Sarney: um equilibrista social e político

Publicado em   28/maio/2011
por  Caio Hostilio

Estive com o presidente do Senado, José Sarney, na quinta-feira (26), em seu gabinete, onde batemos um longo papo, que foi de sua vida política as questões sobre os livros didáticos.

Sereno e diplomático como sempre, Sarney é um homem diferenciado por saber mensurar o que escuta e mostra paciência em suas respostas. Aí está, com certeza, uma peculiaridade de se manter como um dos homens que sobreviveram aos últimos acontecimentos políticos da história política do país.

Disse ao ex-presidente da República que depois de ler sua biografia cheguei à conclusão que ele foi um equilibrista na política por diversos momentos, mesmo passando por variações da juventude e a conjuntura maquiavélica que a política traz, ele é um homem de sorte, com certeza pela religiosidade que o acompanha.

“Presidente, sua passagem pelos governos de Costa Silva, Médici e Geisel foram terríveis, porém o senhor soube com maestria e diplomacia se sustentar na política. As armadilhas foram muitas. Não sei se outro político agüentaria”, falei a Sarney.

Sobre o seu governo na Presidência da República, falei ao senador que na época eu era funcionário do Hospital Sarah em Brasília, que sempre teve excelentes salários e que fui à loja Arapuã, no Venâncio 2000, para comprar um videocassete e que o gerente disse-me: “aproveite e compre mais coisas, pois o programa econômico será muito bom”. Na época vivíamos numa inflação grande e alguns, como eu desconfiava, então não comprei mais nada. Com o Plano Cruzado no apogeu, vi que tinha marcado bobeira e fui rapidamente a Disbrave, na W3 Norte e comprei um Passat TS (Zero) e que as últimas prestações apenas ia ao banco registrar Cz$ 0,01 e que tinha deixado de comprar uma Casa no Valparaizo, cuja negociação era simplesmente fantástica, ou seja, comprava a Casa, ficava seis meses sem pagar e ainda recebia Cz$ 6 mil da construtora. Hoje são as casas mais valorizadas do local. Quanta bobeira marquei, contudo foi o melhor momento econômico que eu vi no Brasil

Sarney, com toda sua simplicidade, disse: “Quem soube viver os momentos áureos do Plano Cruzados estão todos bem. Ele é visto diferente por pessoas que tem hoje 30 a 35 anos, pois eram crianças é não podem mensurar. Mas até hoje muitas pessoas me agradecem por aquele período”, respondeu Sarney.

Meu irmão pensou diferente de mim, pois soube aproveitar o período áureo do Plano Cruzado e investiu. Hoje, é dono do maior colégio do Valparaizo, tem chácara e vários outros imóveis.

Sarney com sua formação cristã soube transformá-la numa filosofia de vida, levando-o, com isso, a mensurar os momentos bons e ruins de sua vida política e intelectual. Sarney é um homem lúcido e um exemplo do seu tempo.

A sua vida está engajada com o mundo. Sarney segue a sentença imposta pela lei do Sinai. Sarney continua a viver para seu próprio prazer, com a diferença de que até hoje é um homem que trabalha mais de 15 horas por dia e ainda se deleita com a política e a intelectualidade, isso aos 81 anos. É um homem do seu tempo. A tônica de sua vida continua o prazer – um prazer num nível mais elevado e intelectualizado.

É um homem que sabe viver com os contrastes e as similaridades. Faz questão de mostrar que não faz exigências e demandas desconfortáveis, ao contrário, oferece o que o mundo dá, apenas num nível superior. Os glamoures do mundo são substituídos pelos seus pensamentos democráticos.

Quanto ao seu pensamento sobre o livro didático do MEC, Sarney escutou de mim a defesa dos livros, visto que sou defensor da pragmática, cuja evolução da língua se faz necessário. Sarney, como um homem diplomático escutou as minhas argumentações e teceu seu pensamento, que mesmo não concordando com ele em alguns pontos de vista, mostrou um conhecimento ímpar da história da língua portuguesa.

Em minha opinião, Sarney é um ser humano que precisava ser estudado pela psicologia, antropologia e sociologia, pois é um homem que conseguiu ao logo de sua vida manter o equilíbrio, a diplomacia e, principalmente, a sua religiosidade, que com certeza é o mistério de sorte na sua vida.

Sarney é um equilibrista social e político!!!!

  Publicado em: Governo

80 comentários para Sarney: um equilibrista social e político

  1. Deyvid Garcia disse:

    Eu acho que Sarney ficou todo babado…o que isso blogueiro… para que tanta babação…Sarney e sim inteligente bna politica…mais porque vc não perguntou porque ele e tão rico e o Estado do MA e tão pobre…larga de mentir que a inflação na epoca que ele foi presidente foi um Deus nos acuda…quanta asneira e canalhice sua…

    • admin disse:

      Deyvid, uma coisa que não sou é canalha, pois o que disse é verdade e provo… Vivi essa época e quem soube aproveitar o Plano Cruzado no seu início se deu muito bem, como muitos que conheço. Sobre o povo pobre de São Luís… a ssim você deveria deixar de asneiras, voltar a estudar mais, principalmente sobre administração pública e saber que no Maranhão existem 218 gestores independentes. Portanto, não use de um discurso hipocrita e canalha já surrado demais no Maranhão.

  2. Deyvid Garcia disse:

    EU ESTAVA NA ASSEMBLEIA E VIR TUDO…ENTÃO – ROBERTO TU NÃO ME ENGANA VC E PAU MANDADO DE ROSEANA…QUE VERGONHA ROBERTO COSTA…ELE TEM QUE FISCALIZAR E O GOVERNO… CADE QUE ELE COBRA OS 72 HOSPITAIS QUE ROSEANA IA ENTREGAR NO FIM DO ANO DE 2010….CADE…

  3. Deyvid Garcia disse:

    Percebe-se uma tentativa muito forte dos blogs e do jornal OEM de empurrar este tipo como candidato a alguma coisa.
    É a velha máxima de Vitorino Freire “Um jabuti trepado numa árvore, alguém colocou ele lá, enchente ou mão de gente”. Este sujeito já chegou ao topo da carreira, é muito para ele ser deputado.
    Vcs vão dar com os burros n´água ao tentar fazer deste rapaz algo que ele não tem porte para conseguir sozinho.

  4. Deyvid Garcia disse:

    ESSE ROBERTO COSTA É A MAIOR FRAUDE DESTE ESTADO. ELEITO COM GASTO DE MILHÕES DE REASI , COMO FOI A ELEIÇÃO DA PATROA DELE. A ROSENGANA!!
    É PAU MANDADO DE JOAÃO CARCARÁ ALBERTO E PUXA-SACO-PENTENHO DE ROSEANA.
    VIVE DFE USAR MENORES PARA FAZER BADERNA NA CIDADE!!
    USA OS GREMIOS DAS ESCOLAS PARA OFENDER PROFESSORES!!
    ALÉ DISSO É ENVOLVIDO EM ORGIAS SEXUAIS COM ESSES MENORES!!
    ASSIM É A VIDA DE ROBERTO COSTA!!
    E AINDA QUE SER CANDIDATO A PREFEITO DE SÃO LUIS!!
    SÓ NO MARANHÃO MESMO UM AESTRUPE DESSA!!

  5. Good notions going to implement all these now.

  6. Tricia Pill disse:

    Great feature, I surprisingly enjoyed studying it, keep doing all the hard writing.

  7. Patty Pinon disse:

    Given the 60 Mins show one can’t help but conclude Lance is doing the perp walk soon.

  8. Lacy Cantley disse:

    Many thanks for this entry, I can’t say I agree exactly with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so succinctly.

  9. Fun article, I actually had a good time glossing over it, keep up the good thoughts.

  10. Great article, I surprisingly enjoyed studying it, keep doing the good work.

  11. Keith Larate disse:

    I can’t say I completely agree, thanks for taking the time to think of it

  12. Ronnie Blanch disse:

    Enjoyable post, I surprisingly enjoyed studying it, keep doing the good work.

  13. Fun feature, I actually enjoyed reading it, keep doing all the hard thoughts.

  14. Keena Mekus disse:

    Fun page, I genuinely benefited from reading it, keep doing all the hard writing.

  15. Fun article, I genuinely had a good time glossing over it, keep doing the good work.

  16. Amber Rancher disse:

    I certainly agree with this!

  17. I don’t agree with it, many thanks for having the initiave to think of it

  18. Lonna Keefner disse:

    Many thanks for today’s post, seriously, can you sign up as a topic author for wikipedia because the current entries submitted there for our interest is frankly garbage. I don’t agree exactly with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so clearly.

  19. Delois Beavin disse:

    I cant say Im in complete accordance, thanks to whoever thought of it and for having the initiave to put it up

  20. Yvone Fanny disse:

    Lovely ideas, kudos to you for showing the initiative to put your ideas down

  21. Ever since the 60 minutes episode I reckon Armstrong is doing the perp walk soon.

  22. Remarkable piece of writing,There’s no doubt that you could have undoubtedly started a blog I wish to visit daily. Thanks.

  23. I certainly agree with your views.

  24. Helen Wilkus disse:

    Thanks for today’s entry, I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so clearly.

  25. Jung Wignall disse:

    I def digg your views.

  26. Ever since that 60 Minutes Program I would bet Lance is kaput.

  27. Pleasant page, I actually had a good time glossing over it, keep up all the hard thoughts.

  28. Amazing contribution,I think you have definitely fashioned an internet site I would like to read weekly. Great stuff.

  29. Shonna Tjaden disse:

    Fun page, I surprisingly benefited from studying it, keep doing all the good efforts.

  30. Thanks for the entry, seriously, can you become a topic writer for wikipedia because the current stuff submitted there for our hobby is frankly drivel. I don’t agree exactly with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so ably.

  31. Eun Woelfle disse:

    Great ideas, thanks are in order for showing the initiative to write it down

  32. Thank you for today’s post, seriously, can you become a contributor for wikipedia because the current entries in there for our interest is frankly garbage. I don’t quite agree exactly with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so clearly.

  33. Thanks for your post, seriously, can you become a topic author for wikipedia because the current stuff hosted there for our hobby is frankly drivel. I don’t agree completely with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so ably.

  34. Olene Vandam disse:

    Many thanks for your entry, seriously, can you sign up as a contributor for wikipedia because the current stuff in there for our interest is quite frankly dross. I don’t agree exactly with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so clearly.

  35. Alline Noorda disse:

    After watching the 60 Mins show I would think Lance Armstrong is doing the perp walk soon.

  36. Patty Market disse:

    Thanks for this entry, honestly, can you sign up as a topic writer for wikipedia because the current stuff hosted there for our interest is quite frankly dross. I don’t agree exactly with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so ably.

  37. Albert Manza disse:

    Enjoyable post, I actually benefited from glossing over it, keep doing all the good thoughts.

  38. I think that this wedding will be one of the best things to happen of the decade. Best wishes to the happy couple and any body that doesn’t agree is a stick in the mud.

  39. Given the 60 Minutes Program I would reckon Armstrong is finished.

  40. Una Mesquita disse:

    Enjoyable page, I genuinely benefited from glossing over it, keep up the hard writing.

  41. Racquel Adon disse:

    I can’t help but think that this wedding will be one of the greatest things to happen of the 2000s. Felicitations to the happy newlyweds and any one that doesn’t agree is a misery.

  42. Keena Mekus disse:

    Thanks for today’s post, I don’t quite agree exactly with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so clearly.

  43. Shayne Renova disse:

    I simply want to mention I am very new to blogging and seriously liked this website. Very likely I’m planning to bookmark your blog post . You actually come with amazing writings. Kudos for revealing your webpage.

  44. Emmaline Kall disse:

    Helpful content,I do believe you could have undoubtedly fashioned a website I need to visit routinely. Thanks a lot.

  45. Winnie Diesi disse:

    Good guide,I reckon you have clearly established an internet site I would like to visit regularly. Thanks.

  46. Grazie for today’s post, honestly, can you sign up as a topic writer for wikipedia because the current entries hosted there for our interest is quite frankly next to useless. I don’t agree completely with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so succinctly.

  47. I simply want to say I’m all new to weblog and really enjoyed this website. Very likely I’m going to bookmark your site . You really have awesome article content. Bless you for revealing your web-site.

  48. Sammy Naidu disse:

    I simply want to tell you that I am just very new to blogging and site-building and absolutely savored you’re web site. Likely I’m planning to bookmark your website . You really have fantastic articles. Thank you for sharing your web site.

  49. Gertude Dedo disse:

    Now I’ve seen the Sixty Minutes program I bet Lance Armstrong is kaput.

  50. Cool article,I’m sure you have definitely fashioned a website I need to read on a consistent basis. Many thanks.

  51. Keli Lapuz disse:

    Incredibly good page,I do think you’ve certainly put together an internet site I want to read on a consistent basis. Thanks a lot.

  52. Teresa Pankau disse:

    Amazing page,I feel you have indeed fashioned an internet site I wish to read up on repeatedly. Thanks a lot.

  53. Great ideas, many thanks for showing the initiative to put it up

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos