Governadora Roseana vistoria obras do Solar do Outono e da APA do Itapiracó

Publicado em   29/nov/2014
por  Caio Hostilio

Foto 1 Governadora vistoria obras no Solar do Outono foto Antônio Martins - CópiaA governadora Roseana Sarney vistoriou, na tarde desta sexta-feira (28), as obras do prédio da Instituição de Longa Permanência (ILP) Solar do Outono, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, e que passa por reforma, ampliação e modernização. Ela também vistoriou o andamento das obras da primeira etapa do Parque do Itapiracó.

Foto 4 Governadora vistoria obras no Solar do Outono - CópiaAcompanhada dos secretários de Estado Luiza Oliveira (Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania), José Raimundo Frazão (Infraestrutura), Anna Graziella Neiva (Casa Civil), e Carla Georgina (Comunicação Social), a governadora conferiu cada detalhe da obra, analisou a Planta Baixa e ainda conversou com engenheiros.

Foto 5 APA ItapiracóSobre os benefícios da obra para os idosos que precisam de abrigo, ela conversou com a diretora do Solar do Outono, Ana Lúcia Azoubel, com a coordenadora do Fórum das Entidades Maranhenses de Direito e Defesa do Idoso, Débora Jataí, e com a representante do Conselho Estadual do Idoso, Guadalupe Barros.

 “Nós entregaremos esta obra na primeira quinzena do mês de dezembro. Trata-se de uma obra de suma importância, pois que não é apenas uma simples reforma, mas uma ampliação de sua capacidade, que passará de 30 para 40 vagas, e também a modernização da estrutura como um todo, de forma que o idoso seja melhor acolhido e possa viver melhor”, disse a governadora.

 Luiza Oliveira disse que, durante o período de reforma, os idosos que estavam no Solar do Outono, foram transferidos para Casa de Passagem Irmã Zizi, localizada no Turu. “Lá, nós temos vinte vagas, que ficarão vacantes quando fizermos o remanejamento. Isso significa a ampliação do sistema, pois que aqui teremos o aumento da capacidade. É importante destacar que a obra implica em uma modernização eficaz, para que os idosos possam, inclusive, se locomoverem melhor”, disse a secretária, lembrando que o Solar do Outono está se tornando uma Casa de Referência no Brasil.

 O novo Solar do Outono contará com Circuito Fechado de TV e Sistema de Combate a Incêndio. Tudo isso com a contribuição de uma preparada equipe que atende aos idosos com muito amor e respeito (fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, educadores físicos entre outros). Conforme Débora Jataí, a reforma era esperada com muita ansiedade, devido a demanda. “É preciso que se frise que serão colocadas rampas, avisos luminosos, sistema de segurança nos banheiros, entre outros benefícios”.

 Parque Ambiental Itapiracó

Em seguida, a governadora Roseana também foi até o Parque do Itapiracó vistoriar o andamento das obras da primeira etapa, que serão entregues à população na próxima semana. “Nós viemos ver como está o andamento das obras, pois iremos entregar esta primeira etapa nos próximos dias. A primeira etapa engloba a parte de lazer. Depois, serão concluídas as praças e, por último, o prédio administrativo”, antecipou a governadora. 

A obra é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). O investimento é de R$ 26 milhões, recurso oriundo do Fundo Estadual de Unidade e Conservação, arrecadado pela Lei de Compensação Ambiental.

O projeto da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó, com cerca de 320 hectares, prevê a construção de espaços para atividades esportivas, recreativas e educativas, como as praças da família, da criança e do esporte. Inédito no Brasil, o projeto tem como tripé: inovação, sustentabilidade e localização estratégica, o objetivo é restringir a ocorrência de crimes ambientais e a ocupação irregular da área, com a instalação das sedes administrativas da Sema, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Batalhão Florestal, Delegacia Ambiental, além de uma unidade do Instituto Federal do Maranhão (Ifma).

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos