Esperei o momento certo para reproduzir esse texto!!!

Publicado em   02/set/2014
por  Caio Hostilio

Quero mostrar aqui o quanto os candidatos aos mais variados cargos eletivos em disputa nesse país estão longe daquilo que se espera de fato em relação a MUDANÇA NO SENTIDO REAL DA PALAVRA NO QUE TANGE A GARATINHA DE VIDA IGUALITÁRIA A TODOS OS SERES HUMANOS!!! Que o eleitor brasileiro mensure com muita cautela o que foi firmado, porém não foi debatido nas eleições de 2012 e sequer chegaram a mencionar algo nessa eleição de 2014… Quanta pobreza de espírito público, democrático, republicano e, principalmente, humanitário!!! Sinceramente pensei que viria alguma mudança de 2011 para cá, pois foi dessa época que surgiram os discursos inflamados do NOVO E DA MUDANÇA, CUJAS VITÓRIAS EM DIVERSOS MUNICIPIOS POR ESSE BRASIL AFORA VIERAM, MAS NÃO HOUVERAM MUDANÇAS E NADA DE NOVO QUE PUDESSEMOS ACREDITAR QUE O BRASIL DE FATO ESTARIA EM SINTONIA COM A DECLARAÇÃO DO MILÊNIO… TUDO NÃO PASSOU DE UMA UTOPIA RESGUARDADA POR POLITICOS VICIADOS!!!

No dia 23 de abril de 2011, escrevi aqui “Você acredita que a humanidade ainda pode mudar?”

Vamos ao texto:

oitojeitosVocê sabe o que significa Sustentabilidade? Esta palavra representa a vontade de melhorar o mundo.

Gostaria de expressar o que sinto em relação a essa Declaração do Milênio. Se pararmos para pensar e refletir sobre o assunto,  tudo gira entorno de uma boa Educação. Acredito muito que a grande solução seria uma educação de qualidade, abrangendo  a educação infantil, básica e superior. De fato, a educação é a chave de todos os nossos problemas.

Uma criança bem educada com amor e respeito que ela merece, não trará nenhum tipo de problema para a sociedade. Falo de uma educação plena, onde todos os envolvidos sejam valorizados pelo seu trabalho. Existem escolas que dão capacitações para melhorar a atuação do professor, mas tudo é uma perda de tempo, pois o que acontece é uma “lavação de roupa suja” em todos os sentidos, seja em relação ao salário, o dia-dia da escola, a família do aluno, a política, a vida pessoal. Se analisarmos com cuidado essa declaração, em cada meta demonstra a necessidade de termos uma educação de qualidade plena.

A educação precisar ter seres pensantes!!! Então, dê a sua opinião, sugestão, crítica, seja ousado, faça realmente parte de algo, faça a diferença para si e para o outro!!! O mais importante é termos a nossa convicção que Educação de Qualidade depende de nossas escolhas para um presente e um futuro promissor e de muito sucesso!!! Para mim a Declaração do Milênio teria uma única meta, a Educação de Qualidade e Plena.

Para quem não sabe, a Declaração do Milênio foi assinada no ano de 2000, por chefes de Estado e de Governos de 189 países, que se comprometeram a lutar contra diversos problemas sociais. Na Declaração, consta que todos os países lutariam para melhorar o mundo até 2015. Você viu alguma mudança nesses quase 11 anos? Só faltam 4 anos!!!

objetiv1Nesta declaração foram firmados oitos (8) objetivos que precisam ser alcançados. Dá só uma olhada:

1. Acabar com a fome e a miséria

Você sabia que 1 bilhão e 200 milhões de habitantes no mundo sobrevivem apenas com um dólar por dia? Isso é muito pouco, gente. Não dá nem pra comer um sanduíche. E é por isso que muitas famílias passam fome. São quase 32 milhões de brasileiros nessas condições. Para acabar com este problema, a gente pode distribuir alimentos em algumas regiões pobres ou ensinar algum tipo de trabalho, como artesanato, que ajude estas pessoas a ganhar mais dinheiro; algumas famílias poderiam plantar seus próprios alimentos; as crianças e jovens precisam estudar para ter bons empregos no futuro e, algo muito importante, os portadores de deficiência também merecem ter oportunidades de trabalho.

2. Educação básica de qualidade para todos

Em todo o mundo,  cerca de 113 milhões de crianças estão fora da escola. Isto é um grande problema porque as crianças são o futuro. E como vai ser o futuro do nosso planeta se ninguém puder estudar agora? Precisamos lutar por isso!!!
Pra começar, criança tem que ir pra escola e não trabalhar; precisamos de professores bons e aulas interessantes senão ninguém agüenta ficar na escola; podemos doar livros e materiais escolares para as crianças mais necessitadas do que a gente; é muito legal os pais participarem ativamente do ambiente escolar, isso ajuda a estimular as crianças pelo gosto do estudo, além de tornar o espaço prazeroso. Se tudo isso acontecesse, com certeza todos estariam ajudando o mundo a ficar melhor.

3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher

Tem gente que pensa que menino é melhor do que menina. E muita gente por aí acha que menina é melhor do que menino. Mas isso não é uma besteira? Meninos e Meninas são apenas diferentes. Cada um tem suas qualidades. Eles jogam futebol e elas dançam ballet. Mas quem disse que elas não podem jogar futebol e eles dançarem ballet? Diga não ao preconceito!!! O certo é saber respeitar para ser respeitado. Somos aquilo que queremos ser, com isso deixem que as outras pessoas sejam aquilo que quiserem. Combinado?

4. Reduzir a mortalidade infantil

A cada ano 11 milhões de bebês morrem no mundo por vários motivos, doenças infecciosas, falta de higiene, etc. Para este número de mortes diminuir, todos precisam ter acesso a água potável. Todos precisam ter conhecimento das práticas de higiene pessoal e sanitária. As mães precisam saber da importância de amamentar seu bebê. As crianças precisam ter acesso a medicamentos e alimentos para que cresçam saudáveis. Não é tão difícil assim, você não acha? Será que nós, seres humanos, conseguiremos?

5. Melhorar a saúde das gestantes

Muitas mães morrem durante o parto. Principalmente quando moram no campo, elas não têm acesso ao médico, por isso não podem acompanhar a saúde do bebê dentro da barriga. Além de tudo, elas têm a criança dentro de casa, sem higiene e morrem por causa de alguma infecção. Tudo o que as mães precisam para não correr risco é de um médico, que cuide delas antes, durante e depois do parto.

6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças

Existem doenças perigosas que adoram se espalhar por aí. Passa para um que passa para outro, de repente todo mundo fica doente. E o pior é que milhares de pessoas no mundo morrem assim. Evitar que uma doença se espalhe não é difícil. Basta saber se prevenir ou se tratar. Agindo dentro dos preceitos de higiene e alimentação, também ajuda as pessoas a se safar dessas epidemias. Então o que eu posso fazer? Primeiro descobrir como ficar longe destes perigos, depois a gente pode ajudar outras pessoas, contando a elas o que a gente aprendeu. Olha que legal: em vez de espalhar doença, a gente ajuda a espalhar informação!

7.Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

Você sabia que se um animal entrar em extinção, todo o planeta sofre consequências? É mais ou menos assim. Tudo o que acontece no meio ambiente é muito sério para todo o resto do mundo.  Por isso, para que nossas gerações futuras possam viver bem, precisamos cuidar de cada pedaço do nosso planeta. Uma das coisas mais importantes a ser seguida é não jogar lixo nas ruas. Converse com seus amigos, seus vizinhos… Quanto mais gente aprender essa orientação e passar a reciclar seus leixos, menos a gente usa o meio ambiente!!!  Devemos também economizar. Principalmente a água. Não dá pra ficar tomando banho de 30 minutos. Não dá pra deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes. Não dá! Entendeu? Vamos cuidar do meio ambiente antes que seja tarde demais.

8.Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Nós sabemos que existem países ricos e países pobres. E sabemos que, por causa disso, ocorre a desigualdade social. Fica assim… quem é rico fica mais rico e quem é pobre fica mais pobre. Mas a última meta para mudar o mundo é acabar com essa história. Se todos os países se ajudarem, o mundo inteiro pode progredir em harmonia. E como fazer? Tudo poderia ser compartilhado. Quem tem mais doa para quem tem menos. Educação, Tecnologia, Medicamentos, Empregos… Um jeito de todos terem as mesmas oportunidades. Você já parou para pensar como seria bom se isto acontecesse? Os países fossem unidos, amigos  uns dos outros?

Sei que a maior dificuldade para colocar tudo isso em prática até aqui foi a heterogeneidade entre os seres humanos. A hipocrisia dos mais ricos. Da prepotência dos políticos, que pensam que a terra gira em torno da política, quando é a política que precisa girar entorno da terra para sanar esses problemas. Do desanimo dos mais pobres. Da inconsciência dos que não tiveram a oportunidade de ao menos a aprender a ler. Do rancor, do ódio e da inveja, que são sentimos da maioria dos seres humanos.

A luta pela hegemonia entre os seres humanos é algo dificílimo de acontecer, mas não é impossível!!!

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos