O Maranhão e seus antagonismos políticos…

Publicado em   18/nov/2014
por  Caio Hostilio

Enquanto Flávio Dino se contorce, através de entrevistas e coletivas nos mais diversos meios de comunicação televisivo, online, radiofônico e escrito, para tentar de uma forma ou de outra se livrar de qualquer vínculo com as empresas OAS e UTC, envolvidas no Petrolão, cujas doações de campanhas para o PCdoB, principalmente para a sua empreitada rumo ao governo do Maranhão foram robustas. O Legislativo fica debatendo o sexo dos anjos sem discutir nada de relevante em prol da coletividade, a governadora Roseana visita obras do Tegram e de ampliação e modernização do Porto do Itaqui

Foto 1 Tegram foto Antônio MartinsA governadora Roseana Sarney, visitou na tarde desta terça-feira (18), o Porto do Itaqui, onde acompanhou as obras do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) e o berço 108, que será destinado à movimentação de derivados de petróleo. São empreendimentos estruturantes e fundamentais para o desenvolvimento do estado, cuja economia vem crescendo acima a média nacional.

Foto 4 Tegram foto Antônio MartinsRoseana Sarney, que foi recebida pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati, estava acompanhada dos secretários de Estado, Maurício Macedo (Indústria e Comércio); Anna Graziella Neiva (Casa Civil); Carla Georgina (Comunicação Social) e do coronel José Ribamar Vieira (Gabinete Militar). Também integraram a comitiva, o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, e o deputado estadual Roberto Costa, a governadora Roseana Sarney,

Foto 5 Tegram foto Antônio MartinsNa visita às obras do Terminal de Grãos, a governadora foi recepcionada pelo gerente executivo do grupo Tegram, Randal Luciano, que apresentou os quatro grandes armazéns em construção, que devem entrar em operação no primeiro trimestre de 2015, descentralizando o eixo econômico atual da soja, focado na região sul do país.

Foto 6 Tegram foto Antônio MartinsNa oportunidade, Roseana Sarney falou sobre a importância do Porto do Itaqui para o desenvolvimento do Maranhão. “Viemos fazer essa visita ao porto para ver como andam as obras do Tegram. É um projeto importante que irá aumentar a capacidade de armazenamento e expedição de grãos, e vai dar mais condições para o desenvolvimento do agronegócio na nossa região”, ressaltou.

O presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, informou sobre o investimento no projeto do Tegram. “Estão sendo investidos R$ 600 milhões na construção do terminal”, disse. “Com esse investimento, vamos ganhar uma megaestrutura, podendo chegar a movimentar até 15 milhões de toneladas de grãos”, complementou o secretário Maurício Macedo.

O Tegram terá capacidade estática de armazenamento de 500 mil toneladas (base soja), compreendendo quatro armazéns com capacidade de 125 mil toneladas/cada e movimentação final de 10 milhões de toneladas/ano na sua segunda fase.

 O projeto contempla infraestrutura para recepção de grãos nos modais rodoviário (individual em cada armazém) e ferroviário (compartilhado pelo consórcio) e além de compartilhar um sistema de correia transportadora que levará os grãos até porto (berço 103 na 1º Fase e berço 100 na 2º Fase). Os berços destinados ao TEGRAM terão 15 m de profundidade, permitindo atracação de navios tipo Panamax.

Berço 108

A governadora Roseana Sarney também acompanhou as obras de construção do berço 108, um investimento de R$ 80 milhões. O novo píer deverá aumentar a capacidade de movimentação de derivados de petróleo em 40% no Porto do Itaqui.

Além do Tegram e berço 108, outros projetos foram encaminhados à Secretaria Especial dos Portos (SEP), como os Terminais de Fertilizantes e de Celulose. Vale lembrar que os volumes de fertilizantes importados através do Itaqui cresceram de 515 mil tons (2009) para 1,4 milhão (2013), ou seja 269%. Este aumento é resultado da crescente demanda do agronegócio da região.

O Porto do Itaqui

Do início do ano até outubro, o Porto do Itaqui movimentou quase 15 milhões de toneladas entre granéis líquidos e sólidos e carga geral. A meta é até dezembro bater 17 milhões de toneladas.

Nos dez primeiros meses do ano, houve aumento no volume das cargas gerais em torno de 150% e dos graneis sólidos e líquidos, que alcançou o percentual de 12%.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos