Isso passa? Eliziane Gama (PPS) vai pedir convocação e quebra de sigilos de Lula na CPI da Petrobras

Publicado em   19/maio/2015
por  Caio Hostilio

Congresso em Foco

Partido quer acesso aos registros bancário, telefônico e fiscal do petista. Iniciativa é da deputada Eliziane Gama, membro da CPI. “Estamos vendo uma sucessão de denúncias que apontam para o nome do ex-presidente da República”, diz… Seria bom a deputada pedir também as justificativas dos R$ 3 milhões “doados” pela bondosa OAS ao governador do Maranhão Flávio Dino, em 2014.

Deputada diz que corrupção atingiu "ápice" na gestão Lula

Deputada diz que corrupção atingiu “ápice” na gestão Lula

O PPS na Câmara deve apresentar amanhã (terça, 19) à CPI da Petrobras um requerimento de convocação para que o ex-presidente Lula dê esclarecimentos ao colegiado a respeito de denúncias publicadas pela revista Veja e declarações de investigados na Operação Lava Jato, que desvendou esquema bilionário de corrupção na Petrobras. A iniciativa é da deputada Eliziane Gama (MA), represente do partido na CPI, e inclui ainda o pedido de quebra dos sigilos bancário, telefônico e fiscal do cacique petista.

O partido de oposição acredita haver elementos suficientes para a convocação e a quebra de sigilos tanto na reportagem de Veja quanto em depoimentos de investigados. O PPS lembra que o ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE), em depoimento à missão oficial da CPI em Curitiba (PR), onde está preso, disse na semana passada que foi Lula o responsável pela nomeação de Paulo Roberto Costa na diretoria de Abastecimento da Petrobras – cumprindo prisão domiciliar, Costa foi protagonista dos desvios de dinheiro e é um dos principais delatores desse esquema de corrupção na estatal.

“Só não prenderam Lula porque ninguém tem coragem”, disse Pedro Corrêa.

Em relação ao noticiário, o PPS menciona reportagem da edição de 25 de abril da revista Veja sobre as relações entre Lula e o engenheiro Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS e também preso por suspeita de envolvimento no esquema. Segundo a publicação, o empreiteiro é amigo pessoal de Lula e teria sido o responsável por realizar algumas obras em propriedades particulares do ex-presidente, como a reforma de um sítio em Atibaia (SP).

“Localizado em Atibaia (SP), o sítio Santa Bárbara, de 150 mil metros quadrados, pertence aos empresários Jonas Suassuna e Fernando Bittar – sócios de Fábio Luís da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente. De acordo com a revista, Lula pesca na propriedade”, registra a assessoria do PPS, lembrando que outro ex-dirigente da Petrobras, Pedro Barusco, disse à CPI que a série de desmandos na petrolífera foi “institucionalizado” a partir de 2003, primeiro dos oito anos de mandato presidencial de Lula.

“Estamos vendo uma sucessão de denúncias que apontam para o nome do ex-presidente da República. Isso exige pronto esclarecimento por parte de quem esteve no comando do país, quando a corrupção na Petrobras atingiu seu ápice”, sentenciou Eliziane Gama.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos