Prefeitura apóia show dos 25 anos de carreira de Célia Sampaio

Publicado em   27/jul/2014
por  Caio Hostilio

DSC_9797-Editar-2A Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura (Func), está apoiando o show “Crioula” que celebra os 25 anos de carreira da cantora e compositora Célia Sampaio, um dos principais nomes da música maranhense. O espetáculo será apresentado neste sábado (26), às 19h, na Praça Nauro Machado, no Centro. O evento é uma realização da Negro Axé Produções.

O repertório do show será pincelado com canções que foram importantes na trajetória da cantora. Entre elas, “Black Power” (Paulinho Akomabu), que projetou a voz de Célia nas principais rádios locais e de outras cidades, como Belém; “Negra Nagô”, composição de Gerson da Conceição; “Diferente”, de Zé Lopes; “Lá vem ela”, de Célia e Preto Ghoez; entre outras.

“Vou cantar algumas músicas importantes para mim, como “Mulher Negra”, que fala da luta da mulher na construção do país; também faremos, eu e Fabiana Rasta, uma homenagem a Bob Marley e Gilberto Gil cantando ‘No Woman, No Cry’, além de alguns afoxés e sambas de terreiro, como na canção ‘Acarajé’, composição minha junto com Heriverto Nunes e Bruno Gueiros”, disse.

A trajetória musical de Célia Sampaio acompanha a história do movimento negro no Maranhão. Considerada a “dama do reggae”, a cantora foi pioneira em São Luís ao assumir o vocal da segunda banda de reggae autoral criada na cidade, a Banda Guetos. O grupo musical surgiu em 1993 e manteve as atividades durante seis anos.

“A Banda Guetos foi um grande laboratório musical para todos os integrantes. Tanto eu, quanto Paulinho de Akomabu e Tadeu de Obatalá, meus parceiros de composição. A ideia da banda era tocar os diversos estilos da música negra, soul, funk, reggae, entre outros”, lembrou Célia.

A banda que acompanhará a cantora no show deste sábado é formada pelos músicos Edinho Bastos (guitarra e direção musical), Eliézer (percussão), Hilton oliveira (bateria), Davi Oliveira (baixo) e Renato Serra (teclado). O show terá a participação dos cantores Alexandra Nícolas, Fabiana Rasta, Heriverto Nunes, Marco Duailibe, Roberto Ricci, Paulinho Akomabu e Tadeu de Obatalá.

DA DANÇA PARA A MÚSICA

Não foi a música quem primeiro chamou Célia para as Artes. A dança e as artes plásticas foram sua primeira linguagem de expressão artística, ainda na escola. “Eu comecei com a dança, dentro do Projeto Pró-Arte, no Centro de Ensino Médio Gonçalves Dias. Lá, tínhamos um grupo de dança moderna e contemporânea e também aulas de pintura e artes plásticas”, comentou.

Pela dança, ela passou a se interessar pelos grupos afros que estavam surgindo, no começo da década de 80. Primeiro entrou no Grupo Abanjá como dançarina e depois passou a integrar o grupo de ritmistas do bloco afro Akomabu, tocando agogô. Não demoraria muito a assumir os vocais do grupo.

“Eles sempre me chamavam para cantar. Foi algo espontâneo. Eu comecei cantando os afoxés dentro do Bloco Akomabu. Foi depois que passei a querer cantar reggae. Sempre tive vontade e sempre ouvi reggae jamaicano pensando em como seria cantá-lo em português”, explicou.

A partir da experiência na Banda Guetos, Célia passou a ser uma referência da música negra de São Luís pela identidade feminina, negra e autoral. “O reggae é o estilo que eu me identifico. Minha perspectiva sempre foi trabalhar com a autoestima do povo negro, partindo destes ritmos, do afoxé ao reggae. Tenho como referências as cantoras jamaicanas, Márcia Griffiths e Rita Marley, por exemplo, mas sempre me apropriando do estilo para apresentar algo autoral, cantando em nossa língua, em nosso sotaque”, revelou.

Célia Sampaio explicou que para cantar reggae não basta ter somente técnica, afinação ou ritmo. É preciso ter uma relação de sentimento com a música. “Cantar reggae tem que ter sentimento e pulsação. A voz acompanha o ‘groove’ do baixo. Eu sempre procuro inserir minhas referências regionais, a coisa do tambor de crioula, as batidas que temos aqui”, destacou.

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Prefeitura apóia show dos 25 anos de carreira de Célia Sampaio

  1. Eliana Castro disse:

    Parabéns pela iniciativa! A Func está dando um show quanto a apoiar projetos culturais maranhenses, como o dessa cantora. Ela é uma cantora expecional. O show foi maravilhoso. Espero que a secretaria continue a realizar parceria como essa. Temos que valoriza mesmo o que é da nossa região.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos