Quem de fato fiscaliza a UFMA, principalmente o seu hospital e suas fundações?

Publicado em   08/dez/2011
por  Caio Hostilio

Que não venha o Ministro da Educação, Fernando Haddad, dizer que seus auditores fiscalizam a UFMA, principalmente os recursos encaminhados ao hospital Dutra, além da fiscalização das fundações Sousândrade e Josué Montelo, que geram milhões em recursos e ninguém ver esses dinheiro ser investido em pesquisa e extensão.

Se vierem auditores do MEC aqui, eles vêm apenas visando receber suas diárias e fazer uma meia boca no que vêem. O mesmo ocorre com auditores do Ministério da Saúde, pois os recursos que o Dutra recebe daquele ministério supera todas as expectativas. Por outro lado, os representantes da Secretaria de Saúde do Município de São Luís não fala nada sobre os mais de R$ 5 milhões que são repassados mensalmente para o Hospital Dutra. Qual a finalidade desse dinheiro? Qual o seu destino? As prestações de contas são realmente analisadas em sua essência?

É sabido que o Ministério Público Federal e o TCU averiguam todas essas contas… Se averiguarem e está tudo certinho, onde estão as aplicações dos recursos advindos dessas fundações? Pois elas existem de acordo com o principio da autonomia universitária, que tem como finalidade o financiamento a pesquisa e extensão… Onde estão as pesquisas e as extensões universitárias? Uma aqui outra acolá, com todos esses milhões?

Se o Hospital Dutra é dito em Brasília como referência, por que só realiza cirurgias de alta complexidade? Por que existe uma fila de mais de 3 mil pessoas esperando? Por que a média do curso de medicina foi de 2,8 e subiram para 3 e, assim, ficar em satisfatório? Quer enganar quem?

Está na hora do Ministro Haddad se manifestar, caso contrário ficará claro que ele é conivente com a falta de respeito com a coisa pública. O mesmo acontece com o Ministro da Saúde, pois um hospital universitário, que recebe milhões do MEC e do SUS deveria por obrigação está formando profissionais para trabalhar com a população carente desse país, ou seja, a maioria esmagadora, cujos problemas de saúde são mais de média complexidade e não de alta complexidade como acontece hoje no Dutra, como a cirurgia preferida e famigerada “redução de estomago”, enquanto uma cirurgia de apendicite não se realiza. Afinal, o Estado está formando profissionais liberais para ganhar dinheiro dos milionários ou para suprir as necessidades do povo brasileiro? Isso é Justo?

Na verdade, essa deficiência do MEC em fiscalizar de fato as universidades é antiga. A Secretaria de Educação Superior  é responsável pelas instituições federais de ensino superior e pelo controle do setor privado. Essa Secretária deveria mostrar maior interesse pelo controle educacional, econômico e físico das instituições.

  Publicado em: Governo

4 comentários para Quem de fato fiscaliza a UFMA, principalmente o seu hospital e suas fundações?

  1. universitário/ufma disse:

    A PIOR GESTÃO DA UFMA (hospital dutra, fund sousandrade, hos hinfantil, campus de são luis e do interior) ESTÁ SENDO ESSA DO NATALIO!!!!!!

  2. Sebastião Santos disse:

    E quem fiscaliza os Correios do Maranhão

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos