Chiquinho Escórcio vem fazendo a diferença na Câmara Federal

Publicado em   27/maio/2011
por  Caio Hostilio

Ontem (26), os ânimos estavam alterados na CCJ da Câmara Federal. Ninguém se entendia. O deputado Chiquinho Escórcio pediu a palavra e colocou ordem no debate. Vários deputados lhe pediram aparte e o debate entrou em consenso. Vários jornalistas que cobrem a Câmara elogiaram muito a atitude do peemedebista maranhense.

Logo após, Chiquinho voltou a receber elogios do autor da proposta pelo apoio incondicional à alteração constitucional que prevê benefícios a policiais e bombeiros militares (PEC-300).

Na verdade, o deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) tem se tornado um importante interlocutor na Câmara dos Deputados em defesa da aprovação, em regime de urgência, da Proposta de Emenda Constitucional 300/2008, de autoria do também deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). O projeto que tramita há três anos no Congresso Nacional prevê a equiparação dos vencimentos de policiais e bombeiros militares de todo o Brasil aos salários das mesmas categorias no Distrito Federal. “Temos que unir todos os esforços possíveis em torno da votação urgente dessa proposta de suma importância para a sociedade brasileira e que resgata a dignidade dos policiais e bombeiros militares do Brasil”, defendeu o deputado Chiquinho.

Como vice-líder do PMDB na Casa, Chiquinho Escórcio tem liderado conversas com outros colegas para engrossar a mobilização pela aprovação da PEC. Esse esforço, inclusive, foi reconhecido pelo próprio autor da PEC 300, deputado federal Arnaldo Faria de Sá, por meio do Ofício 0195/2011: “Agradeço pelo seu apoio incondicional à PEC 300, de minha autoria, bem como de suas manifestações públicas pela aprovação da PEC das Polícias e Bombeiros Militares de todo o País”, traz o documento.

Mais tarde, Chiquinho Escórcio saiu em defesa do ministro da Educação na Tribuna da Câmara dos Deputados. Chiquinho Escórcio aproveitou a sessão extraordinária da Câmara dos Deputados, na manhã desta quinta-feira (26), para defender, em pronunciamento na Tribuna da Casa, o ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre o material anti-homofobia que seria distribuído nas escolas da rede pública de ensino. Atendendo à pressão das bancadas religiosas da Câmara, a presidente Dilma Rousseff determinou a suspensão da distribuição do kit, composto por um caderno destinado a educadores e vídeos sobre o tema que tinha como destino seis mil escolas públicas do ensino médio.

Como vice-líder do PMDB na Casa, Chiquinho Escórcio ouviu explicações do ministro sobre o tema, em encontro na Câmara dos Deputados. “Perguntei a ele sobre essa questão e quero defendê-lo aqui, publicamente, por uma questão de justiça. Ele me informou que há uma comissão no MEC que analisa esses materiais, mas ele não teve conhecimento do conteúdo dessa cartilha”, argumento Chiquinho.

O parlamentar também faz parte das bancadas que pressionaram ontem o Palácio do Planalto contra o material do MEC. “Faço esse depoimento para parabenizá-lo e colocar um basta nessa questão. Sou a favor da família e a família estava sendo colocada em xeque com esse material. Tomamos providência, atendida prontamente pela presidente Dilma. Quero dizer que o ministro não tem culpa nesse episódio”, finalizou o deputado.

Incansável, Chiquinho enviou ofício deputado Protógenes, convidando-o para uma partida de futebol com fins filantrópicos entre uma equipe formada por deputados federais e outra formada por deputados estaduais da Assembléia Legislativa do Maranhão, a ser realizada no dia 06 de agosto do corrente ano, na capital maranhense. Ao cumprimentá-lo cordialmente, convido Vossa Excelência para participar de uma partida de futebol com fins filantrópicos entre uma equipe formada por deputados federais e outra formada por deputados estaduais da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, a ser realizada no dia 06 de agosto do corrente ano, na capital maranhense. Ao vencedor, caberá o troféu “Ministro Lobão”, que se fará presente e dará o pontapé inicial da partida. Toda a receita será revertida em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/MA e para o Hospital do Câncer daquele Estado.

Informo-lhe que já confirmaram presença os Deputados: Acelino Popó, Romário, Tiririca, Deley e Danrlei. O evento contará, ainda com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Assembléia Legislativa do Maranhão. Na ocasião, os participantes farão uma visita à APAE e ao Hospital do Câncer, bem como serão agraciados com uma programação cultural.

No final, depois de um debate na Cimissão de Saúde, sobre a necidade urgente do melhoramento financeiro para a saúde pública,  Chiquinho Escórcio voltou à tribuna, já quase no fim da sessão, para pedir o empenho de todos que lutem por uma forma para melhor o financiamento da Saúde. “Não esqueço que o ex-presidente Lula disse que a Saúde passaria por um caos com o fim CPMF e agora estamos vendo o que ele classificou de pesadelo para a Saúde Pública no Brasil. Ele disse, ainda, não entender porque a oposição fez tanta questão de acabar com a CPMF, que foi criada no governo Fernando Henrique exatamente para que desse suporte financeiro a Saúde Pública”, falou Chiquinho Escórcio.

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Chiquinho Escórcio vem fazendo a diferença na Câmara Federal

  1. Antonio Torres disse:

    Está de parabéns o Estado do Maranhão por ter no seu quadro de parlamentar um deputado como o Chiquinho Escórcio, que tem visão larga, ou seja, não se prende apenas aos trabalhos formais dentro do parlamento, mas vai além, como é o caso do convite que formulou aos seus “famosos” colegas para uma ação beneficente em favor de uma causa nobre, qual seja, em favor da APAE e do Hospital do Cancer.

    Antonio Torres- advogado

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos