Como definir o povo brasileiro?

Publicado em   30/maio/2011
por  Caio Hostilio

O povo brasileiro é, em geral, solidário e muito atencioso; talvez o povo mais pacífico e mais caloroso do mundo. Aliás, aqui tudo é o maior do mundo. E o pior também. A expressão o mundo é uma unidade de medida muito utilizada com extrema freqüência. Se alguém desejar banalizar algumas expressões, basta trazê-las para cá. Elas o serão com uma extrema facilidade e rapidez. São tão banalizadas, que nem mesmo o comércio as utilizam. Preferem usar, nos slogans e nos panfletos, palavras francesas e americanas. Os legítimos termos em português não têm a menor força. Prefere-se sale a saldo ou liquidação. Este então é o símbolo maior do complexo de inferioridade deste povo.

Ele, na verdade, tem enorme capacidade de transformar tudo, em algo de tamanha inutilidade. É impressionante o seu poder destruidor. Para isso a língua portuguesa até parece lhe cair muito bem.

Poucas palavras têm um emprego tão freqüente quanto a palavra povo. Na linguagem política, nenhuma a excede em uso. “Vontade do povo”, “interesse do povo”, “defesa do povo”, são expressões correntes, repetidas por quantos falam e escrevem. Como o ato político por excelência, nas democracias do tipo do Brasil, é o ato eleitoral, — quando são escolhidos os “representantes do povo”, — a realização desse ato, dos preliminares à apuração de resultados, corresponde a um período em que o consumo da referida palavra é mais intenso: todos os interessados dizem dirigir-se ao povo, apelam para o povo, proclamam os direitos do povo.

Esse uso imoderado, embora natural nas condições em que vivemos, por parte de pessoas as mais variadas, e dirigindo-se, também, aos grupos mais variados, deu à palavra povo uma significação tão genérica que a despojou de qualquer compromisso com a realidade. Na boca ou na pena dos homens públicos, hoje, — e claro está que isso não acontece somente no Brasil, — povo é uma abstração. Cada um é livre de atribuir à palavra povo o significado que bem imaginar. E, particularmente, incluir-se em pessoa naquilo que imagina ser o povo. Mesmo na linguagem política, — e é no plano político que o seu uso tem importância, — aquela palavra mágica, refrão a que todos se apegam, fórmula para todos os problemas, sésamo para todas as portas, não tem limitações, contorno, características.

Expressa, de modo vago aliás, todos os que participam da vida política, e mesmo a maioria dos que dela não participam. Ninguém aceitaria a sua própria exclusão do campo a que se aplica o letreiro povo. Todos se consideram povo. Uma secreta intuição, entretanto, faz com que cada um se julge mais povo quanto mais humilde a sua condição social: é este um título, aliás, — e o único, — de que os desfavorecidos da sorte não abrem mão. Eles nada possuem, mas por isso mesmo orgulham-se de ser povo. Esse orgulho corresponde, espontaneamente, ao sentido da definição que liga o conceito de povo à situação econômica dos grupos, camadas ou classes sociais.

Diante disso, é que vemos os excluídos se contentar com tal pouco. Por outro lado, os políticos sabem que as cobranças pelo povo não virão de forma mais contundente, cujo resultado é a não aplicação dos recursos públicos corretamente nas políticas públicas.

  Publicado em: Governo

5 comentários para Como definir o povo brasileiro?

  1. It’s always nice when you can not only be informed, but also entertained! I’m sure you had fun writing this article.Excellent entry! I’m been looking for topics as interesting as this. Looking forward to your next post.

  2. Paul Troiani disse:

    I just want to say I am beginner to blogging and site-building and definitely enjoyed your page. Likely I’m planning to bookmark your blog post . You absolutely have fantastic articles and reviews. Bless you for revealing your web page.

  3. Trudi Ovall disse:

    It’s always nice when you can not only be informed, but also entertained! I’m sure you had fun writing this article.Excellent entry! I’m been looking for topics as interesting as this. Looking forward to your next post.

  4. I simply want to say I am all new to blogging and seriously enjoyed this website. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog post . You certainly come with impressive well written articles. Thank you for revealing your blog site.

  5. Myron Woodson disse:

    I simply want to mention I’m beginner to blogging and seriously loved you’re website. Almost certainly I’m going to bookmark your blog post . You absolutely have remarkable stories. Thank you for revealing your web-site.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos