O pensamento, o questionamento crítico e a importância do jornalismo nesse sentido

Publicado em   05/jun/2011
por  Caio Hostilio

O pensamento crítico precisa da dúvida

“Penso, logo existo”. A frase de Descartes mostra o quanto é vital para o homem o “pensar”. O homem com as asas do pensamento viaja sem sequer sair do lugar. O pensamento permite ao homem colocar diante de si algo para ser avaliado, compreendido ou escolhido sem ter esse algo efetivamente à sua frente.

O pensamento, para ser melhor entendido, é uma atividade da inteligência e da consciência, que possibilita ao homem conhecer e aprender coisas através da abstração e da inteligência, e quando de posse desse “conhecer”, possibilita ao homem formular em si mesmo uma concepção da verdade da “coisa”. É nesse sentido que a imprensa entra como fator preponderante, através dos seus questionamentos críticos, a formular pensamentos que possam trazer várias concepções e transformar o leitor num ser pensante.

O pensamento positivo vem de várias formas, até mesmo através de uma crítica salutar. Uma pessoa pode ver uma ação como atenuante, porém seu senso crítico o leva a fazer questionamentos que enriquece o pensamento coletivo.

A vida é uma grande comunhão heterogênea de pensamentos. São eles que mostram de forma cristalina como somos e não aquilo que dizemos sobre nós. Se desejamos saber a verdade, basta avaliarmos os pensamentos de nossos semelhantes e perceberemos nitidamente, o que são e como agem de verdade. O pensamento é vivo e sempre que emitido sobre algo, se manifesta de forma patente no alvo a ser questionado.

Leia essa frase e reflita: “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.” (José Saramago).

A mídia hoje é a principal detentora do pensamento, seja ele crítica, questionadora, positiva, negativa, denunciante… Faz o homem pensar, principalmente aqueles que gostam de fazer várias leituras e assim mensurar o seu próprio pensamento.  

Nada na mídia, de início, tem um caráter negativo, na medida em que começa colocando em questão tudo o que não é público, vai de cada leitor saber tirar suas conclusões, como: “Isso é dessa forma”, “Não é bem assim”, “Isso é mentira”… O certo é que cada leitor tem uma forma de interpretação ou que pensa saber.

Por outro lado, tem também um caráter positivo que se revela na possibilidade de transformar os valores e as idéias predominantes que, a partir do momento em que são questionados, podem ser modificados. O lado positivo da postura crítica consiste na possibilidade de construir novos valores e idéias. Mas não resta dúvida de que essas novas formas de pensar, num segundo momento, serão também colocadas em dúvida e questionadas.

O pensamento crítico é uma atividade constante, um caminho a ser percorrido, constituído, sobretudo por perguntas que são mais essenciais do que as suas possíveis respostas. Por sua própria natureza, daí o ser humano transforma cada resposta em uma nova pergunta, na medida em que o seu papel é questionar e investigar tudo o que é pressuposto ou simplesmente dado. Por isso, costuma-se dizer que as perguntas são mais importantes do que as respostas.

  Publicado em: Governo

2 comentários para O pensamento, o questionamento crítico e a importância do jornalismo nesse sentido

  1. Lanny Vidler disse:

    I simply want to tell you that I am just all new to blogging and seriously liked your page. Most likely I’m likely to bookmark your website . You absolutely come with outstanding articles. Kudos for sharing your website page.

  2. I just want to say I’m all new to blogging and site-building and truly savored your page. More than likely I’m planning to bookmark your website . You definitely have great article content. Thank you for sharing with us your web page.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos