Ação coerente, mas é preciso conscientização política e menos politicalha…

Publicado em   13/jan/2012
por  Caio Hostilio

Afirmar que é coerente a ação da governadora Roseana Sarney em decretar situação de emergência no Sistema de Abastecimento de Águaem São Luíspelo prazo de 180 dias. O Decreto nº 27.997, datado do dia 10 deste mês, destaca a necessidade urgente de providências para garantir abastecimento mínimo à população, em razão da situação crítica, com perda de vazão, da adutora do Sistema Italuís. Isso mostra que o governo quer resolver a situação, porém é preciso saber que a Caema é uma empresa de economia mista e que possui recursos próprios, com isso não pode ser usada como objeto de politiquices e politicalha idiotas e medíocres que não coadunam com os princípios das regras do direito público, privado e público/privado.

 “Esse decreto comprova os problemas que estamos enfrentando em função do constante desabastecimento de águaem São Luís. Comele em mãos, vamos requerer a aplicação de recursos próprios do Governo do Estado e a participação do Governo Federal para as obras emergenciais de recuperação e aumento de produção dos Sistemas Paciência e Sacavém”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad.

Uma ação prática proposta pelo Decreto é a abertura de cerca de 60 poços isolados em locais estrategicamente definidos pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caema).

O texto do Decreto, que tem por base a Constituição Estadual, a Lei Federal nº 12.340 e o Decreto nº 7.257, de agosto de 2010, apresenta argumentos contundentes. O documento destaca os constantes rompimentos da adutora do Italuís (principalmente no trecho do Campo de Perizes), que vem “causando colapsos no abastecimento de água no município”.

Estar na hora do Maranhão para de achar que o governo do Estado tem que bancar ou subsidiar todas as necessidades dos cidadãos… Não é bem assim que a banda toca. O estado é o que paga a menor taxa de água, mas é o que exige o melhor serviço… Como uma empresa de economia mista e gera recursos, pressupõe-se que deva gerir seus recursos para oferecer bons serviços e não aguardar investimentos do governo o tempo inteiro… Isso só existe no Maranhão.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Ação coerente, mas é preciso conscientização política e menos politicalha…

  1. Glauber disse:

    A CAEMA E O PIOR ORGÃO QUE SERVE A POPULAÇÃO NÃO E DE HOJE QUE MUITAS FAMILIAS CONVIVEM COM A FALTA DE AGUA.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos