Desabafo de um oficial da PM

Publicado em   27/nov/2011
por  Caio Hostilio

Recebi este desabafo em forma de email e publicarei na integra, visto que muito do que está dito, eu comungo, visto que em minha opinião, a Polícia Militar, isso de todos os estados, passou a ser comandada por coronéis PM que transformaram uma instituição centenária numa espécie de sede de partidos políticos, fugindo, com isso, de seus deveres constitucionais.

As Policias Militares do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Goiás, conseguiram resgatar a dignidade da instituição depois que afastou todos aqueles que não comungavam nos ditames mais sublimes da Policia Militar, o de resguardar o direito de ir e vir dos cidadãos.

Por mais que queiram difamar a ditadura, uma coisa não se pode negar, as Policias Militares era comandada por coronéis do Exército, que dava uma postura de respeito hierárquico, coisa primordial em quartéis de qualquer natureza, seja das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares.

A Polícia Militar não pode se sujeitar aos desmandos politiqueiros.

Um exemplo claro do que estou falando… Nos anos de 1978 a 1982, a PM de Brasília tinha dois esquadrões super respeitados: A Rocan e a Patamo… Essas duas unidades tinham liberdade de atuação nos lugares mais requintados da Capital do Brasil, como o Gilberto Salomão do Lago Sul ou na Rua do Arabesk, 109 Sul. Podia ser filho de militar, filho de ministros de estado, filho do governador do DF e até familiares do Presidente da República… Se tivesse transgredindo a ordem, era levado preso mesmo… Não adiantava dizer que era filho de sicrano ou beltrano. Muitos não sabem, mas os filhos do coronel Jarbas Passarinho e ex-ministro da Educação, que estudavam no Caseb, assim como eu e outros filhos de militares do Exercito, fomos diversas vezes revistados por policiais da saudosa Patamo… Um ministro da época chegou a deixar o governo porque seu filho praticou um atropelamento criminoso no eixo sul. Como as coisas mudaram!!! Confundem democracia com anarquia, quando a democracia para se consolidar de fato é preciso o respeito às leis e a constituição!!!

Na verdade, a Polícia Militar do Maranhão, para ser resgatada, seria necessária que mandasse para reserva a maioria esmagadora de seus coronéis e que a promoção para qualquer patente fossem por critérios realmente militares, como cursos de aperfeiçoamento, relações humanas, bravura, determinação, comprometimento com a instituição e, por fim, por tempo de serviço. Caso contrário a PM maranhense, assim como de muitos estados brasileiros, continuarão a balburdia que estamos vendo e a disputa politiqueira dentro da caserna…

Falam em luta por salários… Isso é realmente natural em qualquer classe, mas já imaginaram se as Forças Armadas entrassem em greve e invadissem o Congresso Nacional?

Abaixo o desabafo:

Oficialpolicialmilitar PMMA

oficialpolicialmilitar@yahoo.com.br

CARTA DE UM POLICIAL MILITAR

Gostaria de expressar minha preocupação nesse momento de esquina histórica instalado na minha Polícia Militar e em todo o espectro da secretaria de segurança pública. Sou Oficial da PMMA e sempre fui acostumado a ver desmandos, incompetências e subserviências serem aclamadas como atos diferenciais que acarretavam promoções de pessoas cujo preparo profissional, ético e moral não encontravam materialidade. Assim, como nada mudava e as coisas eram assim porque sempre foram, eu me acomodava, incomodava e acatava… Era o sistema, sabem como é?

Agora, minha combalida alma de resignado e disciplinado oficial assiste a um Juiz Corregedor alegar com todas as vogais e consoantes que um desses que assisti, por sua vez, seguindo a tradição, atropelar competências, pois era amigo do Secretário de Cultura e aboiador, ascender ao Comando da Instituição, lugar que requer preparo diferenciado em questões de emprego, liderança, convencimento, empatia e interesses com a tropa toda, seria despreparado para o cargo e que, sua falta de traquejo e habilidades acarretaram uma crise sem precedentes, inclusive para toda uma estrutura governamental, eu escutei ECO de minhas convicções, sistematicamente, estupradas em anos de honestas jornadas de trabalho e comiseração.

o Juiz detalhou em partes da peça jurídica em que negou a prisão dos líderes da Paralisação de Policiais e Bombeiros Militares, uma descrição pessoal do comando do coronel Franklin Pacheco a frente da Polícia Militar, disse, entre outras coisas, textualmente que. “Temos à frente da instituição militar estadual um comandante de operosidade caracterizada por fragilidade que salta aos olhos de todos, mercê do despreparo de que padece referida autoridade para o cargo que exerce”.

Esse mesmo Comandante que promoveu um assessor seu(muito bom por sinal) extemporaneamente, a frente de dezenas de outros IGUALMENTE preparados e que ficaram desmotivados e desprestigiados pois, acreditavam em suas qualificações e não foram promovidos por não comungarem da bajulação da corte empossada por Governos que jamais buscaram elementos técnicos para tomar decisões sobre a Polícia Militar.

Resultado disso??? Abram as janelas ou saiam às ruas e verão o medo e a incerteza no semblante de cada cidadão… Todos sofrem por decisões políticas para cargos técnicos.

Outro resultado disso também é a fragmentação das tropas de policiais militares e bombeiros militares que, aos poucos, começam a acreditar numa mudança sem precedentes e, pouco a pouco, engrossam o grito nos corredores da Assembléia Legislativa. E o Coronel Comandante Geral, ao enfrentar o movimento logo de início, não se apercebeu que muitos não aderiram e ficaram nos quartéis a espera de suas palavras e convocação… Palavras essas que não vieram pois ele estava despreparado para lidar com uma crise que deixou tomar consistência de greve.

E esses mesmos que permaneciam no front e aguardavam seu Comandante, para reconhecer-lhes o esforço, aos poucos estão aderindo ao grito da maioria e estão deixando seus postos de resistência nas unidades… abandonados por quem não sabe nada sobre comandar e a quem ainda há pouco dedicavam lealdade por reflexo de formação.

É senhores, reconhecimento é moeda rara para ser aguardada de quem não tem preparo. A tropa está cansando de não ter comandante e o comandante está, somente agora, saindo, muito a contra gosto, de seu gabinete refrigerado e conhecendo sua tropa de farrapos, pena que dois anos após de cansaço…

Lamento, por fim, que agora, que o barco esteja afundando e o Exército esteja tomando rédeas, outros Coronéis estejam querendo aderir à paralisação. Não por convicção, mas por medo que, com um novo rei, a corte se desvaneça e suas beneces se acabem…

Senhores, nós Oficiais e praças, não somos tolos! Estamos em greve por melhores salários e não por discernimento… A tropa de elite do comandante(BME) já aderiu e agora os oficiais, lentamente, começam a desistir de lutar pelo que foram educados a serem fiéis e começam a pensar em um novo futuro, longe desses dinossauros despreparados..

Um Oficial Policial o Militar

CARTA DE UM POLICIAL MILITAR 

  Publicado em: Governo

18 comentários para Desabafo de um oficial da PM

  1. KELSON RAVES disse:

    ESSE E-MAIL FOI CRIADO POR VC..NAUM TENTE DEFENDER…
    Realmente vc perdeu nestes últimos dias várias oportunidades de ficar calado. É obvio que a cidade não está segura, e por isso tranquila, como vc fala; a força nacional não conhece a cidade e o estado, e o Exército não tem preparo para intervenções urbanas, além disso é lógico concluir que os marginais de toda espécie estão mega contentes com essa greve e preparados para aproveitarem as oportunidades. Basta sair na rua para perceber o clima de apreensão da população. A governadora tem o dever de resolver esse problema, sem mais falsas promessas, e colocando gente competente pra administrar a crise.

  2. Karoline Fagundes disse:

    Caio por que não divulga a decisão proferida pelo juiz auditor da justiça militar do estado? Por que essa não interessa a sua patroa? Quero saber o que vai acontecer agora! Será que Sinhá Moça em mais um de seus chiliques vai determinar que o Presidente do TJ afaste o referido juiz? Dessa senhora pode-se esperar qualquer coisa. Governa um estado como uma menina de 4 anos brincando de casinha de boneca!
    Se não quer publicar, aqui vai algumas das críticas presente na decisão:
    “Temos à frente da instituição militar estadual um comandante de operosidade caracterizada por fragilidade que salta aos olhos de todos, mercê do despreparo de que padece referida autoridade para o cargo que exerce”.
    “… constitui fato demonstrador da mediocridade funcional do Cel Franklin Pacheco”.
    “… a debilitada autoridade do sr.comandante deixa-o inoperante diante desse movimento de paralisação”.
    Ainda existe gente competente nesse estado (com letra minúscula mesmo) que não se rebaixa aos Donatários! e outra coisa, a promotoria já havia negado, e vocês (Caio babao, Marco e Decio) forjando notícias! Que vergonha!

  3. Karoline Fagundes disse:

    POLICIAIS MILITARES NÃO TÊM NENHUMA INTENÇÃO DE CRIAR PÂNICO A NINGUÉM…MAS, “ILUSTRE” BLOXIQUEIRO, VC E NEM NINGUÉM PODEM NEGAR A NOSSA IMPORTÂNCIA, CERTO? AS SITUAÇÕES EM QUE A SOCIEDADE DEMONSTRA INSEGURANÇA É UMA CONSEQUÊNCIA NORMAL E INERENTE ÀS CIRCUNSTÂNCIAS…SUAS TENTATIVAS DE FAZER COM QUE AS PESSOAS NÃO TENHAM MEDO E RECEIO DIANTE DESSE QUADRO EFETIVAMENTE NÃO SURTIRÃO EFEITO, POIS É ALGO NATURAL…SÓ PRA FINALIZAR: NÓS MILITARES NÃO TEMOS NENHUM PRAZER EM QUALQUER SITUAÇÃO QUE VENHA CAUSAR DANO À POPULAÇÃO E PEDIMOS QUE A SOCIEDADE ENTENDA QUE ESTAMOS REIVINDICANDO PERDAS SALARIAIS(NÃO É AUMENTO) E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO…SE TU NÃO SABE, GRANDE PARTE DOS COLETES DA PM ENCONTRAM-SE VENCIDOS…TÁ ERRADO MOSTRAR ISSO À SOCIEDADE????ISSO É CRIME TAMBÉM? AGORA TU PODES MUITO BEM IR PERGUNTAR PRA TUA MADRINHA O QUE ELA FEZ COM OS 12 MILHÕES DO ORÇAMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA…PASSAR BEM.

    • Caio Hostilio disse:

      Tudo vai parar!!! todos os bancos, todo o comércio, todos os bares, todos os supermercados, todos puteiros… Rapaz, fiquei sabendo que até os navios estão dando meia volta… Até os policiais em greve no camping da Assembléia Legislativa vão fechar as portas… Aviões também não vão mais pousar… os postos não vão mais abastecer… A maré não vai mais encher… O Rio Anil e o Bacanga não vão mais receber tanta merda… Vão esvaziar a Lagoa da Jansen… Estão saindo por minuto do Maranhão, mais de 5 mil carros fugindo para o Pará, Piauí e Tocantins… Ouvi dizer que a Base de Lançamento está com um foguente com a capacidade para 1000 mil pessoas rumo a Lua…. Olha!!! Karoline, acho que vou partir agora mesmo, depois desse seu alerta!!!

  4. Daniel Marques de Azevedo disse:

    os bancos do brasil ta mandado oficio para todas as prefeituras e os comercio dizendo que vão suspender o atendimento ao publico devido a paralisação das forças de seguranças do estado do maranhão, devido a greve. Nos interiores alem de arrastão os bandidos tão assaltando e tomando as motos e amarrando as pessoas, só em Timon mataram pessoas em assalltos e em em todo lugar tá um absurdo. Será que essa governadora não tá vendo isso? A maioria dos policiais que estão pedindo aumento , além de estão pedindo uma coisa que eles tem direito, votaram nela. Eita Maranhão que não tem jeito. Você liga no jornal nacional qndo vão falar do maranhão é dizendo que o maranhão é o estado mais pobre, é que não tem UTI para as crianças, é que os policiais estão em greve, é que o sarney tá andando com helicoptero do estado, é que Sarney .. e por ai vai

    • Caio Hostilio disse:

      Poxa!!! Não é só o BB!!! São todos os bancos, todo o comércio, todos os bares, todos os supermercados, todos puteiros… Rapaz, fiquei sabendo que até os navios estão dando meia volta… Até os policiais em greve no camping da Assembléia Legislativa vão fechar as portas… Aviões também não vão mais pousar… os postos não vão mais abastecer… A maré não vai mais encher… O Rio Anil e o Bacanga não vão mais receber tanta merda… Vão esvaziar a Lagoa da Jansen… Estão saindo por minuto do Maranhão, mais de 5 mil carros fugindo para o Pará, Piauí e Tocantins… Ouvi dizer que a Base de Lançamento está com um foguente com a capacidade para 1000 mil pessoas rumo a Lua…. Olha!!! Estou vendo como vou fazer!!!

  5. Daniel Marques de Azevedo disse:

    OS MENTIROSOS QUE PUXAM SACO DO GOVERNO DIZEM QUE TA TUDO TRANQUILO, NAO EXISTE ARRASTAO, ETC E TAL. ESSE POVO NAO MORAM AK NO MA, SÓ PODE, ONTEM MESMO PASSAMOS HORRORES NO SERVIÇO, 04 HOMENS ARMADOS ENTRARAM NA CLINICA ONDE TRABALHO, ASSALTARAM CLIENTES, LEVARAM DINHEIRO DO CAIXA, FOI UM HORROR, TUDO ISSO POR CULPA DESSA INSENSIVEL, ESSES BABOES DELA NAO VIVEM AK SO PODE.
    PODEMOS VERIFICAR ONTEM O REAL VALOR DOS PMS, NOS SENTIMOS DESPROTEGIDOS E O Q ENFRENTAMOS ONTEM ESSES POLICIAIS ENFRENTAM TODOS OS DIAS, ELES SAO HEROIS, MERECEM SIM RECEBEREM UM BOM SALARIO.

    • Caio Hostilio disse:

      Camarada, eu vi ontem 154 assassinatos, 200 arrastões, 120 assaltos a bancos, 500 assantos em onibus e muita sacanagem lá na Assembléia Legislativa…. Caramba!!! estou muitooooo preocupado.

  6. Thiago Azedias disse:

    Cara deixa de ser puxa saco e para analisar que diariamente o caos na segurança publica de São Luis e no Maranhão está implantado. Assaltos, homicídios, estupros, e furtos acontecem mesmo com a polícia na rua, agora imagina sem a polícia na rua? Esse efetivo da segurança nacional que está na cidade é só para prestar segurança ao patrimônio da elite, a população está jogada as cobras. E tu vens com essa conversa que o povo está aterrorizando a população nas redes sociais, quem está aterrorizando a população é essa Gangue maldita que está instalada na administração publica do Maranhão há 50 anos, fazendo nosso povo sofrer nas mãos da miséria.

  7. Thiago Azedias disse:

    POSTA ESSE E-MAIL DE UMA CRIANCA DE 10 ANOS.
    Senhora Governadora Roseana Sarney
    Eu tenho apenas 10 anos de idade e até agora não entendi por que a Senhora que prender meu Pai, ele é Policial Militar e sempre ele me conta dos bandidos que ele já prendeu, às vezes fico esperando ele chegar do seu serviço para contar minhas historias. Mais hoje vi na TV que a senhora pediu a prisão dele e de seus amigos, porque será? O meu pai não é bandido. Não fez nada de errado. Perguntei para minha mãe qual seria os motivos pelo qual a senhora queria prender meu pai. Ele me respondeu que a Governadora não queria aumentar o salário de meu pai. – “Só por isso mãe”? -“Sim meu filho”, ela me respondeu.
    Fiquei muito triste com a senhora, até a foto que meu Pai tirou ao lado da Senhora, tirei da Sala, meu pai ainda nem sabe que tirei, pois está com dois dias que ele não vem aqui em casa. Acho que ele vai ficar com raiva de mim, por ter tirado essa foto dele com a Senhora da sala. Pois quando eu perguntava para ele quem era essa mulher, ele me respondia: “é uma grande amiga do Papai”. Isso sempre dizia para meus amigos, que o meu papai era amigo da Governadora Roseana Sarney.
    Vou explicar porque tirei a foto do meu pai e da governadora Roseana Sarney da parede. É que ontem a noite um amigo chegou lá em casa debochando de mim dizendo. “Amiga de seu papai mandou prender ele”, debochou. Até briguei com esse meu amigo, fomos aos tapas e minha mãe brigou muito comigo por essa minha atitude.
    É por isso que resolvi escrever essa carta para a senhora, para lhe pedi que não prenda meu Papai, ele é seu amigo. Quero mostrar para os meus amiguinhos que realmente é verdade a história que meu pai conta para mim,que é seu amigo.
    Escrevo essa carta com ajuda de minha mãe. Ela até disse que era em vão escrever está carta, mais eu disse: “Mamãe se ela for realmente amiga de meu Pai ou se ela tiver um filho de minha idade vai saber que é ruim está longe de um pai tão legal igual o meu”.
    Governadora meu pai é o melhor pai do mundo e ele não é bandido para ser preso. Vou está aqui pedindo para o papai do céu para abençoar a Senhora Governadora e ao meu pai e seus amigos.

    Papai te amo

    • Caio Hostilio disse:

      Vou publicar, mas com certeza issa carta não partiu de uma criança, mas sim de um grevista que quer passar a imagem de que sua irregularidade e inconstitucionalidades são para o bem da coletividade.

  8. Hiderlan de Oliveira Doudement disse:

    “Um Oficial Policial Militar”. De início ele até que escreve bem,peca ao não se identificar,mostrando de modo cristalino, que é um covarde,omisso,verdadeiro “bosta de boi”. Em todos os comentários que faço,em vários blog, sempre me identifico e não me escondo.Você,se és oficial da PMMA,não vale as Estrelas que ostentas. Hiderlan de Oliveira Doudement. 1º Ten.QOPM.Ref.DOUDEMENT.

  9. D'ITALYANO disse:

    ESSE MILITAR QUE SE DIZ OFICIAL É UM VERDADEIRO PICARETÃO AO NÃO SE IDENTIFICAR, E AINDA MAIS COMETE FALTA GRAVE AO ATACAR O CEL FRANKLIM., ASSIM COMO ESSE INCOMPETENTE AUTITOR MILITAR DE 5ª CATEGORIA. POIS DECIDIR EM RAZÃO DE UMA CRISE NÃO É PARA QUALQUER UM, E QUERER ATACAR O COMANDANTE FOI DE UMA IGNORÂNCIA FORA DO COMUM, POIS QUALQUER UM CALOURO DO 1º PERIODO DO CFO, OU MESMO UM ALUNO DE CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS, SABE QUE, QUEM PEDE PUNIÇÃO PARA POLICIAL ,QUE TRANSGRIDE O REGIME DISCIPLINAR DA PM, É O CHEFE DO IPM, E QUE NESSE CASO NÃO FOI O COMANDANTE FRANKLIM, QUE SÓ QUIZ AGIR DENTRO DOS PARÂMETROS DO CÓDIGO PENAL MILITAR, QUE É A FONTE DA REGRA JÚRÍDICA QUE DEVE SEGUIR TODOS OS MILITARES CONCIOS DE SUAS MISSÕES.
    TÚ ÉS MAIS UM DESSES IMBECÍS POLICIAIS QUE VAI PASSAR O NATAL ANO NOVO A VER NAVIOS, SEM PODER COMPRAR UM PRESENTE PARA TEUS FILHOS, ESPOSA E PARENTES. COMPANHEIROS DA PM ESSA É A HORA DE RETROAGIR E VOLTAR AO SERVIÇO,POIS EXISTEM MÉTODOS DE DIÁLOGOS MODERNOS,ONDE TODOS VÃO SENTAR À MESA COM DEPUTADOS, SECRETÁRIOS E A GOVERNADORA, E CHEGAREM A UM RESULTADO EQUILIBRADO PARA AS PARTES.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos