Sou professor e estou comunicador… Mas orgulho-me da profissão escolhida

Publicado em   15/out/2011
por  Caio Hostilio

É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, passam pelas mãos do professor. Já Platão, na sua obra “A República” alertava a importância do papel do professor na formação do cidadão.

 No Brasil, o professor é o profissional que ministra todo o saber do conhecimento em todos os níveis educacionais: Educação Infantil, Educação Fundamental, Ensino Médio e Superior, além do Ensino Profissionalizante e Técnico.

Formei-me primeiramenteem Administração Públicae dividia a profissão escolhida a de ministrar aulas. Mas a minha realização completa foi quando me formei na área educacional… Quanta felicidade!!! Enfim o sonho realizado… As minhas escolhas não tiveram influencia da família, dos amigos ou da sociedade. Mas, sim teve uma influencia fundamental na minha missão de sempre, até hoje, mesmo estando comunicador, a de dividir e compartilhar com os outros um pouco do muito que DEUS me dá de saberes.

Para mim, ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou… É consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original…

A escolha da profissão de professor atualmente gera conflitos, pois se tornou um sacerdócio de poucos, por não ser uma profissão rentável. No passado, a escolha dessa profissão praticamente tinha uma aceitação positiva pela família e pela sociedade, sempre dentro de um contexto tradicionalista. Hoje o adolescente preocupa-se principalmente em escolher uma profissão que “poderá trazer-lhe sucesso financeiro”. O que encaro como uma normalidade ao mundo contemporâneo e competitivo em que vivemos. Pois, os conflitos mudam conforme o momento social.

Os indivíduos são formados por um processo de identificação que acaba por projetar-se em suas identidades pessoais e culturais, tornando estas mais provisórias, variáveis e problemáticas. Em tempo passado, era visto como um sujeito unificado, com uma presença estável no meio social.

O indivíduo moderno é composto não só de uma identidade unificada, mas de várias.

Neste cenário do orgulho da profissão: professor é inegável a soberania dos professores com um perfil desafiador e comprometido com o novo.

Feliz pelo dia de hoje, a todos aqueles que abraçaram a árdua missão de educar, mesmo não tendo o reconhecimento e o respeito que merece!!!

  Publicado em: Governo

4 comentários para Sou professor e estou comunicador… Mas orgulho-me da profissão escolhida

  1. neyson disse:

    lamento mais a carreira esta em extinsão por que a porfissão deixor de ser prazerosa ninguem quer cuidado com a educação dos seus netos, talvez nao tenha ou sera muito cara!!!!!1!!!

  2. Antonio Lima disse:

    Ainda que um dia atrasado: Parabéns Professor!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos