Notícias

Publicado em   05/dez/2016
por  Caio Hostilio

Flávio Dino declara não poder ajudar prefeituras mas beneficia aliados políticos, denuncia Andrea

andrea-murad-2-051216Em discurso nesta segunda (5), a deputada Andrea Murad (PMDB) repercutiu a reunião do governador Flávio Dino com os prefeitos eleitos. A parlamentar disse que muitos saíram descontentes com o encontro em que o governador deixou claro que não tinha como ajudar as prefeituras. Para a líder de oposição, o caso não se aplica quando o assunto é aliado político. “O governador Flávio Dino fez uma reunião com os prefeitos de onde saíram todos insatisfeitos. O quê o governador fez? Nada. Disse que não iria fazer nada, que não tem recursos pra ajudar prefeituras, não tem dinheiro para ajudar os municípios. Ele foi muito claro quanto a isso. Encheu a boca para falar dos investimentos que está fazendo na saúde, que na verdade é tudo que a gestão anterior deixou para o atual governo. Se lamentou do quanto é difícil manter hospitais, com ele sempre faz. Então, investimento para todos não tem, mas para aliados políticos tem e muito. Foi lá em Tuntum inaugurar um centro de imagens. Pra que? Pra beneficiar seu aliado Cleomar Tema pra quem inclusive o governador pediu voto para a presidência da Famem”, revelou a deputada após a sessão desta segunda. A deputada explicou que o Governo do Estado firmou convênio com uma Fundação de Saúde em Tuntum para privilegiar o prefeito Cleomar Tema. De acordo com publicações do próprio Diário Oficial do Estado e da imprensa, a Fundação possui pessoas ligadas ao prefeito e que a própria Fundação efetivou contrato com uma empresa, cujo proprietário é o próprio filho de Cleomar Tema. “Quem presidia a Fundação para o convênio de R$ 4 milhões e 800 mil era o vigia do prefeito de Tuntum. Depois que foi denunciado passou a ser presidida por um ex-funcionário do hospital, que pertence a família do prefeito. E a maior prova do desvio desse convênio qual é? É a publicação do Diário Oficial agora no final de novembro, da Fundação com a Empresa J.A Serviços Médicos, que tem como sócio proprietário o filho do prefeito de Tuntum. Esse é o grande investimento que Flávio Dino está fazendo na saúde. É bom que os órgãos de controle fiscalizem isso, ou será que a gente vai ficar gritando, gritando nesta Assembleia e nunca vai dar em nada?”, cobrou a parlamentar.

Deputado Wellington propõe implantação de Usina de Reciclagem e cobra coleta seletiva de lixo em São Luís

img-20161205-wa0063Durante a sessão plenária desta segunda-feira (05), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou duas proposições em defesa do meio ambiente e do bem estar da população. Trata-se de indicação que propõe a implantação da Usina de Reciclagem em São Luís e, ainda, solicita que haja coleta seletiva domiciliar na capital. Ao se pronunciar, Wellington mencionou ainda que essas proposições resultam da Missão Internacional da qual o parlamentar participou, nos dias 07 a 21 de novembro, na China, Taiwan e EUA. “Tive a oportunidade de conhecer a fábrica de reciclagem em Taipei. Trata-se de uma organização de crianças, jovens e idosos que trabalham voluntariamente, separando materiais e transformando-os em utensílios que possam ser reaproveitados. Tais utensílios são utilizados pela população mais carente. Hoje, inclusive, é o dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social, uma prova de que precisamos fomentar esse espírito solidário. São ações simples, mas que teriam impacto na qualidade de vida das pessoas”, afirmou Wellington. As solicitações do deputado Wellington vão ao encontro da preocupação sustentável que o parlamentar já demonstrou ao ser autor, por exemplo, do projeto que já é a Lei N. 10.340, de 20 de outubro de 2015, que institui a “Semana da Coleta Seletiva e Reciclagem do Lixo” nas Escolas do Ensino Médio do Estado do Maranhão.

Praias de São Luís nunca foram despoluídas, diz Adriano Sarney

adriano-na-tribuna-04-10-2016Site da Sema não publica laudos atualizados desde que as praias tornaram-se impróprias para banho; deputado fez requerimento à Mesa solicitando mais transparência do órgão. O deputado estadual Adriano Sarney declarou na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (5), que as praias da Ilha não estão despoluídas, contrariando os laudos de balneabilidade divulgados insistentemente pelo Governo do Estado e pelo próprio governador Flávio Dino (PCdoB) em suas redes sociais. Segundo o parlamentar, a Secretaria de Meio Ambiente vem divulgando ao longo das últimas semanas que as praias apresentam 100% de balneabilidade. Mas o último laudo, divulgado no dia 1º deste paginadasemalaudobalneabilidade05122016mês, revelou o engodo. “Bastou cair uma chuva na Ilha para trazer o esgoto e o lixo da cidade para as praias, revelando sete pontos impróprios para banho. Isso não é uma questão de política. Isso é uma questão de saúde pública. Não podemos brincar com isso”, declarou. O deputado ressaltou que a poluição das praias é consequência do saneamento básico deficiente, ou seja, o tratamento dos esgotos da Ilha precário ou parcial. Esta constatação emergiu de uma audiência pública realizada no dia 19 de outubro deste ano, coordenada pelo parlamentar, que preside a Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia. “Somente quando houver 100% do esgoto tratado e os rios da Ilha estiverem totalmente limpos poderemos dizer que as praias estarão despoluídas. E estamos longe disso. A Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais, que iniciou suas obras no governo Roseana, opera com 30% da sua capacidade, segundo informou a Caema”, ressaltou o parlamentar. Adriano informou ainda que vai ingressar com um requerimento à Mesa Diretora da Assembleia solicitando à Secretaria de Meio Ambiente esclarecimentos sobre a divulgação dos laudos de balneabilidade, pois o site da Sema, até ontem, apresentava os laudos até o dia 22 de novembro, o que prejudica a informação para o cidadão, que não encontra na página oficial do órgão ambiental o relatório atualizado.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos