Uma breve Biografia de Jackson Lago

Publicado em   04/abr/2011
por  Caio Hostilio

Jackson Kléper Lago, nasceu em Pedreiras-Ma, em 01/11/1934, e faleceu em São Paulo, no dia 04/04/2011, aos 76 anos. Era médico e político filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Como médico, Jackson Lago foi ligado ao sindicato dos médicos, além de ter sido o pioneiro na realização de cirúrgia torácica no sistema de saúde pública do Maranhão. Também lecionou na Faculdade de Medicina do Estado.

Como político, Jackson Lago ingressou na década 60, tempo em que participou de protestos contra a ditadura militar. Em 1979, ao lado de Leonel Brizola, ajudou a fundar o Diretório do PDT, partido que ficou até a sua morte.

Jackson Lago foi deputado estadual 1975/1979. Foi escolhido pelo ex-governador Epitácio Cafeteira para assumir a Secretaria de Saúde, ficando na pasta de 1987 a 1988, saíndo para disputar pela primeira vez a Prefeitura de São Luís. Venceu e governou a capital de 1989 a 1992, elegendo sua sucessora Conceição Andrade (PSB), voltando a governar São Luís pela segunda vez: 1997 a 2000. A terceira vez – de 2001 a 2002 -, Jackson Lago foi eleito com o apoio da então governadora Roseana Sarney. Jackson Lago renunciou este último mantado para disputar o governo do Estado.

Em 2002, Jackson Lago disputou o governo do Estado com o ex-governador José Reinaldo. Aquele pleito tinha tudo para dar outro ressultado, mas as manobras políticas, tanto da oposição quanto do governo, fragilizou a eleição de Jackson Lago.

Nas eleições de 2006, Jackson Lago se aliou ao ex-todo poderoso do grupo Sarney, José Reinaldo, para vencer as eleições de Roseana Sarney, que em todas as pesquisas apontava sua vitória no primeiro turno. Jackson Lago tinha 20% do eleitorado e seu grupo não titubeou em aceitar as estratégias do então governador José Reinaldo para eleger o seu sucessor e o maior número possível de parlamentares federais e estaduais.

A estratégia de fazer o maior número de convênios espúrios com entidades fantasmas foi colocada em prática por José Reinaldo, mas o tiro saiu pela culatra… A candidatura de Jackson Lago foi cassada pelo TSE.

Com resquisios do governo José Reinaldo, o ex-governador Jackson Lago, com apenas cinco meses de governo, em maio de 2007, teve seu nome envolvido na Operação Navalha da Polícia Federal. Outro fator que mexeu com a honestidade de Jackson Lago, foi o escândalo da falência e sucateamento da Coliseu. As pessoas mais íntimas do ex-governador dizem que ele nunca participou de qualquer dessas falcatruas, mas sim as pessoas que o bajulavam, que aproveitavam a capacidade de Jackson Lago em confiar em seus assessores para aprontar.

Em 2010, Lago se candidatou novamente ao cargo de governador do Maranhão e perdeu. Sua candidatura ficou em dúvida até o ultimo instante por conta do TSE deferir sua candidatura pela Lei da Ficha Limpa, mesmo o TRE-Ma ter deferido por unanimidade sua candidatura. Essa indecisão foi aproveitada por aqueles que se diziam aliados de oposição, ou seja, o grupo liderado por José Reinaldo/Flávio Dino, que espalharam por todo o Estado que Jackson Lago não poderia assumir caso ganhasse, pois seria cassado novamente. O próprio Flávio Dino alardeava isso em suas propagandas eleitorais na TV e no Rádio.

Lago era casado com a também médica Maria Clay Moreira Lago, com quem tem três filhos.

Jackson faleceu aos 76 anos, hoje, 4 de abril de 2011, vítima de complicações respiratórias, no Hospital do Coração, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer de próstata desde 2004.

  Publicado em: Governo

11 comentários para Uma breve Biografia de Jackson Lago

  1. Maranhense disse:

    Caro Caio,
    apesar de sua proteção fidedigna ao Clã Sarney, não cai bem falar em convênios espúrios feitos por Zé Reinaldo, pois esta prática sempre foi utilizada pela família Sarney, às vezes não na forma de convênio, mas em OBRAS FANTASMAS como a famosa Arame-Paulo Ramos. Na eleição passada, vimos novamente o Clã Sarney produzir centenas de convênios espúrios, como você qualifica, e este processo anda a passos de tartaruga no judiciário. Jackson não foi cassado pelos convênios, e sim pelo abuso do poder político, designação esta inexplicável até a presente data. Acho que podemos dizer que foi cassado por que convinha ao momento político.
    Então, caro jornalista, por favor, atenha-se aos fatos e deixe de fazer comentários que o desqualificam, pois ainda acredito que sua qualidade profissional é superior a estas questões menores de política, ainda mais num momento destes, em que a única coisa que não deve haver é utilização política da dor de uma família.
    Jackson e ninguém passam a ser santos apenas porque morreram, mas atirar pedras num momento deste, infelizmente somente mostra o quanto ainda temos que evoluir por aqui.

    • admin disse:

      Se você voltar a ler novamente o que eu escrevi, verás que estou mostrando que ele, Jackson Lago, não se envolveu nas falcatruas, mas sim José Reinaldo, até no caso da Operação Navalha. Na verdade, sempre tive minhas divergências políticas com Jackson Lago, mas sempre o respeitei por sua postura e tenho certeza que ele não sabia de muitas coisas que aconteciam em seus governos, pois sempre confiou em seus aliados. Foi exatamente isso que eu disse. Por outro lado, respeito sua família, que nunca se envolveu em política. Também sempre fiz minhas críticas ao homem público e não na sua vida pessoal, pois sei diferenciar a vida pública da privada. De qualquer modo, peço-te que leia novamente antes de tirar conclusões precipitadas. Jackson Lago foi vítima de uma vingança em 2006 e traido por aqueles que se diziam oposição como ele em 2010. Essa é a minha opinião como quem acompanha de perto a política no Maranhão. Gostaria, ainda, de dizer que estou triste com a morte de Jackson Lago, pois tenho amor a meu próximo e sei da tristeza de perder uma pessoa querida.

      • Maranhense disse:

        Obrigado por seus esclarecimentos, corroboro que meu entendimento ficou um pouco divergente do seu, mas acredito e confio em sua intenção e correção. Abraços

  2. […] do Vidigal, foi o penúltimo parágrafo, que se encaixa exatamente no que eu disse no meu poste “Uma breve biografia de Jackson Lago”. Por outro lado, esse penúltimo parágrafo retrata o desabafo do Igor Lago em um artigo. […]

  3. joao antonio disse:

    Uma pesquisa em teu blog revelaria teu verdadeiro sentimento em relação a JL a quem nominava repetidamente de MACAMBÚZIO . Acho que é momento de solidariedade e respeito e não de tentar se aproveitar para intrigar , pois vocês tem tudo : O Poder , Os cargos , As verbas , A cobertura do Aeroporto cujos canos de 8mm estão em lugar dos especificados de 12 mm . Agora a relação com construtora era só de Zé Reinaldo , a Gautama não chegou no governo Roseana , sobrinhos do Jackson não foram presos , a ministra Calmon não recebeu e indeferiu pedido de prisão contra … enfim , não são horas para esse debate , vamos fazê-lo noutro momento .

  4. sampaio disse:

    É vergonhoso.Todos têm seus defeitos quer como homem público quer como particular.Infelizmente a hora não é apropriada para baixeza e escarnios dos senhores.Eu o admirava pela coragem e audácia de confrontar o clã Sarney,sobretudo,pela capacidade e dediccação ás pessoas.O maranhão perde,o povo perde,o Basil perde este homem de carater inigualável…

  5. balsense disse:

    É vergonhosa a tripudiação que fazes sobre o nome de alguém que se quer está entre nós para se defender. Falta qualificação para alguém que se aproveita de um momento de dor como esse, para fazer política em defesa daqueles que nem a morte do adversário (JL), pareceu suficiente para não incomodar o CLÃ, que têm A MORAL ESTRAGADA.
    Lamentável !
    Mas na escola da vida um dia é da caça e o outro do caçador; será que quando a bandeira do lado de lá estiver hasteada a meio pau, comentários levianos (como esses) estarão sendo feitos ? Certamente não, porque não serão convenientes.

    • admin disse:

      Os comentários levianos, antiéticos, imorais, canalhas e politiqueiros saíram dos que se diziam amigo de Jackson Lago. Aqui não tem um ataque ao Dr. Jackson Lago, pois tinha minhas diferenças com ele, mas nunca o desrespeitei como pai de família, ou seja, na sua vida particular, apenas criticava o homem público. Tenho certeza que a sua família não compactuou com essa politicalha dos canalhas que nunca foram amigos de Jackson Lago.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos