Por que os políticos fracassam?

Publicado em   26/fev/2017
por  Caio Hostilio

Uma leitora de São Paulo me solicitou que republicasse a “A personalidade explica o fracasso…”, que foi publicada no dia 10 de novembro de 2011. Então, eis aí o texto abaixo:

Antes de entrar propriamente na matéria, observe os políticos, principalmente aqueles que se acham acima do bem e mal, quando todos nós sabemos que não passam de seres humanos cheios de falhas como a de qualquer outro semelhante.

Observem as atitudes dos políticos e faça suas análises, baseando-se nas características de personalidade… Muitos estarão agindo de forma que não condiz com suas características…

As características de sua personalidade determinam sua aptidão para alcançar o êxito em qualquer atividade que requeira relações humanas.

Os aspectos da personalidade que podem impedir ou inabilitar a conquista de objetivos altos e ambiciosos:

A soberba é o pior inimigo de um individuo que queira vencer ou alcançar seus objetivos. O aficionado acredita que  sabe tudo e que nada tem para aprender. A atitude de olhar por cima dos ombros os demais, menosprezar e a altivez de considerar-se melhor que os demais, são características destes personagens.

A incapacidade de impor-se através de objetivos canalhas. A impossibilidade esforçar-se um pouco mais porque acredita que já deu tudo de si. Achar que consegue persuadir as pessoas através de manipulações que não se sustentam. Para impor seu desejo apresenta um tom alto de voz…

Uma pessoa com alto grau de soberba não pode ter êxito, é uma pessoa inferior. Necessita de reconhecimento dos outros e quando não o recebe se sente mal, se desanima, abaixa os braços, deixa de ter bons resultados, deixa de se esforçar… Sepultando-se no pior círculo vicioso que existe no mundo político, a hipocrisia… O pior de ser um miserável, é ser e nem sequer suspeitar que é!!!

É impossível para alguém com um alto grau de soberba poder desenvolver a empatia, esta capacidade para interpretar as necessidades da coletividade; para estabelecer uma relação com os demais por eles mesmos, a capacidade de ser arrogante e ao mesmo tempo saber que não passa de hipócrita. O soberbo não se interessa por ninguém mais que por si mesmo.

Outro ponto forte que se observa é o pessimista, pois acha que não pode alcançar seus  objetivos. Antes de começar já sabe que fracassará. Não vai se esforçar porque não vale a pena.

Abandona seu objetivo por não encontrar as condições propícias para continuar. É tão pessimista que quando chama um táxi, fica pensando em que vai aparecer um carro fúnebre…

Uma pessoa é negativa quando ao longo do dia seus únicos comentários foram nesse tom. Reclama da situação do Estado, escolhe uma pessoa para perseguir, principalmente aqueles que têm inveja… Nada o conforma: não está conformado com o que ganha, COM QUE PERDEU, não está conformado com SUA POSIÇÃO, não SE CONFORMA COM O AVANÇO DOS OUTROS…

O egoísta é uma característica ruim, pois só ver seus próprios interesses…. O egoísta nega até as horas. Dificilmente conseguirá estabelecer uma boa relação.

Ninguém deseja estar com quem não se sente à vontade. Muito menos estabelece uma relação com alguém que não seja digno de sua confiança. Não importa quão bem o político seja pontual… Sua presença se torna indesejável exatamente por ser repetitivo como se fosse um vitrola velha, com um disco furado.

Na verdade, nós seres humanos somos uma mescla de virtudes e defeitos. Não existem os extremos em seus graus puros. Existem pessoas que se esforçam por inclinar-se para algum deles. É preciso ser verdadeiro consigo e ver seus defeitos e virtudes, assim conseguirá iniciar uma nova roupagem em seus pensamentos…

 

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos