Cadê a saúde para “Todos Nós? Moradores de Alcântara fazem protesto após morte de jovem grávida

Publicado em   01/ago/2015
por  Caio Hostilio

ALCANTA 3Enquanto Caxias e Tuntum são agraciadas com milhões, o resto fica a ver navios!!! Naires morreu após não ter conseguido fazer uma cesariana na cidade. Sequer vale colocar aqui a Nota da SES, que procura justificar a distribuição justa dos recursos da Saúde falando de helicóptero que estava em Zé Doca… Me compre um bode!!!

ALCANTARA 1G1MA

Moradores de Alcântara, a 53 km de São Luís, fizeram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (31) em protesto pela morte da jovem grávida Naires Rodrigues, de 19 anos, e do bebê, na quinta (30).

Naires deu entrada na Unidade Mista Dr. Neto Guterres às 6h40 com dores. Como o local não está realizando cesarianas, a equipe tentou fazer um parto normal na jovem. Após complicações durante o parto, ela foi encaminhada para um hospital em Pinheiro, na Baixada Maranhense.

A família afirma que Naires não teve o atendimento necessário quando entrou em trabalho de parto e denuncia a falta de estrutura do hospital e até de ambulância para realizar a transferência da jovem para São Luís.

Como a unidade só possui uma ambulância, que estava em uso, Naires foi transportada em um veículo de um morador da cidade. No meio do caminho, a jovem começou a ter convulsões e veio a óbito junto com o bebê.

Segundo uma testemunha, que preferiu não se identificar, é o primeiro caso de óbito de gestantes na cidade por falta de infraestrutura hospitalar.

O secretário municipal de saúde de Alcântara Raimundo Neto disse ao G1 que a unidade tomou todas as medidas cabíveis.

“Só temos uma ambulância em Alcântara. Nós tínhamos um paciente em estado mais grave para encaminhar a São Luís, já que quando Naires deu entrada a sua gestação não tinha complicações”, disse o secretário.

Questionando sobre a falta de infraestrutura da unidade mista de Alcântara o secretário informou que o Centro Cirúrgico está fechado, pois o Ministério da Saúde só tem encaminhado R$25 mil para a manutenção do local. “Já falei com o Secretário de Estado de Saúde para pedir um apoio à saúde de Alcântara. Enquanto esse repasse não for revisto situações como essa continuarão acontecendo”, finalizou.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos