Arquivo do Autor

Rigo Teles visita Formosa da Serra Negra, sela aliança e recebe apoio de lideranças

Postado por Caio Hostilio em 16/jun/2018 - Sem Comentários

O deputado Rigo Teles (PV) cumpriu, na quinta-feira (14), mais uma agenda de trabalho no município de Formosa da Serra Negra, onde visitou amigos, aliados políticos e apoiadores de sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de outubro.

Na ocasião, Rigo fez uma dobradinha com o pré-candidato a deputado federal, Júnior Lourenço, selando mais um importante compromisso em sua pré-campanha, para conquistar o sexto mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Também estavam presentes na reunião os ex-prefeitos Dr. Edimilson Santos; Juscelino Viana, acompanhado da sua esposa e anfitriã, Domingas; o ex vice-prefeito Wagner; os vereadores Riba Costa, Valneis Santos a vereadora Juscenir Oliveira.

RECONHECIMENTO E COMPROMISSO

Participaram ainda as lideranças Antônio Panela, Hugo Arruda, Cloves, Moises Viana, Francimar Portilho, Agnaldo Ribeiro e outros. “Agradeço a confiança de sempre. Marcharemos mais uma vez juntos rumo às eleições 2018. Que venha o Hexa!!!”, disse Rigo.

Ambos manifestaram apoio ao projeto político do deputado Rigo Teles de conquistar o sexto mandato no Legislativo estadual, e reconheceram o trabalho do parlamentar em benefício da população, especialmente das camadas mais carentes.

No final do encontro, o deputado Rigo Teles agradeceu o apoio de todos e prometeu continuar atendendo os pleitos da população, especialmente os de saúde, educação, infraestrutura e segurança, com recursos das suas emendas parlamentares.

Marcial Lima comenta desemprego, infraestrutura, transporte, educação e cultura em entrevista ao Câmara em Destaque

Postado por Caio Hostilio em 16/jun/2018 - Sem Comentários

Por Daniel Matos

Em entrevista concedida ao programa “Câmara em Destaque”, na manhã dessa quinta-feira (14/06), o vereador Marcial Lima (PRTB) comentou a crise econômica que assola o Brasil, com consequências lamentáveis no Maranhão. Bem ao seu estilo sincero, ele revelou que 90% das pessoas que visitam seu gabinete o procuram para pedir emprego.

O vereador coltou a fazer duras críticas à infraestrutura de São Luís, citando exemplos de ruas esburacadas, como uma das principais avenidas que interliga os bairros Maranhão Novo e Bequimão. Marcial enalteceu o empenho das comunidades para a  realização arraiais juninos dentro dos bairros e citou uma recente visita que fez ao Cohajap, onde uma multidão se aglomerou para assistir a uma apresentação do Boi de Nina Rodrigues, um dos mais representativos do estado no sotaque de orquestra.

Ao comentar os problemas da educação pública, ele atribuiu tais dificuldades à falta de gestão. Marcial teceu elogios ao atual titular da pasta em São Luís, professor Moacir Feitosa, que, em sua opinião, não tem autonomia para trabalhar. Ele citou um protesto realizado na última quarta-feira (13) por alunos de uma escola comunitária do Coaroado, que está há três meses sem aula. Mencionou ainda a escola Ronald Carvalho, no pólo Turu, que passou por uma reforma recentemente, que não contemplo a iluminação do ginásio poliesportivo. “Em um evento promovido por uma entidade empresarial, foi preciso fazer gambiarras para iluminar o espaço”, relembrou.

Marcial Lima também fez considerações sobre a atuação da Secretaria Municipal de Transportes (SMTT). Segundo o vereador, o titular da pasta, Francisco Canindé Barros, assim como o secretário municipal de Educação, não tem autonomia para exercer o cargo. “Canindé não tem a autonomia que teve em gestões passadas”, assinalou, afirmando que as intervenções de trânsito projetadas pela SMTT são executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), citando como exemplo dessa inversão de papéis a construção do retorno conhecido como funil da Cohab.

Ainda de acordo com Marcial Lima, a licitação do sistema de transporte público de São Luís, realizada em 2016, piorou o serviço. “As pessoas que esperam ônibus à noite já constaram a queda da qualidade do transporte, pois a frota diminuiu”, acusou.

Assistam ao vídeo!!! Aves da espécie Jandaia-verdadeira ganham a liberdade no Parque Ambiental do Mirante da Balaiada

Postado por Caio Hostilio em 16/jun/2018 - Sem Comentários


Todo cidadão precisa de condições adequadas e saudáveis no seu dia a dia: ar com baixos índices de poluição, água farta e pura para saciar sua sede e higiene pessoal; uma cidade bonita, limpa e arborizada e equipamentos para seu lazer, garantam a sua qualidade de vida.

A gestão Fábio Gentil mostra essa preocupação com a fauna silvestre, e com a biodiversidade como um todo, por isso a importância de transformar o Mirante da Balaiada um viveiro de animais importantes da fauna da região, coisa que encanta os turistas, visto que freqüentar um local prazeroso e tranqüilo é algo sublime para vida humana.

Na verdade, esses animais equilibram o ecossistema, pois são vitais à existência de muitas plantas, como agentes polinizadores ou como dispersores de sementes que necessitam passar por seu trato intestinal, sem contar que praticamente todos os animais são excelentes agentes adubadores.

Uma iniciativa que merece aplauso de todos…

Para desespero daqueles que apostam da não candidatura de Roseana, ela mostra está firme…

Postado por Caio Hostilio em 16/jun/2018 - Sem Comentários

O sonho de consumo de Flávio Dino e de seus cupinchas era ver Roseana fora da disputa pelo governo do Estado em 2018, porém a ex-governadora se mostra firme e forte, pois retomou, ontem (15), sua agenda de visitas.

Sem alardear foi a Mirinzal e Central do Maranhão e hoje (16) estará em Pinheiro.

Todos sabem que Roseana por onde passa é seguida pelo povo, mostrando, com isso, que não precisa que uma mega estrutura bancada pelo dinheiro do contribuinte, como vemos acontecer com as idas e vindas do atual governador Flávio Dino.

Público parabeniza Gedema e presidente da Assembleia por organização do ‘Arraiá do Povo’

Postado por Caio Hostilio em 15/jun/2018 - Sem Comentários

Autoridades, deputados e o público que compareceu à noite de abertura do ‘Arraiá do Povo’, na noite de quinta-feira (14), parabenizaram o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) e o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), pela iniciativa e organização do espaço.

“Em primeiro lugar, parabenizo o deputado Othelino Neto e a presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, por esse arraial tão bonito, organizado e com atrações diversificadas. O povo do Maranhão está de parabéns por dispor de um arraial dessa qualidade”, destacou o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Hernando Macedo.

Segundo o jornalista Raimundo Borges, a festa junina na AL é a mais organizada e bonita de todas das quais ele já participou. “Estive nas anteriores e confesso que a Assembleia faz uma festa à altura dos festejos juninos do Maranhão, que é a maior festa popular que temos. O ‘Arraiá do Povo’ concorre para ser o mais bonito de São Luís”, frisou.

“Muito bonito o ‘Arraiá do Povo’. A população veio prestigiar a cultura popular maranhense e, assim, fica mais próxima dos parlamentares. É muito importante esse momento para a cultura maranhense”, assinalou o secretário de Estado de Transparência e Controle, Rodrigo Lago.

“A Assembleia está de parabéns por oferecer uma festa tão bonita. Tudo está maravilhoso”, ressaltou Raimundo Monteiro, membro da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT).

Combate à Violência Contra a Mulher

“Estamos aproveitando as festas juninas e a Copa do Mundo para disseminar a campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. Essa violência só vai diminuir quando tivermos o apoio e a parceria de toda a sociedade. O ‘Arraiá do Povo’ está muito bonito”, declarou a juíza Lúcia Helena Heluy, da 2ª Vara de Combate à Violência Contra a Mulher de São Luís.

Para a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, celebrar a rica cultura maranhense é muito importante. “Mas, também, é um momento de se trazer informação sobre a campanha ‘O Respeito à Mulher Vale Ouro’, de enfrentamento à violência contra a mulher, organizada por todos os órgãos de enfrentamento a esse tipo de violência”, destacou.

“Está de parabéns o Gedema e o presidente Othelino Neto por organizarem essa festa maravilhosa”, destacou a deputada Francisca Primo (PCdoB).

“Muito lindo, recriando um ambiente típico do Nordeste. O presidente Othelino Neto foi muito feliz pela iniciativa e fico contente em estar participando. Essa é a nossa cultura”, assinalou Levy Pontes (PCdoB).

O deputado Zé Inácio ressaltou a iniciativa do presidente Othelino Neto em levar o ‘Arraiá do Povo’ para a área da Assembleia Legislativa. “Aqui facilita, sobretudo, para os nossos servidores. Acho que a programação está excelente. O ‘Arraiá do Povo’ está concorrendo com os demais. Não tenho dúvidas de que, também, esta sexta-feira e sábado serão dias de muita alegria e reverências à nossa cultura”, sublinhou.

“Foi montada uma bela estrutura e isso mostra a valorização da Assembleia à cultura do povo do Maranhão. Parabenizamos o Gedema. o presidente Othelino e o Governo do Estado, que trouxe várias grupos folclóricos para se apresentarem aqui. Vamos comemorar e curtir, que a festa é de todos nós”, afirmou o deputado Glaubert Cutrim (PDT).

Campanha – A deputada e procuradora da Mulher na Assembleia, Valéria Macedo (PDT), disse que a festa junina da Alema está muito bonita, organizada e participativa. E mencionou campanha que a Procuradoria da Mulher está disseminando nos festejos juninos. “’Toda Mulher Pode Brincar sem São João! Viva Ela no São João sem Agressão’ é mais uma campanha na qual enfatizamos o combate à violência contra a mulher”, ressaltou.

Luiz Carlos Noleto, presidente licenciado do Sindicato dos servidores da Assembleia (SINDSALEM), elogiou a iniciativa do Gedema. “Dessa vez, o Gedema nos convidou e aceitamos participar do ‘Arraiá do Povo’. Nós, servidores, temos que participar também desses eventos sociais, independentemente de ser uma iniciativa nossa ou não”, salientou.

A servidora Franzia Almeida, do Gabinete da Presidência, avaliou a festa como bonita, bem organizada e parabenizou o presidente Othelino Neto e sua esposa. “A segurança, o acesso às brincadeiras e a variedade de comidas são aspectos que destaco”, acrescentou.

“O ‘Arraiá do Povo’ está muito bonito. Está de parabéns a Assembleia pela sua realização e organização. Ótimas e lindas brincadeiras. Fica sempre um gostinho de quero mais. Vou vir sexta e sábado também”, disse o microempresário Nélson Santos, morador do bairro Cohatrac.

Deputado Wellington volta a defender a Polícia Civil e denúncia o descaso de Flávio Dino com a categoria

Postado por Caio Hostilio em 15/jun/2018 - 1 Comentário

Em mais um pronunciamento em defesa dos policiais civis, o Deputado Wellington (PSDB), voltou a denunciar o descaso do Governo Flávio Dino com a categoria na manhã desta quarta (13).  Através de mais uma campanha de valorização da polícia civil divulgada em diversos outdoors pela capital, o sindicato da categoria (SINPOL), expôs um dado alarmante: mais de 40 policiais civis já morreram durante o atual governo sem alcançar a devida valorização prometida por Flávio Dino.

Nesse sentido, Wellington mais uma vez destacou a falta de condições de trabalho e de valorização do policial civil que sempre exerceu o dever de proteger a sociedade mesmo em situações desfavoráveis. Em contrapartida, segundo o Deputado, o Governo investe em numerosas propagandas que iludem a população maranhense sobre a atual situação da segurança pública do Estado.

“Durante a última campanha para Governo do Estado, Flávio Dino fez uma série de promessas com objetivo de valorizar a Polícia Civil. Porém, atualmente, não há qualquer diálogo com a categoria e o estado abandona desvaloriza os policiais civis com salários insuficientes. Podemos constatar a indignação dos Policiais Civis espalhadas em outdoors pela capital e não podemos admitir que uma instituição tão importante como essa se encontre nessa situação de caos e abandono. É preciso que haja uma reestruturação imediata na Polícia Civil, tanto nas condições de trabalho, quanto na valorização salarial. Segundo o SINPOL, mais de 40 policiais civis já morreram neste governo sem alcançar a valorização prometida por Flávio Dino, por isso solicitamos que o Governador cumpra suas promessas e respeite e valorize o policial civil do Estado do Maranhão.” Disse Wellington.

Andrea Murad havia apontado descaso com a Lagoa da Jansen e hoje professor é esfaqueado no local…

Postado por Caio Hostilio em 15/jun/2018 - Sem Comentários

Por Andrea Murad

Enquanto Flávio Dino só pensa em eleição e em poder, presenciamos o abandono de tudo, como mostrei em abril visitando a Lagoa da Jansen, onde gravei as condições em que se encontra o posto policial da área, totalmente depredado, assim como toda aquela área abandonada (relembre: https://goo.gl/6JLg8h).

Hoje, este professor, Antônio José Texeira Guerra, renomado em todo o Brasil, da UFRJ, foi esfaqueado na Lagoa da Jansen, e Flávio Dino se torna um dos culpados dessa tragédia por negligenciar o alerta que fazemos, pessoalmente culpado pelo ocorrido com o professor e tantas outras vítimas por todo o Maranhão.

Associação de Juízes Federais reconhece atuação do deputado Hildo Rocha em prol da sociedade brasileira

Postado por Caio Hostilio em 15/jun/2018 - Sem Comentários

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) homenageou o deputado federal Hildo Rocha em reconhecimento e agradecimento pelos relevantes serviços prestados em prol da sociedade brasileira.

A placa de homenagem foi entregue pessoalmente em Brasília pelo presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajuf), Juiz Roberto Carvalho Veloso, no início da semana.

Entre os motivos que levaram a instituição a prestar a homenagem está a firme atuação do deputado Hildo Rocha na luta pela independência da atividade judicial. Um exemplo do trabalho do parlamentar em favor da magistratura brasileira foi a luta contra a aprovação do Projeto de Lei 8347/2017 que tira a independência dos magistrados.

Tentativa de intimidar o Judiciário

Na visão da Ajufe, a proposta de lei é um ataque à independência da magistratura e tem o objetivo de amedrontar os responsáveis pela condução de investigações como, por exemplo, a Lava Jato.

Ainda de acordo com a associação, o projeto de lei concede privilégios que nunca foram concedidos a nenhuma outra categoria tais como deputados federais, senadores, ministros, magistrados, presidente da República e governadores.

Incentivo

Hildo Rocha agradeceu a homenagem e garantiu que continuará trabalhando em favor da independência e do fortalecimento do judiciário brasileiro. O parlamentar observou que é comum, na Câmara, o surgimento de aberrações em forma de projeto de lei visando enfraquecer o judiciário brasileiro.

“Isso faz parte do processo democrático. Porém, permitir que esse tipo de  projeto se transforme em lei é trabalhar contra os interesses do povo brasileiro. Por isso, tenho votado contra e também trabalho com firmeza para impedir que esse tipo de ideia prospere e seja aprovada”, destacou Hildo Rocha.

“Fiquei muito agradecido com essa homenagem. Ela representa muito pois significa que nosso trabalho está sendo valorizado. É um grande incentivo”, declarou o deputado.

Por que Flávio Dino usa e abusa do Aparelhamento do Estado?

Postado por Caio Hostilio em 15/jun/2018 - Sem Comentários

Porque ver a inércia do poder judiciário e, principalmente, do Ministério Público, que fecham os olhos para todo e qualquer ilícito praticado contra a administração pública e o erário.

Usou e abusou da Polícia Militar, cujas praticas vão de encontro aos princípios que requer a verdadeira função da instituição. Cadê o resultado do uso da PMMA para bisbilhotar a vida dos adversários do governador Flávio Dino? Tudo até aqui acabou em pastelão. Encheu a PMMA de “coronéis pastores”, ou seja, cabos eleitorais… Tudo acabou em Pizza!!!

Aí roubam R$ 18 milhões e acomodam mais de 400 funcionários fantasmas na Secretaria de Saúde do Estado… Tudo ficou como dantes do Quartel de Abrantes!!!

Só parou de tomar motos e veículos dos excluídos porque viu que estava se arrebentando com essa prática covarde e cruel, porém tomou e leiloou um monte de mostos e carros.

Agora, surgem as falcatruas na eleição de 2014, onde ninguém sabe o que fizeram e como gastaram R$ 3 milhões através de uma empresa que não é empresa, mas sim uma bodega que não funciona… Não vai dá em nada!!!

Na verdade, tudo é como eu disse na matéria “Para Flávio Dino, ele pode tudo e o resto não pode nada…”, publicada no dia 28 de maio de 2018.

Alguém tem dúvida?

Prefeitura de São Luís abre festejos juninos na Praça Maria Aragão nesta sexta-feira (15)

Postado por Caio Hostilio em 14/jun/2018 - Sem Comentários

Arraial integra o São João de Todos, realizado pela Prefeitura e Governo do Estado e vai receber na primeira noite tambor de crioula, bumba boi, forró e show

Em 17 dias de festa, o arraial da Praça Maria Aragão vai receber quase 200 atrações durante o São JoãoCom cerca de 10 atrações por noite e quase 200 apresentações programadas para os 17 dias de festa junina, a Prefeitura de São Luís abre, oficialmente, nesta sexta-feira (15), o Arraial da Praça Maria Aragão, que integra o São João de Todos, uma parceria com o Governo do Estado. As mais diversas atrações da cultura e do folclore maranhense passarão pelos palcos da praça. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), acontece até dia 1º de julho, com programação das 18h à 01h. Além do Arraial da Maria Aragão a Prefeitura está apoiado apoiando outros arraias espalhados pela cidade ao exemplo do Arraial do Ipem, da Nauro Machado e da Vila Palmeira.

O titular da Secult, Marlon Botão, destaca a diversidade das atrações na programação oficial do São João ludovicense. “Iniciaremos nesta sexta-feira mais uma grande festa da nossa cultura popular, primando pela diversidade das nossas manifestações, dos nossos folguedos, para proporcionar ao público uma vasta e alegre programação que agrade a ludovicenses e visitantes”, observou Marlon Botão.

“Estamos muito satisfeitos com o início de mais um São João de Todos. Vamos mostrar toda a forma e diversidade da Cultura maranhense com festas espalhadas pelo estado inteiro, movimentando a economia criativa e a cadeira produtiva do turismo”, destacou o secretário estadual de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Logo na abertura, dia 15, o tambor de crioula de Apolônio dará o tom genuíno das tradições juninas locais. Em seguida, grandes nomes do bumba meu boi se apresentam no terreiro da Maria Aragão, entre eles o Boi da Vila Conceição, às 20h; o Boi do Oriente, às 21h; Boi de Axixá às 23h; Boi da Maioba, às 00h; Boi de Morros, às 01h. Ainda na programação de abertura da festa, a Arena do Forró abre espaço para quem aprecia o melhor do ritmo pé de serra, a partir das 20h, com apresentações dos grupos Forró do Cabo Zé e Forró do Rui Mário. O público poderá ainda apreciar o romantismo de Eugênia Miranda, em show no palco principal da praça, a partir das 22h.

As atrações prosseguem no fim de semana, recheado de apresentações para todos os gostos. No sábado (16), a festa inicia com uma programação voltada ao público infantil, com a contagiante batucada do tambor de crioula mirim Arte Nossa, às 18h. Em seguida, se apresenta no palco da Maria Aragão, o bumba meu boi de Costa de Mão da Soledade, às 19h. Flávia Bittencourt e convidados – Alceu Valença e Nando Cordel – prometem levantar o público, em show no palco principal, das 20h às 22h50.

A programação do sábado também contará com apresentação da Dança Country Cowboy de Ouro, às 23h. Já na Arena do Forró, o Trio Poeirão e o Grupo 3 do Forró animam os visitantes ao ritmo do forró pé de serra, das 20h às 22h. A noite encerra com a apresentação do grupo alternativo Novilho Branco, 00h; e o bumba meu boi de Maracanã, às 01h.

No domingo (17), o terreiro da Praça Maria Aragão inicia com o cacuriá mirim Rabo de Saia, para fazer a festa da criançada, às 18h. Na sequência, apresentam-se a Dança do Coco Pirinã (19h), Dança Portuguesa Aliança Portuguesa (20h), seguida do bumba meu boi Upaon Açu (22h). O show da banda Forró Vinil anima o público a partir das 22h, no palco principal. Na Arena do Forró, toda a animação do Forró Bom Demais e de Raimundinho e Forró Pé no Chão, as 20h às 22h. Em seguida, o grupo alternativo Companhia Boizinho Barrica adentra o terreiro da Maria Aragão, para deleite dos amantes da brincadeira. A programação do domingo termina com a apresentação do bumba meu boi Brilho da Ilha, às 00h.

A festa continua na semana seguinte, apresentando a cada dia as mais diversas formas de manifestações da cultura maranhense, com uma programação que integra bumba bois contemplando todos os cinco sotaques – costa de mão, zabumba, baixada, matraca e orquestra -, além de grupos alternativos, tambor de crioula, cacuriá, quadrilhas juninas tradicionais e estilizadas, forró pé de serra, dança do boiadeiro/country, danças regionais, dança portuguesa e shows com artistas locais e de outros estados.

SERVIÇOS

Para garantir a estrutura, a organização e o brilho da festa, a Prefeitura de São Luís está desenvolvendo uma serie de serviços para manter a limpeza, o disciplinamento do trânsito, o ordenamento da venda de produtos no local, entre outros serviços.

Para assegurar a iluminação adequada nos circuitos oficiais de festa junina, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) intensificou o trabalho de recuperação e melhoria da iluminação pública, realizando a manutenção da rede e a colocação de projetores especiais de iluminação. O trabalho da Semosp também incluiu serviços de melhoria da infraestrutura dos espaços.

O disciplinamento do trânsito também será intensificado nas áreas de festas juninas. Para isto, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), vai aumentar o número de agentes nos locais para realizar a fiscalização e manter a ordem e o fluxo no trânsito, nas vias próximas aos espaços de festa junina. Serão deslocados 60 agentes de trânsito por dia em 20 viaturas (carros e motocicletas) que reforçarão o ordenamento do trânsito nos principais arraias da cidade.

A SMTT também está atuando na educação para um trânsito responsável e seguro por parte dos motoristas. Para tanto estará com a equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran) em todos os arraiais da cidade. Durante as atividades serão distribuídos panfletos e bandeirolas aos brincantes, além da presença da Mascote Joca, grande atração da ação, principalmente entre as crianças.

Também estão sendo reforçados os serviços relativos à vigilância sanitária, para garantir a segurança à saúde do consumidor de alimentos nos arraiais e nas vendas ambulantes nos arredores das festas. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária, vai atuar com várias equipes de fiscais devidamente identificados, que estarão circulando nos espaços onde há comércio de produtos alimentícios.

O trabalho será de orientação, mas as irregularidades encontradas estarão passíveis de inutilização dos produtos e apreensão dos utensílios que não estejam de acordo com as normas sanitárias. O propósito da ação é minimizar os riscos de doenças transmitidas por alimentos contaminados.

Para garantir que os produtos vendidos nos arraiais sejam adequados ao consumo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou capacitação de 180 vendedores ambulantes cadastrados para trabalhar nos espaços de festa. O treinamento versou sobre a forma adequada de manipulação dos alimentos e conservação dos produtos, orientação sobre higiene e limpeza, tipos de embalagens e utensílios que devem ser utilizados conforme cada produto. A capacitação abordou, ainda, temas relacionados à apresentação pessoal, a vestimenta adequada, aspectos considerados fundamentais para a boa imagem do comércio e dos produtos ofertados. Os ambulantes também participaram de palestra sobre Atendimento ao Cliente, realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Sectur).

O ordenamento dos espaços ocupados nos arraiais e arredores também foi trabalhado de forma a garantir a ordem nos locais. O serviço é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana. O órgão está atuando desde o inicio do planejamento dos arraiais, realizando o cadastramento dos ambulantes que vão trabalhar no período junino e repassando todas as orientações procedimentais quanto à atuação dos vendedores de lanches e das barracas de comida típica. O objetivo é disciplinar o serviço conforme o código de postura da cidade e manter o controle para não ter haver atuação desordenada do serviço.

Limpeza

A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, esta apoiando todos arraias de São Luís garantindo a limpeza dos locais, atendendo às solicitações de serviço. Foram realizados serviços de capina e roçagem nos locais de festa. Também serão fornecidos sacos de lixo para que a organização dos arraiais faça o acondicionamento correto dos resíduos e disponham para a coleta.

Nos arraiais oficiais do São João de Todos, promovido pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado, além da capina e roçagem estão sendo colocados tonéis para que os frequentadores façam o descarte adequado do resíduo gerado durante as brincadeiras. No dia seguinte às apresentações será feita a lavagem dos locais, como nos arraiais da Praça Maria Aragão e Praça Nauro Machado.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informa que o esquema de limpeza montado especialmente para o período junino vai garantir o bom funcionamento dos espaços. “Temos diversos arraiais na cidade sendo organizados nos bairros pelas comunidades, além dos grandes arraiais com grande público. Por isso, vamos manter estes espaços limpos para que todos se divirtam com tranquilidade”, disse.

Além dos serviços operacionais de limpeza urbana, serão feitas também ações de educação ambiental com o público para conscientizar sobre a importância do manejo correto do lixo, coleta seletiva e reciclagem. Nos dias 16 e 28 deste mês serão montados o Espaço Cidadão Limpeza Cidade Beleza no Arraial da Praça Maria Aragão onde ocorrerão as atividades.

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos