Falta de vagas nas escolas de São Luís? Mas como?

Publicado em   13/fev/2011
por  Caio Hostilio

Foto ilustrativa, mas que revela uma sala abarrotada, onde o ensino/aprendizagem vai pro espaço

Depois que vi o drama de pais tentando matricular seus filhos nas escolas públicas de São Luís, principalmente os alunos entre seis e quatorze anos e ouvi, ainda, da Secretaria Municipal de Educação que nenhuma matricula será negada, mas que os alunos precisam entrar numa lista, não pude me conter. Mas que lista, se a constituição garante que todos sejam matriculados? Também, escutei o promotor de Educação, Paulo Avelar, declarar que está aguardando que os conselhos tutelares enviem a relação dos alunos fora da sala de aula.

Juro que não entendi essa resposta do promotor, pois esperar uma lista dos alunos que estão fora da sala de aula feita pelos Conselhos Tutelares!!! O promotor estipulou um prazo pra isso? Será que essa lista saia antes do início do ano letivo? Ou devemos acreditar que esses alunos perderão esse ano escolar? Estranho!!! Ele disse por último que entrará na Justiça. Ora bolas!!! Qualquer pai de aluno pode entrar na Justiça requerendo a vaga do seu filho, coisa garantida pela Constituição. Não precisa do MP pra isso. O MP tem que resolver o problema antes do início do ano letivo. Essa é a verdade!!!

O que mais me chama a atenção de tudo isso, foram os ex-governadores José Reinaldo e Jackson Lago alardearem que construíram centenas de escolas!!! Cadê elas? Tomaram Doriu? Ouvi esse mesmo alardeio dos últimos prefeitos de São Luís. “Entregaremos mais tantas escolas esse ano”, prometiam!!! Cadê elas? A mentira tem pernas curtas!!!

Sabe qual é a verdade dos fatos, é que às vésperas do início de mais um ano letivo, enquanto a população de alguns locais sofre com a falta de vagas na rede pública, como aqui em São Luís, onde só prometem, mas não cumprem; em outras partes do país o fenômeno é o contrário: sobram escolas, faltam alunos. Sabe por que existe essa sobra de vagas em outros lugares do Brasil? Porque os gestores não enganam e aplicam corretamente os recursos da educação. Simples assim, como diria o meu amigo Marco D’Eça.

Por outro lado, a falta de vagas nas escolas estaduais e municipais vem sendo um dilema pelo fato de que os pais só aceitam que seus filhos sejam matriculados em escolas próximas as suas casas. Com isso, fica evidente que o total de vagas oferecidas não é o suficiente para atender toda a comunidade. O que isso? Falta de planejamento urbano!!! Como não se pode transportar o prédio escolar, porque isso resolveria o problema. Os gestores têm que resolver essa equação que é reorganizar a oferta da educação pública.

Tem, ainda, aqueles pais que não entendem o porquê da falta de vagas e dão de imediato uma sugestão bem brasileira, que vai de encontro a todos os preceitos de ensino/aprendizagem, acham que basta colocar mais uma carteira com uma cadeira na sala é o suficiente para ter os filhos na escola. O negócio é se livrar dos filhos, mesmo que eles apenas brinquem de estudar numa sala abarrotada, onde o professor perde completamente o controle.

Vale ressaltar que a desculpa mais esdrúxula, hipócrita, canalha e covarde é dizer que a criança entrará numa lista, lista essa que via ficar engavetada e os diretores e secretários escolar usado o mesmo discurso: “Ninguém desistiu. Continue esperando”. Enquanto isso, essas crianças e adolescentes vão se desestimulando pelo estudo e condicionando que o melhor é ganhar dinheiro fácil. É certo afirmar que essas crianças e adolescentes vão ficar sem aula até que as autoridades apresentem uma proposta, que podem durar meses, o ano letivo todo ou até uma década.

Outro fator que modifica todas as expectativas de matriculas é a migração de alunos da classe média para a rede pública de ensino, devido aos custos onerosos que se transformou manter um filho numa escola particular.

Deve-se levar em conta que a população ludovicense aumentou acentuadamente, principalmente na população na idade de 4 a 17 anos, que é a idade da educação escolar, da pré-escola, do ensino fundamental e do ensino médio. Sabe-se que não existe qualidade no ensino público, assim como em várias escolas da rede privada, com isso trocar seis por meia dúzia vale a pena para vários pais que precisam economizar.

Agora, só resta uma solução… Esperar, esperar e esperar. Ou quiçá o governo municipal, em conjunto com o governo do Estado, financiem totalmente o transporte dessas crianças e adolescentes que integram essa “maldita lista”, para que eles estudem em outras escolas que não seja a da sua comunidade!!! Isso já vem acontecendo em diversas cidades brasileiras. O maior exemplo é Brasília, que crianças e adolescentes uniformizados não pagam passagem.

Essa seria uma alternativa louvável e de curto prazo!!! Vocês autoridades educacionais, não acham???

  Publicado em: Governo

28 comentários para Falta de vagas nas escolas de São Luís? Mas como?

  1. Indignada disse:

    Junta-se a isso, professores indignados com salarios atrasados (contratados) e com condições ridiculas de salarios. Salas lotadas e sem ventilação, falta de agua potável e para lavar banheiros, falta de pincel de quadro e até mesmo giz, horarios apertados, exigencias da Semed, direitos desrespeitados e etc… Assim anda a educação do “agora vai”. Realmente agora vai tudo para o buraco. E o povo votou nele esperando ganhar leite e olha o que o povo está ganhando…

  2. estudante de adm disse:

    Colocar a culpa em Castelo é sacanagem, seu Jackson Lago disse que fez um monte de escolas, logo depois seu Tadeu Palácio disse a mesma coisa. Onde estão essas escolas?

  3. Fernando Rafran disse:

    É uma pena em ver as crianças do nosso cidade sem escolas, ainda mais uma capital.

  4. Talita Plum disse:

    Cadê as escolas feitas pelo PDT? Enchiam a boca para dizer que eles fizeram um monte de escolas e hospitais, principalmente Dr Jackson Lago. Mentiras tem perna curta!

  5. roberto ojuara disse:

    Segue-se as perguntas cadê as escolas feitas por Roseana? Estarão elas no mesmo lugar dos 72 hospitais que desde o ano passado estão inaugurados e em pleno funcionamento?

  6. Lesa Synowiec disse:

    Finally, an issue that I am passionate about. I have looked for information of this caliber for the last several hours. Your site is greatly appreciated.

  7. Great information! I’ve been looking for something like this for a while now. Thanks!

  8. Melba Perkins disse:

    This is such a great resource that you are providing and you give it away for free. I enjoy seeing websites that understand the value of providing a prime resource for free. I truly loved reading your post. Thanks!

  9. buy lexapro disse:

    I just added your website on my blogroll. I may come back later on to check out updates. Excellent information!

  10. Great article with very interesting information. You might want to follow up to this topic!?!

  11. pepsi disse:

    For a while now Pepsi has been known for composing and selling strangely flavored versions of their well-known Pepsi soda. They’ve gone clear, white, clear, red, and now they’re going blue with Pepsi blue.

  12. buy paxil disse:

    Thank you for such interesting blog! I found it very useful =)

  13. buy seroquel disse:

    Thanks for tris interesting information! I found it very useful =)

  14. Thanks for tris interesting article! I found it very interesting. You really make it seem so easy with your presentation.

  15. An impressive share, I just given this onto a colleague who was doing a little evaluation on this. And he in fact bought me breakfast as a result of I discovered it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! However yeah Thnkx for spending the time to debate this, I feel strongly about it and love studying more on this topic. If doable, as you develop into experience, would you mind updating your blog with extra details? It’s highly helpful for me. Massive thumb up for this weblog put up!

  16. binaural disse:

    I am curious to find out what blog platform you happen to be using? I’m having some minor security problems with my latest site and I would like to find something more risk-free. Do you have any suggestions?

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos