Assembléia da APRUMA aprova moção contra discriminação e preconceito ‏

Publicado em   13/jul/2011
por  Caio Hostilio

A Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão – APRUMA, Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior – ANDES-SN que luta por uma sociedade igualitária e plenamente democrática, tem como princípio, também, a luta contra qualquer tipo de opressão, desigualdade e discriminação que envolva classe, etnia, cultura, raça, religião, gênero, orientação sexual, idade, nacionalidade, origem regional, necessidades especiais ou patologias. 

Foram fartamente veiculadas nos meios de comunicação as denúncias feitas pelos alunos da disciplina Cálculo Vetorial do curso de Engenharia Química, de que, ao longo do primeiro semestre de 2011, o professor José Cloves Verde Saraiva se dirigiu ao aluno Nuhu Ayuba de modo preconceituoso, discriminador e racista. 

Diante desses fatos, a Assembleia Geral da APRUMA, realizada em 07 de julho de 2011, vem a público afirmar que repudia toda forma de  preconceito, discriminação e racismo. Portanto, manifesta-se pela necessidade de rigorosa apuração das denúncias feitas e, sendo as mesmas comprovadas, que se cumpra a legislação vigente. 

Por outro lado, a Assembleia Geral reconhece a necessidade de debates sobre a diversidade humana e, neste sentido, contribuirá para a elevação da consciência social na Universidade Federal do Maranhão. Ao mesmo tempo, defende a promoção de ações sistemáticas que assegurem pesquisas sobre a questão que possam contribuir para a formação dos professores e para a construção de currículos que contemplem a diversidade.

São Luís, 12 de julho de 2011. 

Comentário do Blog: Parabéns a Apruma por tomar essa decisão. É de se reconhecer que as Universidades brasileiras estão com seus corpos docentes com professores leigos, que conhecem de fato as disciplinas dirigidas, porém não possuem qualquer conhecimento em didática, ainda mais quando numa sala de aula existe a heterogeneidade e não hegemonia como os leigos acham. Lidar com educação não é ter apenas conhecimento científico para si, é preciso ter conhecimento pedagógico e linhas didáticas para que de fato exista o ensino/aprendizagem. Fico feliz em saber que serão promovidas pesquisas, como fico satisfeito em ouvir isso, pois a indissociabilidade em ensino, pesquisa e extensão não pode se distanciar da Universidade. A comunidade espera por isso!!!

  Publicado em: Governo

15 comentários para Assembléia da APRUMA aprova moção contra discriminação e preconceito ‏

  1. Wallace Marx disse:

    ….

  2. Wallace Marx disse:

    O GOVERNO ESTADO NÃO SE CANSA DE FAZER PROPAGANDA NA TV EM CIMA DE OBRA QUE AINDA ESTÃO SO NO PAPEL CASO DA LONGINQUA VIA ESPRESSA SE PELO MENOS JA TIVESSEM COMEÇADO AS OBRAS.

  3. Wallace Marx disse:

    É POR …

  4. Wallace Marx disse:

    Que bancada é essa?
    Davi com a boca no Ministro dos Transportes
    Nice Lobão a mais faltosa
    Cleber Verde e Pinto Itamaraty os que mais gastam verda idenizatoria
    Dutra e Chiquinho se esculhambando em plenário

  5. Wallace Marx disse:

    Sabe qual vai ser o resultado desse episódio absurdo? “não vai dar em nada” vai continuar o terreno no nome da Márcia marinho, vai continuar sem escola, o dinheiro pago não vai ser devolvido, Marcelo Tavares vai continuar falando ao vento, a governadora vai continuar fazendo o que quer sem nenhuma fiscalização. Aqui é o maranhão terra de Sarney aqui ele manda em todos os tribunais e órgãos de fiscalização e o povo burro vai continuar votando nela e em quem ela indicar e fim de conversa.

    • Caio Hostilio disse:

      Seria providencial que o prefeito Castelo usasse os R$ 75 milhões que ele deu sumiço para as obras do prolongamento da Litorânea…. O que você acha?

  6. Wallace Marx disse:

    CADÊ ….

  7. Wallace Marx disse:

    E agora, os 3 milhões não vão ser devolvidos??????????? Quanta falcatrua meu Deus!!!!!!!!!!!! Cadê a (IN)JUSTIÇA desse Estado?????????A população vai ficar com esse prejuízo enorme????????????

  8. I was searching for more baby beds and I found your website. Great information.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos