Conversando com Castelo

Publicado em   29/maio/2011
por  Caio Hostilio

Estava em Brasília para resolver problemas familiares e cheguei agora pouco, num vôo da TAM. Até aí nada de interessante para população ludovicense. Porém, estava no mesmo vôo o Prefeito João Castelo e a deputada Gardeninha Castelo, que foram a Brasília para um encontro do PSDB.

Tive a oportunidade de bater um papo com o prefeito Castelo sobre o post “Que pena!!! São Luís vem perdendo seu atrativo turístico!!!”, cujo objetivo foi mostrar o abandono da cidade de São Luís, que é considerada por muitos ainda como um dos patrimônios históricos da humanidade.

O que me fez fazer esse artigo foi um dos médicos que esteve atendendo aminha filha (Brasília), que sempre teve vontade de conhecer São Luís, coisa que fez e saiu muito decepcionado com a falta de cuidado com um dos maiores acervos histórico já visto por ele.

Falei sobre o artigo com o Prefeito e a conversa que tivera com o médico. Questionem muito ao prefeito a falta de união dos governantes e demais autoridades, para que lutem pela preservação histórica e cultural de São Luís.

O Prefeito João Castelo, político esperto e o gestor responsável pela capital, disse-me que a governadora Roseana Sarney não dar abertura para conversas e que eu podia tirar essa dúvida com o pai dela José Sarney. “A imprensa dela só sabe desmoralizar a minha gestão, mas não ajuda. Ninguém tem coragem de falar que a administração dela é nota zero”, disse Castelo.

Não sei se o prefeito teria dito isso, com muita educação, ainda revoltado pela derrota do aumento absurdo do IPTU pela Justiça, haja vista que sempre vi a governadora Roseana buscar por diversas vezes uma aproximação, mesmo que institucional, para que pudesse dar uma melhor qualidade de vida aos ludovicenses, tal como ela faz com o outro tucano Sebastião Madeira.

Um exemplo claro disso e falta de autorização da Prefeitura para que o governo construísse uma ponte de aproximadamente 30 metros, que ligaria a Avenida Litorânea diretamente ao Olho D’Água, com isso desafogando a trânsito caótico da Avenida dos Holandeses, principalmente nos horários de pico.

O certo é que um Patrimônio Histórico é um bem de todos e seus administradores tem por obrigação conservá-lo. A riqueza material, natural, infraestrutura possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.

Há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos da humanidade, através de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais. Coisa que não vemos em São Luís.

Mundialmente, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade.

No Brasil, existe o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Este órgão atua, no Brasil, na gestão, proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil.

Quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido, nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído.

Os bens naturais de uma região entram no rol do patrimônio natural ou ecológico. Patrimônio imaterial são danças, festas, culinárias, contos, casos, etc. e patrimônio material são prédios, acervos de museus, bibliotecas, etc.

Hoje existem diretrizes para a conservação, manutenção e restauração do patrimônio cultural, expressas em Cartas Patrimoniais e propagadas por órgãos internacionais e instituições acadêmicas.

Prefeito João Castelo, a governadora Roseana sempre esteve com Vossa Excelência, conforme fotos acima. Não esqueça que o gestor de São Luís é o senhor, que tem obrigação buscar parcerias. Para isso, precisa calçar as sandalhas da humildade, assim como fez o seu companheiro de partido, Sebastião Madeira, que vem recebendo muitas obras do governo do Estado em Imperatriz.

Não deixem esse rico acervo morrer!!! Sua manutenção, recuperação e respeito, não tem nada a ver com a hipocrisia politiqueira que se apoderou do Maranhão.

  Publicado em: Governo

32 comentários para Conversando com Castelo

  1. Deyvid Garcia disse:

    Para o Deputado e presidente da Assembéia Lwegislativa do Maranhão:
    Parabens , senhor Arnaldo Melo! Essa sua postura casa fortrmente com o espírito democrático que infelizmente ainda não foi absorvida por alguns governantes e até por parlamentares. Essa sua titude revela que o senhor ao ser eleito presidente dessa casa _que antes de tudo , teria que ser o parlatório do povo em voces incarnado_ deveria demonstrar a altivês que um orgão com a importância dela terá que assumir. O Deputado Roberto Costa , praticou improbidade contra a liberdade popular, por ser marinheiro de primeira viagem, talvês tenha tido a afoiteza de um cão pequenes, que ainda nem reconhece o seu devido lugar ou o seu adversário. Nem quero me aventurar a tanto, mas pelas demonstrações de imaturidade demonstrada o deputado recebeu a sua merecida correção. Se o povo de São Luis,_ digo, aquele que melhor reflete o estado de separação entre as classes sociais_ foi a uma audiência pública e é barrado por um parlamentar , como se ele deveras não fosse seu representante, mas representante de um grupo político, eu pergunto a quem queira responder:onde está a legitimidade desse dep. Roberto Costa, em ser nosso representasnte?_é expulso, se a imprensa também a é , a quem reralmente o deputado representa? Aliás , ele deixou bem claro que ficaria do lado dos donos do poder! O IPTU de São Luis , está gerendo toda esse celeuma, muito menos pela exorbitância dos valores coberados, e muito mais por causa da política político partidária. Sua atitude de repreender o deputado Roberto Costa servirá como parâmetros para que ele nunca tenha e nem nunca terá papel de polícia. por outro, lado, nunca em minha vida ei vi , ou ouvi uma ação da justiça de meu estado tão aligeirada como neste caso. Os crimes contra o patrimõnio públicos , os desvios de condutas , os atos de corrupção perpetrados por agentes públicos morrrem engavetados nas instâncias dos tribunais, e esse ato de julgamento de uma ação comum , ser transformada em ação de urgênccia urgentíssima é no mímino suspeita. Portanto , caro ilustissimo senhor preseidente da Assembléia do Maranhão, se todos os presidentes dessa casa tivesse a sua postura , o Brasil não estaria sendo sensurado por coibir as ações de cobertura dos meios de comunicação em nosso território. O Jornal o Estadão está a ques 2 (dois) anos sob sensura …num grave serceamento do direito de informar. Felizmente , ainda existe gente que presa pela cidadania alheia, quando algum se infla contra ela!

  2. Deyvid Garcia disse:

    >>Fernando e a censura da imprensa. Vc nada cita sobre a noticia que foi postada em varios jornais do Brasil. Sobre a lei da mordaça…
    Vamos pensar um pouco. Se Fernandinho Sarney faz o que faz se utilizando do judiciário para amordaçar um dos meios de comunicação mais poderosos desse país, alguém tem dúvida que essa família não se utiliza de outros meios para também através da justiça perseguir e destruir seus inimigos políticos? E mais, se esse senhor que é dono do Sistema Mirante juntamente com a sua irmã Roseana, não permite que nada que não seja do seu agrado seja publicado na imprensa nacional tem alguém aqui que acredita que na Mirante exista cobertura séria? Imparcialidade, verdade, ética e moralidade no seu trabalho jornalístico?? As únicas coisas plantadas na imprensa marrom sarneisista são torpedos contra a administração municipal e silêncio sepulcral quanto as falhas do desgoverno estadual que tem sua irmã e seus cunhados a frente? Hummm!

  3. Deyvid Garcia disse:

    Se vc diz que Roseana gosta de dialogar e ser amiga…então o que aconteceu com Ricardo Murad que e seu cunhado e depois começou falar mal dela…dizendo tudo de ruim…sera que ela agiu de ma fe com ele…sera que as palavras que antes falou de Roseana que era virus no Maranhão e agora ela e a salvação…como podemos distinguir o carater de Ricardo que metia o pau nela…sera que ele se esqueceu…Roseana sabe sim ser politica. agora ricardo foi um crapula aproveitador…e agora depois de comprado fala bem dela…

  4. Reginho disse:

    A credito no trabalho de castelo, creio eu que ele dara a volta por cima e vai passar esta crise agora. Agora o iptu é uma palhaçada 128 mil familias iriam ser isentas e nem mesmos estes politicos que compram os votos dos pobres não aprovaram a isenção das mesmas. Antes de falar de aumento de 8000% a maioria dos bacanas paga de 8 a 15 mil só de ipva e não fala nem ai, agora quer morar em area nobre e nao quer pagar caro ? quem pode, pode! quem não pode se sacode!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos