Informativo

Publicado em   19/jan/2017
por  Caio Hostilio

Sousa Neto: “Flávio Dino vai expulsar cerca de 300 famílias da Comunidade Nova Esperança

Recebemos a denúncia de que o governador Flávio Dino vai ‘expulsar’ cerca de 300 famílias que vivem na Comunidade Nova Esperança, localizada em Paço do Lumiar. Elas têm até o dia 24 de janeiro para deixar o local, já que a ação de reintegração de posse e derrubada das casas ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 25 de janeiro às 9h, conforme liminar da Justiça. O terreno pertence a FUNAC, que depois do escândalo com os ‘alugueis camaradas’, agora, diz que vai construir um Centro Socioeducativo para jovens em conflito com a lei naquela área. As famílias estão desesperadas. A grande maioria não tem pra onde ir, e até o momento, ninguém do governo quis conversar com eles. Um grupo procurou o prefeito eleito, Domingos Dutra (PC do B), que informou não poder ajudar àquela comunidade, já que é aliado de Dino. Vamos acompanhar o desfecho do caso, que evidencia mais uma manobra dos comunistas contra os maranhenses que os colocaram no poder! Esse é o Governo de todos nós? Lamentável!

Em defesa de Imperatriz, deputado Wellington solicita URGÊNCIA por parte da Caema para solucionar o problema de água

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou, nesta quinta-feira (19), indicação solicitando providências para solucionar o problema referente à falta d’àgua na cidade de Imperatriz. O documento será encaminhado em caráter de URGÊNCIA ao Governador do Maranhão e ao diretor da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). A solicitação do deputado Wellington faz referência às várias denúncias feitas por moradores de diversos bairros da cidade, já que a solda feita por técnicos da Caema na adultora não resistiu à força d’água e foi rompido novamente. “Nosso gabinete recebeu várias denúncias e solicitações feitas pelos moradores de diversos bairros. Ontem, por volta das 22h, foi anunciado pela Caema que os trabalhos tinham sido concluídos com sucesso. Diante disso, o reabastecimento iria começar ainda na madrugada. No entanto, o serviço feito com solda não resistiu à força d’água. Por isso, deixamos aqui a nossa solicitação, para que a Caema adote uma providência EMERGENCIAL para resolver o problema, já que quem padece com a falta d’água é a população “, disse Wellington. O deputado Wellington destacou ainda a possibilidade da realização de uma audiência pública que poderá acontecer no início de fevereiro, para discutir a problemática da falta d’água, atendendo às reivindicações dos moradores. “Várias foram as reclamações  e denúncias que recebemos nos últimos 5 dias, oriundas de Imperatriz, que implicarão em uma audiência pública, que realizaremos no início de fevereiro na cidade. Nosso objetivo é conseguir medidas que solucionem o problema que tanto afeta a população.”, afirmou Wellington. Esse não é o primeiro posicionamento do deputado Wellington de cobrança de melhorias no serviço de fornecimento de água para a população. O parlamentar tem uma preocupação constante e já se posicionou solicitando a anulação dos contratos com a Odebrecht, em São José de Ribamar e Paço do Lumiar (péssima prestação de serviço de fornecimento de água); realizou audiência pública solicitando a convocação dos aprovados no concurso da Caema, além de várias proposições, a exemplo da indicação Nº 522/2015 que solicita ao Governo do Estado e a Caema a execução do “Programa Água para todos” na Vila Parati, em Imperatriz.

Hildo Rocha destaca alternativas viáveis para o aproveitamento da água do mar em residências

 Inspirado no que viu durante visita de intercâmbio entre a Câmara Federal e o governo da China, o deputado federal Hildo Rocha (PMDB) defende a utilização de água do mar nas residências como forma de economizar água potável. De acordo com o parlamentar, a cidade de Hong Kong, na China, cuja população já ultrapassa sete milhões de habitantes, é um exemplo de como se deve utilizar a água do mar nas residências. “O processo de filtragem é rápido, economicamente viável e benéfico para o meio ambiente. Basta apenas eliminar apenas as bactérias, não há necessidade de se retirar o sal, pois a água é aproveitada apenas para uso nas descargas de aparelhos sanitários economizando-se quase 30% de água potável”, destacou Rocha. Visita – Rocha integrou a comitiva brasileira que participou de missão oficial na China com o objetivo de conhecer tecnologias de aproveitamento de água do mar, para fins de uso doméstico; reuso de água; produção de energia solar e energia eólica e tecnologias de construção pré-fabricada. Os representantes do parlamento brasileiro participaram visitas técnicas a corporações especializadas em infraestrutura de saneamento básico; sistemas de tratamento de água e esgoto; instalações que usam água do mar no sistema de saneamento da cidade; sistema de dessalinização de água e visita a instalações de tratamento de água para reuso, nas cidades de: Hong Kong; Macau; Pequim; Shanghai. Comitiva – A comitiva foi composta pelos deputados: Hildo Rocha (membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano); Damião Feliciano (membro da Comissão de Transporte); Evandro Roman (membro da Comissão de Transporte); Herculano Passos (Presidente da Comissão de Turismo); Jaime Martins; (Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano); José Rocha (membro da Comissão de Turismo); Lelo Coimbra (membro da Comissão de Turismo) e Weliton Prado (membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano).

Luis Fernando vistoria obra de requalificação do cais com o presidente da EMAP

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, e o secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino, vistoriaram na manhã desta quinta-feira, dia 19, o andamento da obra de requalificação do cais ribamarense, na orla marítima do município. Participaram ainda da visita, empresários locais, secretários do Governo Municipal e os vereadores, Professor Cristiano (SD), Manoel do Nascimento (PCdoB), Professor Salis (PSB), Nonato Lima (PDT), Jô Viana (PSL), Nádia Barbosa (DEM), Paulo Alencar (SD), Valdo Coelho (PHS), Moisés Gama (PRB), Juliano Soares (PSDB) e o presidente da Câmara, vereador Beto das Vilas (PV).  Construída pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da EMAP, a expectativa é que a obra seja entregue no início de março, de acordo com que informou Ted Lago. “O trabalho está numa fase avançada e vamos entregá-la à população ribamarense uma obra de qualidade, que servirá de referência turística para a cidade. Em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e com a Prefeitura vamos vitalizar esse espaço e gerar mais emprego e renda para o município”, disse Ted Lago. Com a obra de revitalização, a cais terá nova iluminação, área de vivência, quiosques, academia ao ar livre, ciclovia e posto policial, além dos programas e atividades que serão implantados pela prefeitura de São José de Ribamar. “Um importante local de vivencia está sendo restaurado para resgatar seu aspecto original, tornando a área atrativa, segura e acessível, tudo isso pensando na população e na potencialidade turística da cidade”, acrescentou Lago. Para o prefeito Luis Fernando, os investimentos do Governo do Estado no cais irão realmente gerar uma repercussão muito positiva para o turismo da cidade, para a pesca artesanal, e para o esporte náutico. “Será um instrumento de desenvolvimento econômico para São José de Ribamar e com certeza um dos melhores pontos turísticos da Grande Ilha”, comentou o prefeito. Ele agradeceu o apoio e a parceria do Governo do Estado nesta e em outras obras que estão sendo planejadas. “Desde o dia primeiro da nossa gestão estamos nos esforçando para reconstruir a cidade. E neste esforço, temos recebido do governo estadual apoio decisivo para que esse processo se consolide e para o ribamarense volte a ter orgulho de morar aqui”, finalizou Luis Fernando.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos