O futuro é aqui!!!

Publicado em   28/nov/2011
por  Caio Hostilio

Brasil e a crise 10: a revolução nordestina

Por luisnassif

Coluna Econômica – 28/11/2011

A evolução da economia mundial e brasileira abre um mar de oportunidades para uma das regiões historicamente mais estagnadas do país: o nordeste.

Como lembra José Sydrão de Alencar Jr, diretor de Gestão e Desenvolvimento do Banco do Nordeste, até 1760, antes da transferência da capital para o Rio de Janeiro, havia duas colônias portuguesas no país: Grão Pará (Maranhão) e a colônia do Brasil.

Nos primeiros anos de colonização a do nordeste era a mais rica. A descoberta das minasem Minas Geraise a mudança da capital para o Rio mudou o eixo.

Hoje o Nordeste pode desempenhar papel central na geopolítica internacional do país. A África é a nova fronteira agrícola da humanidade. O NE é porta de saída para África, Estados Unidos e Europa.

Comentário do blog: Por diversas vezes chamei a atenção aqui nesse blog sobre esse assunto abordado por Luiz Nassif. A competitividade no mercado internacional se mobiliza para buscar melhores logísticas que diminuam o preço e é nesse cenário que o Maranhão leva duas vantagens sobre os outros estados brasileiros, mas que não chama a atenção dos maranhenses, contudo as indústrias e o agronegócio já estão de olhos bem abertos sobre o Maranhão. Aqui o debate apenas se limita ao jogo pelo poder e apresentar o estado como fim do mundo… Pena que os maranhenses pensem assim, pois os aventureiros dos estados mais desenvolvidos já estão invadindo o Maranhão em busca desse eldorado… Não vai demorar em muitos chorarem o leite derramado!!!

Atualmente a disputa por preços compensadores estão em busca de dois fatores primordiais da logística. A Primeira é Supply Chain ou logística integrada. Nesse ponto os países orientais adotaram e implementaram bem esse sistema, por isso vemos o domínio deles em diversos setores industriais, como o automobilístico, o de aparelhos telefônicos e eletrodomésticos, principalmente TVs, aparelho de som etc.

Os maranhenses precisam saber que o processo de globalização tem exigido a reestruturação das empresas para sua sobrevivência e desenvolvimento, a busca de vantagem competitiva, pela incorporação a seus produtos, da cadeia de valor dos clientes, e, no relacionamento interempresarial, novas formas de administração de suas cadeias de suprimentos. Os serviços de logística se mostram mais abrangentes, na estratégia e processo produtivos, numa nova caracterização da atuação de operadores logísticos. Na sua terceirização, tendência firme que se constatou, teoricamente, poderiam se apresentar alianças estratégicas entre empresas.

Nesse ponto, muitas indústrias e seus parceiros irão buscar cidades geograficamente perfeitas para usar a outra parte que o comércio internacional vem buscando, o transporte mais barato. Nesse sentido, A cidade de Açailândia/Ma leva uma vantagem imensa, visto que ela possui o cruzamento de duas ferrovias, a de Carajás e a Norte/Sul. Com certeza é um eldorado que os maranhenses ainda não vislumbraram, mas os desbravadores de outros estados já descobriram e vem saindo na frente.

Enquanto os políticos maranhenses se limitaram na última década a disputas idiotas pelo poder, as empresas estabelecidas nos outros estados brasileiros vêm trabalhando de forma obstinada para tornar seus produtos mais competitivos, investindo em qualidade e preços atrativos para o mercado nacional e internacional. “Porém, está se percebendo que não basta ser competitivo somente dentro da empresa, pois está se perdendo justamente no custo logístico, ou seja, da porta para fora da empresa. Aqui no Brasil estes custos são aproximadamente de 30% a 40% maiores se comparados aos do mercado americano ou europeu. Com isso, entra o porto do Itaqui, que já desponta como o segundo do Brasil.

Enquanto os maranhenses dormem e só pensam nas disputas politiqueiras, o Brasil já mostra uma evolução significativa nos transporte ferroviário, cuja ferrovia Sul/Sudeste deve se encontrar com a Norte/Sulem Anápolis-GO. Osinvestimentos em portos são, sem sombra de dúvida, o que mais se destaca e o que vai render ao país grandes frutos nos próximos anos e o Porto do Itaqui é o que melhor traduz tudo que os exportadores brasileiros esperam, pois é o único no Brasil que tem condições de receber os maiores navios; o que está mais próximo da Europa e dos USA, além de ficar próximo do Canal do Panamá, que será alargado, com isso dando passagens a navios de grande porte, deixando a Ásia também próxima do Itaqui.

Abram os olhos, maranhenses!!!

  Publicado em: Governo

Uma comentário para O futuro é aqui!!!

  1. […] Fiz um comentário numa matéria do Luís Nassif: Atualmente a disputa por preços compensadores estão em busca de dois fatores primordiais da logística. A Primeira é Supply Chain ou logística integrada. Nesse ponto os países orientais adotaram e implementaram bem esse sistema, por isso vemos o domínio deles em diversos setores industriais, como o automobilístico, o de aparelhos telefônicos e eletrodomésticos, principalmente TVs, aparelho de som etc. […]

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos