Governadora Roseana visita ações da Quinzena da Saúde

Publicado em   18/nov/2011
por  Caio Hostilio

A governadora Roseana Sarney, acompanhada do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, visitou as ações da Quinzena da Saúde, nesta sexta-feira (18), no Aterro do Bacanga. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é voltada para a prevenção do diabetes, hipertensão e câncer e estará atendendo até o dia 30, no horário das 8h às 18h.

“Acredito que as pessoas estão gostando e se sentindo protegidas”, declarou Roseana Sarney. “Essa é uma ação preventiva que vai contribuir com outras iniciativas já desenvolvidas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais serviços de saúde oferecidos pelo Estado”, ressaltou Roseana Sarney. No local, a governadora conferiu o nível do diabetes e ficou satisfeita com o resultado.

Depois de percorrer as áreas de atendimento médico e de exames, a governadora foi à Academia da Saúde, onde passou por uma avaliação física e recebeu orientações nutricionais. “Esse atendimento deverá ser implantado em outras unidades da rede de saúde, pois é um aliado na prevenção”, revelou.

O secretário Ricardo Murad disse que promover a saúde não é apenas garantir assistência, mas também prevenir. “Isso aqui é apenas o início do programa, que começa a ser desenvolvido para que as pessoas possam efetivamente adquirir o hábito da preocupação de não adoecer”, destacou.

A governadora estava acompanhada dos secretários de Estado de Infraestrutura, Max Barros; Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; e Comunicação Social, Sérgio Macedo; dos deputados federal, Costa Ferreira, e estadual, Roberto Costa, entre outras autoridades.

Aprovação

Os serviços oferecidos na Quinzena da Saúde, que incluem atividades de lazer, emissão de documentos, exames preventivos do colo de útero (papanicolao), de glicemia em jejum e PSA (prevenção do câncer de próstata), têm sido aprovados pela população. Em média, são registrados 1.500 atendimentos por dia.

A dona de casa, Joana Oliveira, disse que aproveitou a iniciativa para levar uma amiga do interior para se consultar e fazer exames. “Foi tudo muito rápido e ela já vai esperar o resultado dos exames. Gostei do atendimento”, atestou.

No local, todos são convidados a praticar boas ações: doar sangue e se cadastrar para a doação de medula óssea. Materiais educativos estão sendo distribuídos com orientações sobre cinco tipos de câncer de maior ocorrência no estado: colo de útero, mama, próstata, pênis e pele, e sobre diabetes e hipertensão. As pessoas, também, estão recebendo preservativos.

Fotos: Handson Chagas

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos