Parte III: Por que a secretaria de turismo está sendo denunciada pelos servidores?

Publicado em   23/maio/2015
por  Caio Hostilio

O espaço continua em aberto para os esclarecimentos da Secretária de Turismo Delma Andrade

Mais uma falácia da preocupação com os resultados no Governo Dino: o caso da Secretaria de Turismo.

Delma-Andrade-1Toda a gestão dinista – assim que se apoderou da máquina pública – advogou a ideia de que os governos Sarney e os por eles (Sarneys) apoiados nada tinham feito em favor do Estado do Maranhão. Era esse discurso (e ainda é) a regra dentro da Administração Pública. Dizendo não serem como os da “gestão passada”, prometeram não operar a famigerada técnica da “caça às bruxas”, terminando por descumprir a tal promessa em todas as secretarias de estado, sem exceção. Foi assim no Turismo, na Sinfra, na Casa Civil, foi e é assim em quase toda a estrutura do Estado. Dino, desrespeitando a mão-de-obra local, num claro ato de desvalorização, começou a enxertar técnicos de fora, como no caso do Turismo.

Delma Santos de Andrade possui um currículo invejável, uma formação acadêmica elogiável, mas – ao mesmo tempo – é dona de um comportamento repugnante, a ponto de repelir as pessoas, injetando – como dizem profissionais bem de perto dela – um modo de trabalhar tenso, em meio ao comumente utilizado assédio moral, sempre em companhia (cercada) dos técnicos que ela também trouxe de fora. O certo é que – provavelmente pelo ambiente insalubre que é capaz de causar – seus números, seus resultados são absolutamente inexpressivos.

A mão-de-obra local, de tanto que não era boa, foi substituída pela de fora, alicerçada em assessoria de comunicação que não sabe escrever, por uma assessoria de planejamento que sequer consegue entregar, informar as metas, sequer consegue iniciar o PPA, por um Secretário-Adjunto (Marcos Vinicius) que não sabe lidar com pessoas, tampouco entende o mínimo de promoção turística do Maranhão, essa – em suma – é a gestão Delma Andrade! Conseguem reduzir os níveis tributários do querosene de aviação civil e não melhoram em um único ponto percentual o nível de visitação do Maranhão, sequer contribuindo para a melhoria da ocupação da rede hoteleira local. Aliás, como se pode falar em melhoria do turismo, em preocupação com a melhoria do turismo maranhense, se até dois dos três postos de informação turística foram fechados?

Governador, é essa a Secretaria ideal de Turismo Estadual num governo chefiado por um ex-presidente da Embratur? Decepção para os que o elegeram e estímulo grande para os que desejam seu posto. Mais fáceis são de ocupar cadeiras vazias que as ocupadas e amor (cego amor) não dura para sempre. Eis duas lições que duramente o Governador vai acabar aprendendo.

  Publicado em: Governo

7 comentários para Parte III: Por que a secretaria de turismo está sendo denunciada pelos servidores?

  1. Maria disse:

    GOVERNADOR manda esse povo arrumar a mala e ir embora DELMA e sua gangue! Os servidores merecem respeito DELMA é sinônimo de INCOMPETÊNCIA! Para que ainda ter esse curriculum “invejável” e ser desumano, criminoso, arrogante, prepotente! ? Ę melhor rasgar este curriculum! #ForaDelmaAndrade a vergonha da Embratur se chama DELMA, ANTÔNIO MACIEL E MARCUS VINICIUS!

  2. Maria disse:

    Servidores e ex servidores segunda as 09h na Delegacia Central prox ao Parque do Bom Menino e dps daremka entrada no Ministerio Publico não tenha medo não se cale ASSÉDIO MORAL É CRIME! Merecemos respeito
    #ForaDelmaAndradeeequipe

  3. bianca disse:

    Estagiei na Secretaria de Turismo e só o que vi lá nos anos que estagiei e observei fora do estágio a SETUR, foi gente fofocando, porque ali nem parecia que as pessoas trabalhavam de verdade. Muita gente indicada e que não faz nada e outra ninguém fala da perseguição dos peixes pequenos que lá existem e que por terem um carguinho acham que podem só fofocar e escravizar os estagiários e ooutras pessoas que não fazem parte da patotinha. No período em que estagiei, engraçado…. não era a Delma Andrade. Porque será que só agora estão na \gestão dela estão aparecendo críticas ? Ah Sei… porque nas gestões anteriores era o pessoal de São luís mesmo que não queria se indispor e aí deixavam os indicadinhos fazerem o que quisessem para não se prejudicar. Agora com a Delma ela não precisa ser amiguinha do pessoal que não trabalha, ela é uma profissional e então ela coloca para trabalhar e aí e corta os exageros aí o pessoal chia. Para as pessoas terem noção, no período em que estagiei nem pagar almoço dos estagiários ou qualquer outra coisa que prometiam em troca de trabalhar aos domingos(coisa que não era para acontecer) divulgando em hotéis o Maranhão, não pagavam. Era uma enrolação….fui diversas vezes cobrar, até que cansei e vi que ali não era um lugar de pessoas com credibilidade(não são todas) Enfim… o justo e para acabar com isso tudo era que houvesse concurso, para colocar profissionais que querem fazer algo de verdade pelo Estado e não passar as manhãs e tardes fofocando. Quero ver aqui se quem está reclamando é concursado? Se fossem concursados essa Senhora que vocês tanto reclamam não teria condições de exonerar ninguém a não ser os cargos de chefia(ad nutum). Agora o que está faltando são as pessoas do Maranhão em geral que estão revoltadas por não estarem mais mamando como mamavam nas tetas do Governo, sentar e estudar para concursos para entrar não por indicação e ficar depois reclamando indignadinhos porque acabou a mamata. Está faltando é concursos no Estado, isso sim o Governador devia fazer em todos os setores. Colocar pra fora as pessoas que sempre atrasaram o Maranhão e querem continuar atrasando.

  4. Ana Filgueiras disse:

    Essa tal de Bianca não entendeu a situação. Bianca, vou explicar pra você entender. Não se trata de colocar pra fora pessoas que sempre atrasaram o Maranhão e vão continuar atrasando. É a exoneração pessoal, assediante e reprovável (digna de causar a exoneração da secretária) das pessoas que esse governo novo optou ter em sua equipe. Se estão faltando concursos no Maranhão e estão mesmo, o governo providenciará ao tempo das possibilidades. O problema no caso concreto (comentado) não é a falta de concursos e sim a maneira imoral como quer tratar e trata a secretária Delma seus servidores. E há pessoas bem piores que ela nessa equipe: esse tal de Marcus Vinicius ainda vai terminar preso. Até assediar servidores idosos, ele faz. Eles não têm a mínima noção de nada. Como não podem fazer nada diante das críticas, resta alimentar um tal portal Viva Turismo no facebook, dizendo que o Governo do Estado divulgou nota oficial, o que o Governador não faria de jeito nenhum porque todos sabem que Dr. Flávio Dino não compactua com assédio moral. Pode não ser perfeito (ninguém é), mas que é incapaz de condutas dessa natureza (de praticar ou apoiar), isso não se discute. Por isso é que provavelmente ele demitirá a secretária e ela terá de voltar (acompanhada do resto da equipe dos infernos) para de onde jamais deveria ter saído. E se for por conta desse negócio de trazer pessoas de fora técnicas, com mérito, sem politicagem nenhuma, aí vai a pergunta, “Bianca”: por que nomear uma advogada sobrinha de uma pessoa fortíssima, que a blindou muito tempo na Embratur, se a jovem causídica nunca tinha defendido uma causa sequer? Na verdade, mão-de-obra o Maranhão tem, o que nós não temos e não vamos aceitar como algo normal é assédio, campanha do medo (que ela e a equipe fazem) e demissões com as motivações mais absurdas, tipo demitir A e depois demitir B porque B falava com A. #saidelmapraontem

  5. May disse:

    Deveriam investigar a secretaria municipal de turismo, a perseguição a funcionários efetivos e ate mesmo transferencia imotivada, o terror com os SP’s. A secretária do município vem fazendo pior

  6. TATI LIMA disse:

    GENTE MINHA PRIMA TRABALHA NA SETUR,ELA CONTA QUE ESTA UM AMBIENTE HORRIVEL TRABALHAR NUMA SECRETARIA QUE A GESTORA NEM SE QUER DA UM BOM DIA PARA UM FUNCIONARIO! ACREDITO EM TUDO QUE ESTA SENDO VENTILADO NA MIDIA .

  7. Adria disse:

    Concordo com a May, o mesmo cenário está se formando na SETUR do município e deveria ser investigado. Exonerando funcionários de forma humilhante e transferindo outros sem motivações claras. Autoritarismo e assédio moral são recorrentes no âmbito da Secretaria. Lamentável!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos