SES apresentará avanços do projeto Cuidando do Futuro

Publicado em   26/jul/2011
por  Caio Hostilio

A redução da mortalidade infantil nos 17 municípios prioritários, acompanhados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio do projeto Cuidando do Futuro, é um dos resultados a ser apresentado, nesta quartafeira (27), à governadora Roseana Sarney, em reunião marcada para as 13h, no Palácio Henrique de La Roque.

O balanço positivo vai ser exposto pela secretáriaadjunta de Atenção Primária em Saúde, Cristina Loyola, coordenadora do Projeto Cuidando do Futuro.

Desenvolvido desde dezembro de 2009, o projeto tem o objetivo de diminuir em 10% ao ano a mortalidade infantil nos municípios de sua área de abrangência. Ano passado, o governo estadual conseguiu reduzir de 500 para 110 o número de bebês falecidos, nos 17 municípios.

A ideia, centrada na Estratégia Saúde da Família (ESF), é aumentar o número de cuidadores em saúde, para se somar a médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de endemias. Para tanto, foram criadas as figuras dos cuidadores e moradores solidários, além dos anjos da guarda.

Apresentação

Foram convidados para o encontro prefeitos, secretários de saúde, coordenadores da Atenção Básica, bem como os profissionais que trabalharam no projeto.

O secretário municipal de São Luís, Gutemberg Araújo, estará presente no Seminário de Avaliação do Projeto. Embora não seja um dos 17 municípios prioritários para a mortalidade infantil, São Luis desenvolverá, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), ações semelhantes, dentro do “Projeto São Luís 400 anos”.

Cristina Loyola reservará um tempo de sua exposição para falar que dentro do Plano de Ação e Trabalho (PTA) surgiram outras ideias que foram batizadas de Maneiras Diferentes e Inovadoras (MDI). A secretária adjunta dará destaque ao “Via Láctea”, iniciativa de formação de rede solidária para a doação de leite humano. Um dos objetivos desta MDI é implantar e viabilizar uma estratégia de coleta, armazenamento e encaminhamento do leite para os bancos de leite.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos