Notícias

Publicado em   21/ago/2014
por  Caio Hostilio

IFMA inicia atividades em São José de Ribamar

AULA INALG. IFMA (69)O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) iniciou as suas atividades no município de São José de Ribamar, onde, no próximo ano, será inaugurado um campus universitário da instituição pública de ensino. Nas dependências da Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na Sede da cidade, foi realizada, na noite da última quarta-feira (20), aula inaugural do curso de Operador de Computador. A solenidade contou com as presenças do prefeito Gil Cutrim (PMDB) – principal responsável pela instalação do Instituto em São José de Ribamar – Carlos César Teixeira, reitor em exercício do IFMA; Marco Torreão, reitor do campus de Ribamar; Jairo Pontes, diretor de Extensão; além de estudantes e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade. Com carga de 240 horas, o curso vai atender 60 alunos distribuídos em duas turmas e integra as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  As aulas serão ministradas nos fins de semana, nos turnos matutino e vespertino, na Escola Humberto de Campos (situada na Sede), e devem se prolongar até o fim do ano. Em 2015, serão oferecidos novos cursos de formação inicial através do Pronatec e do Programa de Educação de Jovens até a realização de concurso público para ingresso de novos professores no quadro docente da instituição. “Além da obra física de construção do campus, a implantação deste primeiro curso mostra que o IFMA de São José de Ribamar é uma realidade, um mecanismo que já está contribuindo para capacitar os jovens ribamarenses”, afirmou Gil Cutrim. Marco Torreão voltou a salientar o papel fundamental do prefeito ribamarense no processo de implantação do campus do IFMA em São José de Ribamar. “A administração do prefeito Gil sempre deu todo o suporte necessário para que um campus do Instituto fosse instalado na cidade. Prova de compromisso com a classe estudantil”, disse.

Andrea Murad está entre as candidatas mais bonitas do Brasil…

andreaSousa Neto ganha apoio de lideranças políticas em Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré

Encontro 2O candidato a deputado estadual Sousa Neto ganhou apoio de mais lideranças políticas em dois municípios: Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré. O encontro que selou a parceira aconteceu na última terça-feira. Além de Sousa, esteve presente também o candidato a deputado federal André Fufuca. As lideranças que irão apoiar Sousa Neto são os ex-prefeitos Zemar de Santa Luzia e Otávio e Negão de Alto Alegre do Pindaré e os vereadores de Alto Alegre, Ronaldo dos Reis, Cláudio, Joel Piriman, Vilene, José Raimundo e João Lago, além do suplente de vereador Manoel do Bairro Novo e o marido da vereadora Vilene, Magno Morais. “Gostaria de agradecer o apoio de todos e eles podem ter a certeza que terão um representante para ajudar também a população de Alto Alegre do Pindaré e Santa Luzia”, declarou Sousa Neto.

Reunião mediada pelo MPMA mantém diálogo entre professores e Município

DSC_7383O Ministério Público do Maranhão (MPMA) mediou reunião entre professores da rede municipal de ensino e representantes da Prefeitura de São Luís. O encontro, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 20, na sede das Promotorias de Justiça da Capital, teve o objetivo de pôr fim à greve de professores. A reunião foi mediada pela titular da 2ª Promotoria de Justiça da Educação Maria Luciane Belo. Na ocasião, o Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luís (Sindeducação) entregou ao Município uma pauta de reivindicações, formalizada em ata, que devem ser atendidas como condição para o fim da greve e da ocupação da prefeitura. Entre as principais demandas estão: reajuste de 11,32% a ser executado pela Lei Orçamentária de 2015, garantia das progressões verticais e horizontais, concessão de titulações e aposentadorias, além de realização de concurso público até o fim de 2014 e reestruturação do calendário escolar deste ano. O documento inclui, ainda, a criação de comissões para o acompanhamento das obras de reforma e construção de escolas públicas – a serem estabelecidas pelo MPMA – e para a elaboração de um projeto de lei que estabeleça eleições diretas para gestores escolares. Na pauta de reivindicações dos professores, foram fixados prazos para o cumprimento dos itens pelo Município. O secretário Geraldo Castro prometeu entregar as propostas ao prefeito Edivaldo Holanda Junior e comunicar uma nova data para negociação até a próxima sexta-feira, 22. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) garantiu que retira as faltas já lançadas com a contrapartida de suspensão da greve de fome dos professores.

Comunidade da Vila Tamer apresenta problemas para deputado Weverton Rocha

Na última terça-feira, 19, o deputado federal e candidato à reeleição, Weverton Rocha, esteve na comunidade Vila Tamer, localizada no município de São José de Ribamar, reunido com lideranças da região. Na ocasião, as lideranças falaram sobre os diversos problemas estruturais enfrentados pela comunidade, que vão desde a ausência de infraestrutura até a falta de água e espaços para lazer. Weverton conheceu, ainda, o Projeto Canhoteiro, que é uma escolinha de futebol que atende 35 crianças da comunidade. “Contem comigo para continuar lutando, em Brasília, por mais recursos e políticas públicas para a região metropolitana de São Luís”, destacou Weverton.

Secretário recebe visita de representante de Polícia Comunitária de Santa Catarina

Foto 1 - Visita de excomanadanteO secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso de Moraes, recebeu, na tarde desta quinta-feira (21), a visita do coronel Marcineiro Nazareno, da Polícia Militar de Santa Catarina. De acordo com o titular da pasta, o encontro simboliza o fortalecimento do relacionamento do sistema de segurança com o Coronel, que é reconhecido como referência na área de segurança comunitária. Coronel Marcineiro Nazareno é autor do livro “Polícia Comunitária: construindo segurança nas comunidades” daeditora insular; sendo, ainda, engajado em vários projetos sociais voltados para segurança pública em todo o Brasil. “Iremos promover novas palestras a cerca do tema e assim, somar conhecimentos que reflitam forças no combate à criminalidade”, destacou o secretário.

Gastão Vieira participa de caminhada e fala de plano de educação em São Félix de Balsas

BIAMAN_PRADO_3963 (Large)O deputado federal, Gastão Vieira (senador), participou de caminhada na manhã desta quinta-feira (21), no município de São Felix de Balsas e falou sobre plano de educação para o estado do Maranhão. “Estamos preparando um grande e importante plano de educação para acabar com a distorção idade/série, alfabetização de crianças até os seis anos além de garantia de ensino para jovens e adultos”, disse durante trecho percorrido juntamente com o prefeito Costa e seus companheiros Lobão Filho e Arnaldo Melo. “Gastão tem propriedade pra falar, porque carrega como sua grande marca a educação, sobretudo na implantação de projetos importantes que garantiram a construção de centenas de escolas por todo esse estado” completou Lobão Filho que concorre ao governo do Maranhão. “São Felix é um município pequeno mais somos fortes e vamos nos unir em prol da vitória dos nossos candidatos”, afirmou o prefeito Costa. Ainda em São Félix de Balsas, Gastão Vieira foi recebido pela ex-prefeita Socorro Martins e seu grupo político, “Apesar de termos duas correntes políticas no município, estamos unidos em um só propósito, eleger Lobão Filho e os nossos candidatos”, finalizou a ex-prefeita.

  Publicado em: Governo

3 comentários para Notícias

  1. Rejane Francisca disse:

    Espero, sinceramente, que esses professores tomem jeito e ponham logo um fim a essa greve. Do jeito que tá, não se pode mais continuar. Tudo está sendo feito a eles. Vamos ver se a sensatez paire nas cabeças deles.

  2. Santiago disse:

    Acredito na história de que sempre a prefeitura quis ter diálogo com os professores, tanto que este optaram para o barraco, greve de fome e afins, espero logo que isso se resolva, sou a favor da prefeitura greve ilegal.

  3. Isadora Bastian disse:

    Por mim a prefeitura ñ cederia, pq esses professores estão pintando e bordando com a cara da justiça. Era pra deixar eles morrendo de fome mesmo, eles se acorrentaram pq quiseram. É muita palhaçada eles ainda exigirem q as faltas deles sejam retiradas. Sinceramente.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos