Gestores da SES apresentam relatório ao Conselho Estadual de Saúde

Publicado em   01/out/2014
por  Caio Hostilio

Foto 1 SES - Reunião do CESO Relatório Detalhado de Execução Orçamentária (RDEO) foi apresentado pelos gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quarta-feira (1), durante reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES), em São Luis. O documento, que demonstra as receitas e despesas com ações e serviços públicos de saúde no 2° quadrimestre (maio a agosto), foi detalhado antes de ser aprovado pelos conselheiros estaduais.

O subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, explicou que o RDEO é elaborado em cumprimento ao Artigo 36 da Lei Complementar 141/2012. “Possibilita a visualização das ações que compõem a Programação Anual da Saúde e o Plano Plurianual – Exercício 2014, aplicação dos recursos financeiros próprios e dos recursos transferidos, as auditorias concluídas ou iniciadas no período, bem como informações sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada”, explicou.

O RDEO Foi sistematizado pela Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas, a partir de dados coletados pelas áreas técnicas, dos sistemas de informação tais como Sistema de Informação Hospitalar (SIH), Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), Sistema de Planajamento, Controle e Acompanhamento (SISPA) e Sistema Informatizado de Orçamento Público em Saúde (SIOPS).

A chefe de Planejamento e Ações Estratégicas da SES, Francisca Nogueira, lembrou que o acompanhamento das metas físicas e financeiras do 2° quadrimestre é uma determinação do governo federal e obedece a Lei de Responsabilidade Fiscal. Estavam na reunião, os gestores Marielza Cruz (Atenção Básica), Maria das Graças Lírio (Vigilância em Saúde), Ruy Cruz (Saúde Mental) e representantes dos departamentos de Saúde na Escola, Saúde Bucal e Rede de Ações e Serviços de Saúde.

Durante o encontro foi realizada uma oficina de educação permanente para controle social e formação de conselheiros de saúde e a discussão do Pacto de Indicadores da Secretaria de Estado da Saúde. O pacto tem 13 diretrizes que garantem o acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde.

Ônibus voltam a circular nesta quinta-feira (2)

Os donos de empresas de transporte decidiram que os ônibus voltarão a circular normalmente nesta quinta-feira (2), em São Luís. A decisão foi tomada em reunião do secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior, com representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SET), no fim da tarde desta quarta-feira (1º), na sede da SSP.

“Em função da reunião, determinamos que os ônibus voltem a circular normalmente a partir de amanhã (2). A polícia conseguiu prender os envolvidos na ação criminosa e temos que continuar confiando no sistema de segurança”, ressaltou o presidente do SET, José Luiz de Oliveira Medeiros.

O retorno foi decidido diante da ação rápida e eficiente da polícia, que identificou e prendeu os envolvidos no incêndio aos ônibus.

O secretário de segurança garantiu o reforço do policiamento na Região Metropolitana de São Luís. Também estiveram presentes, o secretário adjunto da SSP, Antônio Roberto Santos Silva; o assessor especial do gabinete do secretário, Daniel Brandão.

Ao todo, foram detidos três homens e apreendidos três adolescentes. Durante a ação policial, um suspeito foi baleado e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos