A queda da Bastilha e o Petrolão brasileiro…

Publicado em   19/nov/2014
por  Caio Hostilio

migueljcPor que vez ou outra a história se repete ou serve para se fazer certos trocadilhos, Severo? Sabe que A revolução Francesa teve como um dos protagonistas o pão? Serevo, eu fico a imaginar o quando o ser humano é idiota… A Bastilha era uma fortaleza situada em Paris. Os camaradas começaram a construí-la no ano de 1370, durante o reinado de Carlos V. e foi concluída, doze anos depois, em 1382, para ser transformada em prisão para aqueles que representavam uma ameaça ao poder absolutista dos reis… Eita babaquice!!!

A Revolução Francesa também foi importante para que todo saiba hoje o que é um brioche, aquele pãozinho jitinho que Maria Antonieta queria dar aos pobres. Também de lá veio a inspiração para Danton, personagem interpretado magistralmente por Gerrard Depadier no cinema quando o cinema ainda existia. Veio também o 18 Brumário de Napoleão Bonaporte, inspiração de uma canção de Lulu Santos da qual gosto muito. Severo!!! Você foi fundo, camarada…

Robespierre, o francês, era conhecido como “O incorruptível” (imagina essa figura nos dias atuais) e por tal foi entronado no Poder central no terceiro movimento da revolução, a chamada Convenção Nacional. O período da convenção ficou marcado pelo ‘Terror’. É na época do Terror (1792-1795) que a família de Luis XVI é toda guilhotinada, Maria Antonieta à frente e sem direito a brioches. Alias o ritmo das guilhotinas no Terror era semelhante ao de uma fábrica do Distrito Industrial, pois Robespierre, por incorruptível, via corrupção em qualquer lugar. E ai meu nego, não titubeava, mandava separar imediatamente a cabeça do corpo corruptível do cidadão. Pois não é que o incorruptível virou corrupto e teve o pescoço apartado da cabeça!!!

É por me lembrar de Robespierre, Severo, eu me antecipo a dizer que sou imoral. O mais impressionante é ver todo mundo envolvido nesse Petrolão: acusados, acusadores, santos, demônios e o escambau!!! Só não está o povo!!!

Severo, se Robespierre puxasse um fiapo do novelo ou tivesse acesso as investigações da PF, com certeza não haveria guilhotina para separar tanta cabeça do corpo!!! Severo, será que Robespierre não cairia rapidamente em desgraça, pois se o incorruptível se corrompeu, o que ele poderia fazer no meio dos políticos brasileiros, que são tão pródigos em malandragens e malemolências?

Sabe de uma coisa Severo, a queda da Bastilha foi fácil, agora eu quero ver é derrubar o Petrolão brasileiro!!!

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos