Visita a maternidade de Ribamar

Publicado em   12/abr/2011
por  Caio Hostilio

O secretário de Saúde, Ricardo Murad, visitou as instalações do prédio construído para receber a Maternidade Municipal de São José de Ribamar, ontem (11). A finalidade foi avaliar a inclusão da nova unidade de saúde no plano de reorganização e regionalização do sistema público de saúde do Maranhão, que começa a ser implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Ao lado do secretário de Estado chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; do prefeito Gil Cutrim (PSL); e da secretária municipal de Saúde, Cristina Moreira Lima, Ricardo Murad conheceu as instalações da futura maternidade, construída ao lado do Hospital Municipal.

O novo prédio custou R$ 4 milhões aos cofres da prefeitura, segundo a secretária municipal. Na maternidade há possibilidade de se realizar aproximadamente 2.800 partos anualmente, 1.900 a mais do que os ocorridos no hospital municipal, ano passado. 

A maternidade contará com 40 leitos e duas recepções, sendo uma para organização de visita e outra para acolhimento de pacientes. Serão dois postos de enfermagem (com 10 enfermarias dotadas com 4 leitos cada uma), uma sala de isolamento, duas salas de parto (com capacidade para dois partos simultâneos), salas de pós-parto e setores administrativos e de apoio, como o de registro civil. Também estão previstos 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCIs), que já estão com os equipamentos adquiridos.

De acordo com Ricardo Murad, a futura maternidade tem plenas condições físicas para funcionar integrada à rede estadual de saúde, funcionando como pólo de atendimento, prestando serviços não somente às mães de São José de Ribamar, mas de toda a região. “É um investimento que merece prioridade, uma vez que é de interesse do Governo do Estado implantar uma rede de maternidades referenciadas em atendimento materno-infantil, para atender determinadas regiões. Com um investimento deste porte, Ribamar tem plenas condições de ser um destes pólos”, disse o secretário.   

A avaliação positiva animou o prefeito Gil Cutrim, que disse ser este o começo de uma série de parcerias que já estão sendo sinalizadas entre o Município e o governo estadual para que a saúde em São José de Ribamar seja considerada modelo de atendimento dentro do estado. “A visita de hoje é o pontapé inicial para que nossa equipe de trabalho, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado, formule as estratégias que trarão mais qualidade de vida e de saúde da população”, disse ele.

Luis Fernando Silva também assinalou a importância da parceria, não só para o município e cidades do interior do estado que procuram os serviços de saúde publica de Ribamar, devido à facilidade de acesso e localização geográfica, mas também para a região metropolitana de São Luis. “É preciso que se trate esta questão com uma visão mais ampla, e essa visita de hoje representa o começo destas discussões”, definiu.

O plano de reorganização e regionalização do sistema público de saúde do Maranhão, que começa a ser implantado pela SES e deverá dar um novo mapa ao serviço de atendimento em saúde no estado, visa segundo o secretário Ricardo Murad garantir todo e qualquer tipo de atendimento à população, de maneira rápida, fácil e eficiente. “É uma determinação da governadora Roseana Sarney e é desejo nosso fazer com que isso aconteça o mais breve possível. É apenas uma questão de tempo para que nós possamos definir localidades pólos, onde se possa desenvolver as ações e investimentos, garantindo o acesso integral do cidadão aos serviços de saúde”, disse Ricardo Murad.

Enquanto isso, técnicos da área de saúde de UTIs são capacitados

Médicos, fisioterapeutas, residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) participam, a partir das 8h, desta quinta-feira (14), no Campus do Uniceuma, de uma capacitação sobre condutas de atendimento em situações graves e classificação de risco dos pacientes. A qualificação é fruto de uma parceria entre Governo do Estado, Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital do Coração (HCOR) em São Paulo, Secretaria de Saúde de São Luís e Centro Universitário do Maranhão. Profissionais que trabalham na UTI Adulto do Socorrão II, também, participarão do treinamento, que será realizado até domingo (17). O diretor do Hospital Geral, Luís Alfredo Guterres, explicou que a qualificação dos profissionais de saúde é um processo que está sendo implantado pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, em todas as unidades. “Os profissionais que trabalham nas UTIs neonatal das Maternidades Benedito Leite e Marly Sarney já foram capacitados e agora vamos iniciar a qualificação dos 86 profissionais que trabalham na UTI Adulto do Hospital Geral”, informou.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos