Com a realização de mais quatro Seminários Regionais de Lideranças, agendados para acontecer até agosto, o Governo do Estado concluirá com êxito um projeto inovador, idealizado pela governadora Roseana Sarney. As próximas discussões acontecerão na quarta–feira (27) em Balsas, na sexta–feira (29), Imperatriz e dia 5 em Itapecuru-Mirim.
A meta é colher subsídios para a composição do Plano de Desenvolvimento Estadual
O governo, na avaliação do secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, contabiliza números positivos que confirmam o sucesso da ação nos sete seminários já realizados. A média de participantes é de 300 pessoas por evento. Dos 217 municípios maranhenses, 154 já foram ouvidos e apresentaram suas propostas.
Na avaliação Hildo Rocha, o êxito deve-se à consistência dos seminários e ao compromisso do governo em dialogar com a população. “A participação popular na formulação das políticas públicas motivou os políticos e as lideranças a apostarem na idéia. Isso mostra que os maranhenses acreditam no governo e estão otimistas quanto aos resultados esperados”, enfatizou.
O secretário chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, destacou outros componentes que contribuem para o sucesso dos seminários. “O governo estimula a participação da sociedade, mobiliza lideranças, orienta os participantes e proporciona as condições necessárias para ouvi-los. Dessa forma, todos se sentem motivadas a dar sua parcela de contribuição, afinal, o objetivo essencial é compartilhar idéias e somar forças para melhorar a qualidade de vida dos maranhenses”, explicou.
Região Sul
Esta semana, a caravana dos seminários chegará à Região Sul do Maranhão para realizar encontros em Balsas, nesta quarta-feira (27), e Imperatriz, na sexta-feira (29). Nas duas cidades a programação será composta por palestras e oficinas técnicas.
O secretário Luís Fernando Silva falará sobre o tema “Competências Municipais e Propostas de Parcerias entre União, Estado e Municípios”; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, abordará o tema metodologia de formulação das Políticas Públicas do Governo do Maranhão.
Nas Oficinas Técnicas, os participantes terão a oportunidade de debater as demandas dos seus respectivos municípios, responder questionários e enumerar as solicitações que deverão constar no Plano Plurianual de 2012/2015.
O encontro em São Luís, dia 30 de agosto, marcará a conclusão do projeto. Terá a presença da governadora Roseana Sarney, prefeitos, vereadores, secretários de Estado, sindicalistas, trabalhadores e lideranças de todo o estado. Na oportunidade, será feita a avaliação final e a apresentação do relatório contendo as informações e demandas dos maranhenses colhidas nos 11 seminários.
QUADRO: Açailândia, Alto Parnaíba, Amarante do Maranhão, Balsas, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Buritirana, Campestre do Maranhão, Carolina, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Governador Edson Lobão, Governador Ribamar Fiquene, Imperatriz, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Lajeado Novo, Loreto, Montes Altos, Nova Colinas, Porto Franco, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Senador La Roque, Tasso Fragoso e Vila Nova dos Martírios.
Publicado em: Governo