Mídia carioca destaca enredo da Beija-Flor
Aqui no Rio, as emissoras rádios, jornais e blogs destacaram o enredo da escola de samba de Nilópolis. Para os analistas carnavalescos, a Beija-Flor saiu na frente e soube escolher bem o seu enredo para o ano que vem, uma vez que é rico e bem explorável, como fez o Salgueiro em 1974 e a própria Beija-Flor em 1986, tendo como em uma de suas alas as Casas de Mina do Maranhão. Ambas foram campeãs. As outras escolas estão buscando enredos que possam trazer a história e a cultura de outros estados.
A Falácia da Carga Tributária no Brasil
O Brasil teve, em 2009, a 22ª carga tributária no mundo. Dos países que tinham carga tributária maior que a nossa, 14 eram países desenvolvidos europeus. O país mais rico do mundo, a Noruega, tinha carga tributária de 43,6% e arrecadou 25 mil dólares per capita. O Brasil tinha carga tributária de 38,4% e arrecadou 4 mil dólares PPC per capita. Gostaria que os liberais mostrassem como fazer o milagre de se ter serviços de 25 mil dóllares arrecadando 4 mil.
São Luís sediará Olympic Day este mês
O esporte atual será tema de debate no Olympic Day, que vai ser promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), de 14 e 16 deste mês, em São Luís. O objetivo é difundir os ideais olímpicos e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e saudável. A programação inclui uma palestra sobre Movimento Olímpico e Olimpismo, com o professor Sérgio Graciano; Seminário de Esporte Escolar e de Base da modalidade de Handebol, destinado a professores das áreas de Educação e Educação Física; um Teatro de Bonecos e clínica, com o atleta olímpico Robson Caetano, para alunos da rede estadual de ensino.
Alexandre Almeida na busca pelo diálogo entre Legislativo e Executivo
O deputado Alexandre Almeida (PT do B) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (2), para comentar a participação do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, em reunião realizada na presidência da Casa, na tarde da última quarta-feira (1). Segundo Almeida, presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle da Assembleia, o secretário Fábio Gondim veio participar de mais uma rodada de discussões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), encaminhada pelo Executivo para apreciação e votação do Legislativo. “Desde que assumimos a presidência da Comissão de Orçamento temos procurado aproximar os poderes, com a realização de reuniões com a participação de membros do Executivo para a discussão aprofundada dos projetos de leis orçamentárias, procedimento anteriormente inexistente”, destacou o deputado. Nessa nova perspectiva de gestão, o parlamentar informou que, em relação a LDO, o secretário Gondim sempre tem se colocado à disposição para dirimir qualquer dúvida, assim como tem acatado as sugestões do Legislativo. O parlamentar ainda frisou que no dia 17 de maio, a Comissão de Orçamento fez uma reunião onde estiveram presentes, além do secretário Fábio Gondim, o secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva e o secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha.
Francisco Escórcio debate regulamentação de moto-táxi
O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) destacou, durante reunião ordinária da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (1º/06), a importância de os estados brasileiros regulamentarem a prestação do serviço de transporte remunerado de passageiros em motocicletas e motonetas, o chamado moto-táxi. Como membro titular da Comissão, Francisco Escórcio lembrou da importância do serviço prestado principalmente em regiões mais carentes do País. A Comissão aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar 394/08, que autoriza os estados a estabelecer legislação regulando a prestação do serviço de moto-táxi. “Esse é um tema que hoje se faz presente para discussão em quase todos os estados brasileiros, principalmente os mais pobres. Chamo a atenção para a necessidade urgente de aprovarmos essa matéria porque estamos tratando de um serviço prestado atualmente e que é de grande valia para a população mais carente”, destacou Escórcio.
Tribunal define valor de gratificação para juiz diretor de fórum
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) definiu em 5% do valor da remuneração do juiz a gratificação a ser paga aos magistrados que ocupam cargo de direção de fórum. Proposta de projeto de lei que fixa o percentual foi aprovada por unanimidade na sessão plenária desta quarta-feira, 1º. O documento será encaminhado à Assembléia Legislativa do Estado para apreciação dos deputados.
Os desembargadores concordaram com a sugestão do desembargador Raimundo Cutrim, de fixar um valor único em termos percentuais, mas que será diferenciado em razão da remuneração de cada juiz, de acordo com a entrância em que ocupar o cargo: inicial, intermediária ou final.
Presente à sessão, o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz José Brígido Lages, disse que a gratificação servirá de estímulo para todos os juízes, não apenas para os que já ocupam cargo de direção.
O presidente da AMMA lembrou que outro projeto de lei de criação da gratificação já havia sido aprovado pela Assembléia e sancionado pela governadora Roseana Sarney, mas a parte que estabelecia a fixação do valor por meio de resolução do TJMA foi vetada. Por causa disso, um novo projeto de lei foi proposto, desta vez somente para fixar o percentual.
Publicado em: Governo
Estimado CAIO HSOTILO, antes de mais nada, nossos parabéns pelo BLOG, mas a nossa memória falha mesmo, aina mais sobre carnaval e futbol.
Devo dizer que em 1986, a Beija-Flor teve como tema ‘O Mundo e´uma Bola’, e foi vice, a campeã foi a Mangueira.
Das escolas que já falaram do Maranhão, apenas o Salgueiro foi campeão, como vc colocou em 1974. Aliás no carnaval de 2007, a Beija-Flor falou da África, e no seu desfile tinha um carrso da Casa das Minas, por sinal belíssimo, e a escola foi campeã.
CARNAVAL DE 2001 – Com enredo ‘A SAGA DE AGOTIMÉ’ falando da Casa das Minas, em 2001, a Beija-Flor, não foi campeã, o título ficou com a Imperatriz Leopoldinense, falando da história da Cachaça.
Enredos sobre o Maranhão em SP e no RJ
Mangueira 1952
Gonçalves Dias
Mangueira 1958
Canção do Exílio
Unidos do Viradouro 1960
Catulo da Paixão Cearense
União da Ilha do Governador 1962
Catulo da Paixão Cearense
União da Ilha do Governador 1973
Y Juca Pirama
Salgueiro 1974
O rei de França na ilha da assombração (Campeã)
Acadêmicos de Santa Cruz 1977
Luar do Sertão – Catulo da Paixão Cearense
Renascer da Lapa (SP) – 1982
O Touro Rei do Maranhão na Praia dos Lençóis
União da Ilha do Governador 1990
Sonhar com Rei dá João (homenagem a Joãosinho Trinta)
Unidos da Ponte 1994
Marrom da Cor do Samba (Alcione)
Mangueira 1996
Os Tambores da Mangueria na Terra da Encantaria
Gaviões da Fiel (SP) 1999
O Príncipe Encoberto ou a Busca de Dom Sebastião na Ilha de São Luís do Maranhão (campeã)
Beija Flor 2001 (Vice-Campeã)
A saga de Agotime – Casa das Minas
Acadêmicos do Grande Rio 2002
Os papagaios amarelos nas terras encantadas do Maranhão
Acadêmicos do Tucuruví (SP) 2010
São Luís do Maranhão: um universo de encantos e magias
É verdade… Olha que sou carica… Mas é como você disse: As vezes a gente erra… obrigado pela correção, fica aqui registrado. Por outro lado, mereço um desconto, pois sou torcedor da Mocidade.