.

As Escolas Municipais Liceu Ribamarense I e Liceu Ribamarense II, situadas na região da sede e no bairro Parque Jair, respectivamente, foram construídas, equipadas e são mantidas com recursos próprios da Prefeitura de São José de Ribamar.

A primeira foi inaugurada em 2008, na gestão Luis Fernando, e a segunda em 2011, já na administração Gil Cutrim.

Atendem a 400 alunos – 320 matriculados no Ensino Fundamental e 80 na Educação Infantil – cada uma, aprovados em processo seletivo interno. Possuem dez salas de aula; laboratório de informática com um computador (conectado a Internet) para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para estacionamento.

As Escolas Municipais são gerenciadas por meio de um sistema informatizado que controla a gestão pedagógica, suprimentos, estoque de material e todos os demais aspectos da administração do estabelecimento de ensino. Os professores, todos aprovados em concurso público, passaram por processo seletivo interno, foram capacitados para atuar em educação em tempo integral e trabalham em regime de dedicação exclusiva, recebendo remuneração mensal de até R$3.375,00.

O Liceu I, é importante destacar, apresentou, em 2009, Ideb de 6.6, um dos melhores indicadores a nível nacional e que o iguala aos resultados obtidos pelas melhores escolas particulares do país.

A administração Gil Cutrim já adquiriu um terreno, localizado na chamada região das Vilas de São José de Ribamar, onde será iniciada, em breve, a construção da terceira Escola Municipal em tempo integral, que será denominada Liceu Ribamarense III.

A construção dos Liceus Ribamarenses, em especial, demonstra, sobretudo, que, ao implantar no município de São José de Ribamar uma rede de ensino público em tempo integral, o prefeito Gil Cutrim, seguindo os passos do ex-prefeito Luis Fernando, dá exemplo de que é possível se fazer educação pública de qualidade.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos